Evangelho
(Lc 4,14-22): Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se
espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o
elogiavam. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no
dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o
livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito:
«O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para
anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos
presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e
proclamar um ano de graça da parte do Senhor». Depois, fechou o livro,
entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam
fixos nele. Então, começou a dizer-lhes:«Hoje se cumpriu esta passagem da
Escritura que acabastes de ouvir».Todos testemunhavam a favor dele,
maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E
perguntavam: «Não é este o filho de José?».
Comentário: Rev. D. Llucià POU i Sabater (Vic,
Barcelona, Espanha)
O Espírito do Senhor
está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção
Hoje
lembramos que «quem ama a Deus, ame também seu irmão» (1Jo 4,21). Como
poderíamos amar a Deus a quem não vemos, se não amamos a quem vemos, imagem de
Deus? Depois que São Pedro renegara, Jesus lhe perguntou se o amava: «Senhor,
tu sabes tudo; tu sabes que te amo» (Jo 21,17), respondeu. Como a São Pedro,
também Jesus nos pergunta: «Tu me amas?»;e queremos lhe responder agora mesmo:
«Tu o sabes tudo, Senhor, tu sabes que te amo apesar de minhas deficiências;
mas, ajuda-me a demonstrar-te; ajuda-me a descobrir as necessidades de meus
irmãos, a me entregar de verdade aos outros, a aceita-los tal como são, a
valorizá-los».
A
vocação do homem é o amor, é vocação a se entregar, procurando a felicidade do
outro e, assim encontrar a própria felicidade. Como diz São João da Cruz, «No
crepúsculo da vida, seremos julgados no amor». Vale a pena que nos perguntemos
ao terminar cada jornada, cada dia, num breve exame de consciência, com foi
este amor e, pontualizar algum aspecto a melhorar para o dia seguinte.
«O
Espírito do Senhor está sobre mim» (Lc 4,18), dirá Jesus, fazendo seu este
texto messiânico. É o Espírito do Amor que assim como fez o do Messias a «que
consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres» (cf. Lc 4,18),
também “repousa” sobre nós e nos conduz até o amor perfeito: Como diz o
Concilio Vaticano II: «Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem,
são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade». O Espírito
Santo nos transformará como fez com os Apóstolos, para que possamos agir sob
sua moção, nos outorgando seus frutos e, assim levá-los a todos os corações: «O
fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade,
bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio» (Gal 5,22-23).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
Reflexão
*
Animado pelo Espírito Santo, Jesus volta para a Galileia e começa a anunciar a
Boa Nova do Reino de Deus. Andando pelas comunidades e ensinando nas sinagogas,
ele chega em Nazaré, onde tinha sido criado. Estava de volta na comunidade,
onde, desde pequeno, tinha participado das celebrações durante trinta anos. No
sábado seguinte, conforme o seu costume, ele vai na sinagoga para estar com o
povo e participar da celebração.
*Jesus
se levantou para fazer a leitura. Escolheu o texto de Isaías que falava dos
pobres, presos, cegos e oprimidos. O texto refletia a situação do povo da
Galileia no tempo de Jesus. Em nome de Deus, Jesus toma posição em defesa da
vida do seu povo e, com as palavras de Isaías, define a sua missão: anunciar a
Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos e a recuperação da vista
aos cegos, restituir a liberdade aos oprimidos. Retomando a antiga tradição dos
profetas, ele proclama “um ano de graça da parte do Senhor”. Proclama o ano do
jubileu. Jesus quer reconstruir a comunidade, o clã, para que fosse novamente
expressão da sua fé em Deus! Pois, se Deus é Pai/Mãe, todos e todas devemos ser
irmãos e irmãs uns dos outros.
*No
antigo Israel, a grande família, o clã ou a comunidade, era a base da
convivência social. Era a proteção das famílias e das pessoas, a garantia da
posse da terra, o veículo principal da tradição e a defesa da identidade do
povo. Era a maneira concreta de se encarnar o amor de Deus no amor ao próximo.
Defender o clã, a comunidade, era o mesmo que defender a Aliança com Deus.Na
Galileia do tempo de Jesus, um duplo cativeiro marcava a vida do povo e estava
contribuindo para a desintegração do clã, da comunidade: o cativeiro da
política do governo de Herodes Antipas (4 aC a 39 dC) e o cativeiro da religião
oficial. Por causa do sistema de exploração e de repressão da política de
Herodes Antipas, apoiada pelo Império Romano, muita gente ficava sobrando e sem
lugar, excluída e sem emprego (Lc 14,21; Mt 20,3.5-6). O clã, a comunidade,
ficou enfraquecida. As famílias e as
pessoas ficaram sem ajuda, sem defesa. E a religião oficial, mantida pelas
autoridades religiosas da época, em vez de fortalecer a comunidade, para que
ela pudesse acolher os excluídos, reforçava ainda mais esse cativeiro. A Lei de
Deus era usada para legitimar a exclusão de muita gente: mulheres, crianças,
samaritanos, estrangeiros, leprosos, possessos, publicanos, doentes, mutilados,
paraplégicos. Era o contrário da fraternidade que Deus sonhou para todos!
Assim, tanto a conjuntura política e econômica como a ideologia religiosa, tudo
conspirava para enfraquecer a comunidade local e impedir, assim, a manifestação
do Reino de Deus. O programa de Jesus, baseado no profeta Isaías oferecia uma
alternativa.
*Terminada
a leitura, Jesus atualizou o texto e o ligou com a vida do povo dizendo: “Hoje
se cumpriu esta escritura nos ouvidos de vocês!” A sua maneira de ligar a
Bíblia com a vida do povo, provocou uma dupla reação. Uns acreditaram e ficaram
admirados. Outros tiveram uma reação de descrédito. Ficaram escandalizados e já
não queriam saber dele. Diziam: “Não é este o filho de José?” (Lc 4,22) Por que
ficaram escandalizados? É que Jesus falou em acolher os pobres, os cegos, os
oprimidos. Mas eles não aceitaram a sua proposta. E assim, no momento em que
apresentou o seu projeto de acolher os excluídos, ele mesmo foi excluído!
Para um confronto
pessoal
1. Jesus ligou a fé em Deus com a
situação social do seu povo. E eu, como vivo a minha fé em Deus?
2. No lugar onde eu moro existem
cegos, presos, oprimidos? O que faço?
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