sexta-feira, 11 de maio de 2018

13 de maio: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA


REZANDO O TERÇO COM SANTA TERESA DE JESUS 
Ir. Carmelita, OCD
Mistérios Gozozos (rezados aos sábados e segundas-feiras) 

1º Mistério – Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra’. E o Anjo retirou-se.” (Lc 1, 38)
“Convêm nos lembrar o que fez a Virgem Nossa Senhora com a sua sabedoria perguntando ao Anjo como se faria isso. Quando o Anjo lhe disse: ‘O Espírito Santo virá sobre ti, a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra’. Ela não fez mais perguntas (Santa Teresa de Jesus, CAD 6,7)

2º Mistério – Visita de Maria à sua prima Isabel
“Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido! (Lc 1, 42b- 45)
“Pedi a Nosso Senhor que vos conceda com perfeição o amor ao próximo e deixa-O agir em vós. Com efeito, não é possível saber se amamos a Deus, já o amor ao próximo pode ser comprovado. E convencei-vos, quanto mais praticardes este último, tanto mais estareis praticando o amor a Deus. (Santa Teresa de Jesus, 5M 3, 12-18)

3º Mistério – Nascimento de Jesus
Os pastores foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José e o Recém nascido deitado na manjedoura.” (Lc 2, 16)
“Assemelhemo-nos em algo a nosso Rei; que teve por casa apenas o presépio de Belém, onde nasceu, e a cruz onde morreu.” ( Santa Teresa de Jesus, C 2, 9)

4º Mistério – Apresentação do Menino Jesus no Templo
“Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: ‘Este Menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – e a ti, uma espada transpassará tua alma!’” (Lc 2, 34-35)
“O justo Simeão também não via no Glorioso Menino pobrezinho senão aquilo que o envolvia e as poucas pessoas que iam com Ele na procissão, sendo mais possível que O julgasse, diante disso, antes filho de pobres do que do Pai Celestial, mas o próprio Menino se deu a conhecer.” (Santa Teresa de Jesus C 31, 2)

5º Mistério - Encontro do Menino Jesus no Templo
“Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: ‘Meu Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu te procurávamos aflitos’. Sua Mãe guardava todas estas coisas no coração.”  (Lc 2, 48. 51b)
“Não sei verdadeiramente como se deve pensar na Rainha dos Anjos no tempo em que tanto se angustiou com o Menino Jesus sem dar graças a São José pelo auxílio que lhe prestou”. (Santa Teresa de Jesus V 8, 6)

Mistérios Dolorosos (rezados às terças e sextas-feiras) 

1º Mistério – Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
“Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja a minha vontade mas a tua.” (Lc 22, 42).
“Ó Sabedoria Eterna! Entre Vós e o Pai isto bastava, e , assim o pedistes no Horto mostrando Vossa Vontade e temor, mas entregando-vos à vontade do Pai. Quanto a nós, Senhor, sabeis que não estamos tão entregues à Vontade de Vosso Pai.” (Santa Teresa de Jesus, C 30, 1)

2º  Mistério – Flagelação de Jesus
“Os homens que vigiavam Jesus escarneciam dele e o espancavam. Cobriam o seu rosto e lhe diziam: ‘Profetiza! Quem é que te bateu?’” (Lc 22, 63)
“Vede-O atado à coluna, cheio de dores, com a carne toda feita em pedaços pelo muito que vos ama.” (Santa Teresa de Jesus, V 26, 5)

3º Mistério – Jesus é coroado de espinhos.
“Vestiram Jesus com um manto de púrpura e puseram nele uma coroa de espinhos.” (Mc 15, 17)
“Representou-me Nosso Senhor Jesus Cristo como de costume e estando a contemplá-lo, vi que na cabeça, no lugar da cora de espinhos, estava uma coroa de grande esplendor, no lugar onde fizeram a chaga. Consolei-me muito e comecei a pensar que grande tormento deveria ser para ter feito tantas feridas e senti tanta penha. Disse-me o Senhor para não chorar por aquelas feridas, mas pelas muitas que agora Lhe faziam.” (Santa Teresa de Jesus, R 9)

4º Mistério – Jesus a caminho do Calvário com a cruz.
“Carregando a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário, em hebraico: Gólgota.” (Jo 19, 17)
“Contemplai o Senhor carregando a cruz, sem que O deixassem recobrar o fôlego. Ele porá em vós seus olhos formosos e piedosos, cheios de lágrimas, esquecendo-se de suas dores para consolar as vossas, só porque ides consolar-vos com Ele e voltais a cabeça para fitá-lo.” ( Santa Teresa de Jesus, C 26,5)

5º Mistério – Crucifixão e morte de Jesus
“Quando chegaram ao lugar chamado calvário, ali crucificaram Jesus com dois malfeitores: um à sua direita e outro à esquerda. Jesus dizia: ‘Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!’”. (Lc 23, 33-34)
“Quem agora não quer fazer um pouquinho de esforço até recolher-se e olhar dentro de si esse Senhor, de modo algum se poria ao pé da cruz como Madalena, tendo a morte diante de si. O que deveriam passar a gloriosa Virgem e esta santa mulher!” (Santa Teresa de Jesus, C 26, 8)
  
Mistérios Gloriosos (rezados aos domingos e quartas-feiras) 

1º Mistério – A ressurreição de Jesus
“Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Então o anjo falou às mulheres: ‘Sei que procuráis a Jesus que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou como havia dito!’” (Mt 28 1. 5a. 6b)
“Se estais alegres, vede-O ressuscitado pois a simples imaginação que Ele saiu do sepulcro vos alegrará. Com que esplendor, com que majestade, quão vitorioso, quão alegre! (Santa Teresa de Jesus C 26, 4)

2º Mistério – Ascensão de Jesus ao Céu
“E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu. Eles o adoraram.” (Lc 24, 51-52a)
“Entendi que Nosso Senhor depois de subir aos céus, nunca desceu à terra a não ser no Santíssimo Sacramento.” (Santa Teresa de Jesus R 15, 48)

3º Mistério – A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos
“Jesus entrou e pôs no meio deles. Disse: ‘a paz esteja convosco!’ Soprou sobre eles e falou: ‘Recebei o Espírito Santo. Aqueles que perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos. (Jo 20, 21.23)
“Que o Espírito Santo tome conta de vossa vontade e a prenda ao amor tão grande que Ele tem.” (Santa Teresa de Jesus, Carta 277)

4º Mistério – Assunção de Nossa Senhora ao céu
“Todos eles perseveravam na oração comum, junto com algumas mulheres, entre elas, Maria, Mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” ( At 1, 14)
“Num dia da Assunção da Rainha dos Anjos e Senhora nossa, dignou-se o Senhor fazer-me a seguinte graça: representou-me sua Mãe chegando ao céu. Vi a alegria e solenidade com que foi recebida e o lugar onde está.” ( Santa Teresa de Jesus, V 39, 27)

5º Mistério – Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu
“Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12, 1)
“Queira o Senhor que, tendo-o feito apenas por Ele, seja de utilidade para vós. Mas bem sabe sua Majestade que só posso confiar na Sua misericórdia e não tenho outro remédio senão apegar-me a ela e confiar nos méritos de Seu Filho e da Virgem, Sua Mãe, cujo hábito indignamente trago. Imitai-a e considerai a imensa grandeza dessa Senhora, bem como a vantagem de tê-la por padroeira.” (Santa Teresa de Jesus, 3M 1, 3)

Mistérios Luminosos (rezados às quintas-feiras) 

1º Mistério – Batismo de Jesus
“E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado; em ti está do o meu agrado.’” (Lc 3, 22b)
“A voz que se ouviu no Batismo disse que Vós comprazeis com Vosso Filho. E haveremos de ser todos iguais, Senhor?... Ó minha alma, considera o grande deleite e o imenso amor que tem por nós o Pai..., bem como o ardor com que o Espíirito Santo se junta a Ele!” (Santa Teresa de Jesus, Exc 7)

2º Mistério – Jesus nas Bodas de Caná
“Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2,5)
“Ó Fontes divinas das graças do meu Deus. Jorrais com grande abundância para aplacar a nossa sede, quão seguro estará diante dos perigos desta vida, aquele que procura manter-se com este divino licor... (Santa Teresa de Jesus, Exc 9)

3º Mistério – Anúncio do Reino de Deus
“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Convertei-nos e credes no Evangelho!” (Mc 1, 15)
“Surgiram em mim uma grande força e uma verdadeira determinação de cumprir com todo empenho a mínima palavra da Divina Escritura. Creio que não deixaria de enfrentar nenhum obstáculo para fazê-lo.” (Santa Teresa de Jesus, V 40, 2)

4º Mistério – Transfiguração
“Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: Este é o meu Filho amado. Escutai-o!” (Mc 9, 7)
“Oh, Jesus meu, quem poderia dar a entender a majestade com quem Vos mostrais? Fixai os olhos em vós mesmas e comtemplai em vosso interior vosso Mestre que não vos faltará. Que Sua Majestade não consita que vos afasteis de sua presença.” (Santa Teresa de Jesus, C 29, 2. 8)

5º Mistério – A instituição da Eucaristia
“Quando chegou a hora, Jesus pôs-se à mesa com os apóstolos e disse: Ardentemente desejei comer convosco esta ceia pascal, antes de padecer.” (Lc 22, 14-15)
“Se nos chegássemos ao Santíssimo Sacramento com grande amor e fé, uma única vez bastaria para nos deixar ricas de graças. Quanto mais tantas vezes.” (Santa Teresa de Jesus, CAD 3, 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO