Eliana Maria (Ir.
Gabriela, Obl. OSB)
Ó Raiz de Jessé
erguida como estandarte dos povos, (1)
em cuja presença os reis se calarão (2)
e a quem as nações invocarão:
Vinde libertar-nos; não tardeis jamais. (3)
Referências Bíblicas:
(1) Naquele dia, a raiz
de Jessé, que se ergue como um sinal para os povos, será procurada pelas nações
e a sua morada se cobrirá de glória (Is 11,10 – citado em Rm 15,12).
- O Senhor erguerá
um sinal para as nações... (Is 11,12a).
- Eis que o meu
Servo há de prosperar, ele se elevará, será exaltado, será posto nas alturas
(Is 52,13).
(2) Ele cresceu diante
dele como um renovo, como raiz que brota de uma terra seca (Is 53,2ab).
- ...multidões
ficaram pasmadas à vista dele (...) nações numerosas ficarão estupefatas a seu
respeito, reis permanecerão silenciosos... (Is 52,14a-15ab).
(3) (a visão) aspira
por seu tempo e não engana; se ela tarda, espera-a, porque certamente virá, não
falhará! (Hab 2,3).
- ...ainda um pouco,
muito pouco tempo, e aquele que vem, lá estará; ele não tardará (Hab 10,37
LXX).
No
quarto canto de Is 52, 13-53, 12 - o destino do Servo sofredor se confunde com
o destino do povo de Israel.
O
capítulo 11 de Isaías vê o Messias erguendo-se como um sinal para os povos.
Paulo
salienta que a RAIZ é para todas as nações: Rm 15,12, citando Is 11,10. Porém,
João está impaciente por ver a sua glorificação final: Ap 22,16-17.
Vale
ressaltar, neste ponto, o comentário de São Bernardo:
‘No
meu entender, está bem claro quem é o ramo que sai do tronco de Jessé, e quem é
o rebento sobre o qual repousa o Espírito Santo (cf. Is 11,1-2): O ramo é a
Virgem Mãe de Deus, e o rebento é o seu Filho. Sim, o Filho da Virgem é um
rebento, uma flor branca e vermelha (cf. Ct 5,10) ao mesmo tempo, escolhida
dentre mil, flor que os anjos desejam contemplar (cf. 1Pd 1,12), cujo perfume
faz reviver os mortos (cf. 2Cor 2,16). E, como ele próprio declara, é uma flor
do campo (cf. Ct 2,1), não de jardim. O campo, com efeito, cobre-se de flores
sem a intervenção do homem, não é semeado por ninguém, não é cavado com enxada,
nem adubado com esterco.
Foi
assim, de modo inteiramente semelhante, que o seio da Virgem floresceu, foi
assim que as entranhas invioladas, íntegras e castas de Maria produziram, como
um prado eternamente verdejante, uma flor cuja beleza jamais conhecerá a
corrupção e cuja glória nunca haverá de declinar’ (Sermo 2 de Adventu, 4).
Através
deste comentário, é mais fácil conhecer o que está por trás do refrão popular:
‘Da
cepa brotou a rama./ Da rama brotou a flor./
Da
flor nasceu Maria./ De Maria o Salvador.
De
Jessé brotou Maria./ De Maria brotou Jesus./
De
Jesus nasceu Maria./ De Maria o Salvador.’
Concluindo,
o ‘Vinde’ quer agilizar a soberania do Rei dos reis (cf. Mt 24,30).
LEIA, ABAIXO A
LECTIO DIVINA DO DIA 19 DE DEZEMBRO
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