QUEM SOMOS

Nossos Irmãos após a cerimonia de EREÇÃO CANONICA DA ORDEM TERCEIRA SECULAR DO CARMO DE SERGIPE.

Os irmãos da Ordem Terceira do Carmo de Sergipe e D. Henrique Soares no Retiro S. João da Cruz - Padroeiro do Retiro, realizado na Chácara João XXIII em 2013.

A Venerável Ordem Terceira da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo de Sergipe é uma refundação da Ordem Terceira do Carmo de São Cristóvão fundada em 26 de dezembro de 1666, e existente na mesma cidade até 1970, quando morreu seu último irmão professo.

O primeiro sodalício da OTC em Portugal foi fundado em Lisboa em 1629.

No Brasil, o primeiro sodalício foi instalado em Salvador, no dia 19 de outubro de 1636 (reconhecida oficialmente pela autoridade eclesiástica em 21 de dezembro de 1695).

A OTC de São Cristóvão foi fundada em 26 de dezembro de 1666 (o primeiro convento carmelita a ser estabelecido na América, em 1583 foi o Convento do Carmo de Olinda. O convento de São Cristóvão foi fundado em 1600, na antiga ermida de Santo Antônio, doada pelos franciscanos aos carmelitas).

Se forem confirmados estes dados, o nosso Sodalício será o segundo da OTC no Brasil.

Esta refundação teve início em 2003, com a volta dos Frades Carmelitas para São Cristóvão, graças à atuação do provincial Frei Francisco de Sales de Alencar Batista(provincial), de Frei João Costa, Frei Rosivaldo Torres, Frei Sormani José e Frei Geraldo Bezerra.

Mas, acima de todos os frades da nossa Província, destacou-se a dedicação de FREI TITO FIGUEIROA, considerado por todos os membros do nosso Sodalício como ‘Pai Espiritual”, pela dedicação e empenho na nossa refundação, vindo, mesmo quando a saúde não lhe favorecia, nos dar formação e apoio nos dois primeiros anos da caminhada e continua, ainda hoje, a nos acompanhar de Recife, aconselhando-nos e estimulando-nos na “subida do Monte”.

O grupo original tinha aproximadamente 50 participantes e iniciou o processo formativo do postulantado em junho de 2006, sob a orientação de Frei Tito Figueiroa OCarm, com o acompanhamento dos frades de Aracaju, São Cristóvão e Carmópolis.

Frei Cidmário OCarm é o Comissário Provincial para o nosso Sodalício.

Em 11 de janeiro de 2009, os postulantes deram início ao ano de noviciado.

No dia 7 de janeiro de 2010, quatorze irmãos deste grupo inicial fizeram sua profissão simples no Convento do Carmo de São Cristóvão, nas mãos do Provincial Frei Francisco de Sales Alencar Batista.