sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Semana Santa do Natal: A Igreja espera Jesus com Maria e como Maria

Quarta Antífona - Dia 20 de dezembro - Ó Chave de Davi
Ó Chave de Davi, e cetro da Casa de Israel, que abris e ninguém fecha, fechais e ninguém abre: vinde e libertai da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte!

Este título dado ao Cristo que vem é inspirado em Is 22,22s, que se refere a Eliaquim, guardião da Casa de Davi: “Porei sobre os seus ombros a chave da Casa de Davi: quando ele abrir, ninguém fechará; quando ele fechar, ninguém abrirá. Cravá-lo-ei como uma cavilha em lugar firme: ele virá a ser um trono de glória para a casa de seu pai”.

Jesus é o verdadeiro Messias, descendente de Davi por excelência, honra da Casa de Davi. Com ele, o trono da descendência real de Davi estará garantido para sempre, conforme a promessa do Senhor (cf. 2Sm 7). Seu reino é eterno sem fim, seu poder jamais passará, será firme como uma “cavilha em lugar firme”. A imagem de abrir e fechar são termos para indicar o poder de absolver e condenar, realçando a missão de juiz que o Rei - Messias possui: seu juízo sobre nós e sobre a humana história é definitivo, verdadeiro e sem apelação, pois que é ele o Senhor da história e a ele o Pai concedeu todo o poder de julgar. Por isso a súplica final: que ele nos absolva e liberte a nós, pecadores cativos, sentados à sombra da morte! ...

MEDITE o texto 2 Sm 7
Deus é fiel. Davi deseja construir uma casa bonita para Deus. Mas a promessa de Davi é terrena. Deus faz promessa para a eternidade. Diz o Senhor que construirá uma casa para sempre, ou seja, a descendência carnal de seu filho vem da casa de Davi. Jesus veio abrir o caminho da salvação que o pecado havia fechado. Creio verdadeiramente que Jesus é a porta pela qual posso entrar na vida eterna?  Ainda sou fraco e pecador, mas a misericórdia do senhor vem em meu socorro. Tenho coragem de voltar-me para mim com um sério exame de consciência como o filho pródigo ‘peguei, Senhor’, para depois voltar-se para Deus reorientando a minha vida para o Senhor que vem salvar e libertar?

Salmo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO