sábado, 12 de maio de 2018

Ascensão do Senhor


1ª Leitura (At 1,1-11): No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão, Se apresentou vivo com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles à mesa, mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, «da qual – disse Ele – Me ouvistes falar. Na verdade, João batizou com água; vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?». Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».

Salmo Responsorial: 46
R. Por entre aclamações e ao som da trombeta, ergue-Se Deus, o Senhor.
Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com brados de alegria, porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível, o Rei soberano de toda a terra.

Deus subiu entre aclamações, o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, cantai hinos ao nosso Rei, cantai.

Deus é Rei do universo: cantai os hinos mais belos. Deus reina sobre os povos, Deus está sentado no seu trono sagrado.

2ª Leitura (Ef 1,17-23): Irmãos: O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes. Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há de vir. Tudo submeteu aos seus pés e pô-lo acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos.

Ide e ensinai todos os povos, diz o Senhor: Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.

Evangelho (Mc 16,15-20): Naquele tempo, Jesus se apareceu aos onze e disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados».
 Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.


«O Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus»

Frei Lluc TORCAL Monge del Monastério de Sta. Mª de Poblet (Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)

O Senhor Jesus não apenas ressuscitou, vencendo à morte e ao pecado, senão que também, foi levado à glória de Deus! Por isso, o caminho de volta ao Pai, aquele caminho que tínhamos perdido e que se abria no mistério do Natal, ficou irrevogavelmente oferecido no dia de hoje, depois que Cristo se ofereceu totalmente ao Pai na Cruz.

Oferecido? Oferecido, sim. Porque o Senhor Jesus Cristo, antes de ser levado ao céu, enviou aos seus discípulos amados, os Apóstolos a convidar a todos os homens a acreditar Nele, para chegar lá onde Ele está. «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo» (Mc 16,15-16).

Esta salvação que foi dada a nós, consiste, finalmente, em viver a vida mesma de Deus, como diz o Evangelho segundo são João: Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste» (Jo 17,3).

Mas aquilo que se dá por amor deve ser aceito no amor para ser recebido como dom. Jesus Cristo, pois, a quem não vimos, quer que lhe ofereçamos nosso amor através de nossa fé, que recebemos escutando a palavra de seus ministros, a quem sim podemos ver e sentir. «Nós acreditamos naquele que não vimos. O anunciaram aqueles que o viram. (...) Quem prometeu é fiel e não engana: Não faltes na tua confiança, senão espera na sua promessa. (...) Conserva a fé! (Santo Agostino). Se a fé é uma oferta de amor a Jesus Cristo, conserva-la e faze-la crescer faz que aumente em nós a caridade.

Ofereçamos então, ao Senhor nossa fé!

O mistério da Ascensão do Senhor ao céu.

Pe. Antonio Rivero, L.C.

A Ascensão confirma o que as aparições do ressuscitado demonstram: que Jesus é o único Senhor e Criador ressuscitado dentre os mortos, e que ascende para receber o seu Reino (Santo Irineu). Quarenta dias depois da Ressurreição- segundo o livro dos Atos dos Apóstolos-, Jesus ascende ao Céu, ou seja, retorna ao Pai que o havia enviado ao mundo. Em muitos países este mistério se celebra não na quinta-feira, mas hoje, no domingo seguinte. A Ascensão do Senhor marca o cumprimento da salvação iniciada com a Encarnação.

Em primeiro lugar, quem ascende ao céu? O mesmo que veio na carne mortal, Jesus. Veio na terra para excitar com a sua presença o nosso amor. E depois foi embora para que o busquemos com saudades, como um imã necessita tomar distância para poder atrair algo a si. Ascende Cristo que é Cabeça da Igreja e com Ele ascende uma parte de nós, a humanidade que Ele nos “roubou”. Ascende com o mesmo corpo que na sua vida terrenal, mas agora glorioso. A nossa pobre natureza humana se eleva sobre os anjos ao céu como Ele, ao trono de Deus. Também nós ascenderemos. Por isso este mistério glorioso é motivo de um grande gozo interior, que nos faz mais ligeira a vida com as suas dores e sofrimentos. São Leão Magno explica que com este mistério se proclama não somente a imortalidade da alma, mas também a da carne. “Hoje, de fato, não somente estamos confirmados como possuidores do paraíso, mas também penetramos em Cristo nas alturas dos céus” (De Ascensione Domini, Tractatus 73,2.4). A Ascensão nos diz que em Cristo a nossa humanidade é elevada às alturas de Deus; assim cada vez que rezamos, a terra se une com o Céu. E como o incenso quando se queima faz subir ao alto a sua fumaça suave e perfumada, assim quando elevamos ao Senhor a nossa fervorosa oração cheia de confiança a Cristo, a qual atravessa os céus e alcança o Trono de Deus, e é por Ele escutada e satisfeita.     

Em segundo lugar, por que e para que ascende? Porque já cumpriu a sua missão na terra e agora, começa a sua missão de mediador sentado à direita do seu Pai Deus. Deus Pai o entronizou como Rei para presidir a história desde o trono celestial. Sentado está, como símbolo do guerreiro que descansa depois da sua vitória. Não foi embora para se afastar da nossa pequenez, mas para pormos a nossa esperança em chegar, como membros seus, onde Ele, a nossa cabeça e princípio, precedeu-nos. A Ascensão não é anúncio de uma “ausência”, mas de uma “presença”. Como diz o prefacio I da Ascensão: “Não subiu ao céu para abandonar este mundo”.  Continua presente, com uma presença misteriosa e invisível, mais real inclusive do que a física ou a geografia que tinha antes da sua Páscoa. Está presente também com outro protagonista, também invisível, o Espírito Santo, o qual Jesus prometeu enviar como “força do alto” e cuja vinda sobre a Igreja nós celebraremos de um modo especial no domingo que vem. 

Finalmente, qual tarefa nos deixa? Se por um lado deixou tristes os apóstolos e também nós, pois já não o veremos com os olhos corporais, por outro, deixou-nos uma tarefa bem concreta. A tarefa que nos deixou foi: “Ide ao mundo inteiro, anunciai o evangelho a toda criatura. O que crer e for batizado será salvo. O que não crer será condenado”. Portanto, o mistério da Ascensão traz consigo o mandado da evangelização, isto é, ir pelo mundo todo anunciando o seu evangelho de salvação. Portanto, embora Cristo esteja sentado à direita do Pai, a Igreja está de pé, em missão, com o evangelho e a Eucaristia nas mãos. Não podemos ficar olhando para o céu, como aqueles rapazes galileus. Este mistério da evangelização vai desde o mistério da Ascensão à Parusia, isto é, até quando voltar de novo na sua glória, na sua segunda vinda. Se a nossa pregação provoque expulsão dos demônios, o dom das novas línguas, a invulnerabilidade de perigos físicos? Pois Jesus nos prometeu isso no evangelho de hoje. E eu creio nisso. Quantos demônios saem pregando da alma para as pessoas as que pregamos! Quantos nos entendem ao ir a lugares inóspitos onde falam outras línguas! De quantos perigos nos salva o Senhor quem somos os seus evangelizadores! 

Para refletir: Anseio o céu ou a terra? Penso mais no céu ou na terra? Luto por chegar nesse céu prometido onde Cristo está me esperando? Estou interessado em que todos cheguem nesse céu ou sou indiferente que exista gente que não lhes interessa o céu ou olhar para cima?

Para rezar: Senhor, obrigado por nos abrir as portas do céu e ter entrado com a vossa humanidade. Esperai-me na porta quando eu também ressuscitar. Que os meus olhos olhem sempre para o céu, mas com os meus pés calçados e firmes na terra, para levar a vossa mensagem de salvação.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO