sábado, 5 de janeiro de 2013

Epifania do Senhor



«Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.»

Os Magos vieram de longe para adorar o Menino Deus. Neles, Deus Menino manifesta-se ao mundo. Torna-se universal. Entrega-se à contemplação de toda a humanidade. Os Magos trazem presentes e recebem o melhor: Deus que nos salva.

Ir. Alzira Sousa, fma

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 2, 1-12) - Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, o adoraram. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Para meditar:
1. Posso dizer que minha vida é uma busca contínua de Jesus?
2. Sou capaz de ler os “sinais dos tempos” que o Senhor põe em meu caminho?
3. Os Magos necessitaram da luz das Escrituras para encontrar o Menino.  Leio com assiduidade a Palavra de Deus?
4. Que dons ofereço ao Senhor? O que aprendo com os dons dos Magos? Quais são os dons mais agradáveis que posso oferecer a Jesus?
5. Aprendi com os Magos que o resultado da caminhada não apresenta necessariamente um aspecto vistoso? Exijo sinais clamorosos do Senhor para crer em sua presença ou em sua obra? Quando me revelei um homem (mulher) de pouca fé?
6. Como os Magos, posso constatar que minha vida muda no encontro com o Senhor?  Quais são os sinais do meu progresso espiritual?

SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA - «Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente.»
   “Epifania”significa “manifestação”. Na liturgia de hoje Deus manifesta-se aos pagãos e opera-se uma passagem de grande significado na história da salvação: das necessidades de um povo, que se reconhecia como o único herdeiro, ao horizonte universal de todas as nações. Jesus tinha sido acolhido por José, um judeu piedoso da Casa de David. O mesmo Jesus é procurado e encontrado pelos pagãos, simbolizados nestes personagens misteriosos, os Magos, vindos do Oriente.

MEDITAÇÃO
   Os Magos vêm a Jerusalém, a cidade santa dos Judeus. Eles não são da descendência de Abraão, não conhecem o Deus vivo e verdadeiro e não são iluminados pela Palavra de Deus na Lei e nos Profetas. Contudo, a sua procura de Deus, o seu pensar, a atitude de descobrir e indagar a natureza, abre-os a uma visão que os conduz a seguir os sinais interpretados na luz de uma estrela. Não sabem ainda que aquela estrela indica o Messias (cf. Nm 24,17), mas para eles é suficiente que ela trace um caminho a seguir, que abra um sentido nas suas vidas…

ORAÇÃO
   Deixemo-nos conquistar e transformar por Jesus, o «Emmanuel», o Deus conosco que nos dá a sua paz e o seu amor. Escutemos as palavras sábias de São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja, do seu 1º sermão da Epifania: “O desígnio de Deus não foi apenas descer à terra, mas ser nela conhecido; não foi nascer, apenas, mas dar-Se a conhecer. De fato, é com vista a esse conhecimento que celebramos a Epifania, esse grande dia da Sua manifestação. Hoje mesmo, de fato, os magos vieram do Oriente em busca do nascer do Sol da Justiça (Ml 3,20), esse de quem se diz: «Eis o homem, cujo nome é Oriente» (Zac 6,12). Hoje adoraram o menino nascido da Virgem, seguindo a direção traçada por uma nova estrela. […]”

AÇÃO
   Como aos Magos, Deus chama-nos, inspira-nos a que o busquemos, revela-se-nos em Jesus Cristo. A nossa resposta não pode ser outra senão a que os Reis deram: procurá-lo, seguir o Seu Caminho, adorá-lo, oferecendo-Lhe a nossa entrega, a nossa oração e o nosso trabalho.

TERÇA-FEIRA

PALAVRA - «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo».
   Os Magos perguntam onde está o Rei dos Judeus. Uma expressão deste gênero só pode ser dita por quem é pagão. Um hebreu teria dito imediatamente Rei de Israel. Com esta expressão Mateus realça antecipadamente o motivo da condenação de Jesus, a inscrição que na cruz figura acima da sua cabeça. Nesta passagem da manifestação do Senhor, já se prefigura o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
   Os magos viram a sua estrela no Oriente. Isto significa que a viram surgir na sua própria terra. O Messias seria anunciado pelo aparecimento de uma estrela, já profetizado por Balaão em Nm 24,17. Vieram para adorar (Proskynéo) o novo rei, um gesto muito comum entre os orientais, que consiste em colocar-se de joelhos e tocar a terra com a testa em sinal de profunda veneração.

MEDITAÇÃO
   O Evangelho fala-nos de uns Magos do Oriente, exóticos personagens que têm a intuição de que Deus Se revela através de sinais e de acontecimentos. Chegou até eles a luz de uma Estrela singular que vinha de uma gruta perdida nos arredores de uma povoação. Mas uma estrela que aparecesse apenas aos olhos não seria capaz de atrair os Magos ao Rei recém-nascido: era preciso que a estrela de Jacob e a luz de Cristo nascessem nos seus corações. Na presença do sinal que ela lhes deu exteriormente, Deus tocou-os interiormente. Foi por acolherem esse dom que eles se deixaram guiar e converteram-se em peregrinos do mistério.

ORAÇÃO
 Enaltecei comigo o SENHOR;
 exaltemos juntos o seu nome.
 Procurei o SENHOR e Ele respondeu-me,
 livrou-me de todos os meus temores.
 Aqueles que o contemplam ficam radiantes,
 não ficarão de semblante abatido.
 Quando um pobre invoca o SENHOR, Ele atende-o
 e liberta-o das suas angústias.
 O anjo do SENHOR protege os que o temem
 e livra-os do perigo.
 Saboreai e vede como o SENHOR é bom;
 feliz o homem que nele confia! (Sl 34)

AÇÃO
   Os Magos empreendem esta aventura porque têm um espírito jovem, transbordam de intuição e de esperança, tal como Maria de Nazaré. Procuremos viver o dia de hoje nesta atitude de fé ativa, de não acomodação nos nossos medos e inseguranças, nos nossos preconceitos e dúvidas. Arrisquemos amar o Senhor que se manifesta na simplicidade e na pequenez.

QUARTA-FEIRA

PALAVRA - «Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’».
   Que visão fantástica, a do profeta. A nova Jerusalém repleta de luz ilumina o mundo e todos os povos a ela se dirigem para se reunir. Contudo, num povo tão nacionalista, são uns estranhos viajantes do oriente os primeiros a penetrar o Mistério. Os sacerdotes e os escribas estavam preparadíssimos: sabem onde deverá nascer o Messias e até referem a citação dos Profetas. É em Belém, uma das aldeias mais pequenas da Judeia no tempo de David e dos Profetas, que deverá nascer o Messias. Herodes perturba-se, consulta velhos livros que bem conhece e abriga más intenções no seu coração.

MEDITAÇÃO
   Os chefes e os habitantes de Jerusalém parecem adormecidos como se precisassem despertar de certa sonolência. Parece que o Evangelho quer destacar o fato de que o conhecimento das Escrituras e das profecias messiânicas não leva todos a abrirem-se a Deus e à sua palavra. É o drama do amor fiel de Deus na pessoa de Jesus, que «veio para o que era seu e os seus não o receberam» (João 1, 11), uma atitude de hostilidade ou superficialidade que representa a de todo o homem quando se fecha ao mistério do verdadeiro Deus, que nos sai ao encontro com a mansidão do amor.

ORAÇÃO
Senhor,
eu te agradeço a minha vontade de mudar as coisas,
a minha insatisfação diante do que é medíocre,
a minha revolta diante da injustiça.
Louvo-te pelas pessoas que me aceitam como eu sou,
e por todas as vezes em que amei para além do fácil e do interesse,
pela coragem em não acompanhar a onda da superficialidade ou do risco em brincar com a minha dignidade de jovem cristão.
Peço-te uma coisa: a grandeza interior para compreender o meu povo, para transformar a minha geração com a tua presença no meu caminho.
Ofereço-te a minha juventude. Sei que é pouco, mas é o meu jeito de dizer que valorizo a vida e pretendo vivê-la como um filho digno do Teu nome.

AÇÃO
   Acolhamos esta lição, que Mateus dirige aos judeus, como dirigida a nós, pretensiosos ou relutantes na fé, desatentos aos sinais da vida e da história. Andamos confusos com tantas informações ou deslumbrados com os muitos pretensos “Messias”. Procuremos derrubar ídolos que nos cegam ou bloqueiam o caminho para o encontro e a adoração do “menino”: os desejos e pensamentos desordenados, os primeiros passos que abrem à reconciliação e à paz, a falta de gratidão e de simplicidade de vida, as pretensões a mudar os outros ao invés de aprofundar a esperança em Deus e no seu Amor por nós.

QUINTA-FEIRA

PALAVRA - «Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo».
   Herodes informa-se cuidadosamente sobre as circunstâncias do tempo inerentes à estrela. No versículo 16 compreender-se-á o motivo desta solicitação. Parece que é o próprio Herodes a enviar os Magos a Belém recomendando-lhes com todo o cuidado que recolham informações sobre o Menino para também lhe transmitirem. Ele aproveita-se da boa fé dos Magos e serve-se deles como seus espiões. O orgulho e a inveja cerraram a porta à luz verdadeira.

MEDITAÇÃO
   Cada vez que escutamos esta narração impressiona-nos o contraste entre a atitude dos Magos e a de Herodes e dos judeus. Os Magos põem-se a caminho, perguntam com interesse, enchem-se de uma alegria imensa. A reação de Herodes é a de alguém que vê naquele que os Magos procuram um concorrente dele e dos seus filhos. Diante de um mesmo gesto de Deus, o dom do Seu Filho, quantas respostas diferentes!
   A nós toca-nos empreender a aventura da fé, olhar e escutar como os Magos, pormo-nos a caminho, seguir sem as pesadas bagagens do egoísmo e da inveja que nos fazem tropeçar no caminho do nosso Deus. Acima de tudo, o que realmente importa é o encontro com o Deus-Menino. De nada vale saber de memória todos os livros da lei se não reconhecemos (adoramos) Aquele que nasceu. De nada valem as fórmulas bem proclamadas ou os ritos meticulosamente realizados, se não nos impulsionam a adorá-lo a Ele e só a Ele.

ORAÇÃO
Da famosa história do Peregrino Russo:
   Um camponês ia de igreja em igreja, para ouvir sermões, mas não encontrava a resposta que queria. Finalmente, encontrou um santo staretz que lhe disse:
   "A oração interior incessante é um anseio contínuo do espírito humano por Deus. Para sermos bem sucedidos nesse exercício consolador, precisamos suplicar com mais frequência a Deus, para que nos ensine a rezar sem cessar. Rezar mais e rezar com mais fervor. É a própria oração que lhe revela como rezá-la sem cessar; mas leva algum tempo". Então, o santo staretz ensinou ao camponês a Oração de Jesus: "Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim".
   Enquanto viajava como peregrino pela Rússia, o camponês passou a repetir essa oração com os lábios. Até considerava a oração de Jesus como a sua companhia verdadeira.  Então, um dia, teve a sensação de que a oração passou sozinha dos seus lábios para o seu coração. Ele diz: "... Parecia que, pulsando normalmente, o meu coração começava a dizer as palavras da oração a cada batida... Desisti de dizer a oração com os lábios. Passei simplesmente a ouvir o que meu coração dizia".

AÇÃO
   Hoje farei atenção aos pequenos gestos e palavras que normalmente faço de forma distraída: na oração, no encontro com os outros, no trabalho que me é confiado, nos estudos, farei de cada momento, palavra ou silêncio, um espaço de encontro com o Deus-Menino pedindo-Lhe a graça da Sua Presença: Fica conosco Senhor!

SEXTA-FEIRA

PALAVRA - «Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante dele, o adoraram.»
   Eis que a estrela reaparece. Talvez já não fosse necessária, já que os Magos sabiam dever dirigir-se a Belém. Com toda a probabilidade não se trata de um fenômeno astronômico (a estrela cometa das representações do Natal foi introduzida por Giotto, por volta do ano 1305!), mas de um sinal divino, como o de um anjo. Mateus continua dizendo que “ao ver a estrela, sentiram grande alegria”; parece que o evangelista já não sabe que expressão usar descrever a extraordinária alegria dos Magos em rever a estrela. Eles estavam prestes a alcançar a finalidade de seu árduo e longo caminho, estavam quase a encontrar o Rei dos Judeus!

MEDITAÇÃO
   Esta narrativa evangélica está carregada de ensinamentos. Os Magos são homens que possuem menos tradição e conhecimento que os Judeus e Herodes, porém mais fé. São tão sábios e tudo perguntam, chegam na mais humilde atitude e com presentes. Só a estrela os ilumina. Na nudez da fé, adoram. Esvaziam os seus cofres de presentes e enchem o seu coração de alegria. Quando descobriram Deus começaram a viver outra vida.

ORAÇÃO
   Ao longo da vida, antes ou depois, sempre nos aparecerá alguma estrela capaz de nos iluminar, se caminharmos com um coração simples. Peçamos ao Senhor que nos torne sensíveis àquilo que é essencial, para reconhecermos essa Estrela de Deus e segui-la com confiante esperança.

AÇÃO
   Como cristãos fazemos a experiência do que é encontrarmo-nos com Deus, mas, nem por isso, deixamos de procurá-lo. Pelo contrário, a fé abrasa-nos o coração e impele-nos para novos passos e compromissos. Mantenho-me nesta atitude de procura e na alegria em expressar que O encontro na simplicidade da minha vida. Nem podia ser de outra forma, Ele é o Deus conosco, não fica de fora do meu dia-a-dia.

SÁBADO

PALAVRA - «Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.» 
   Os Três Reis ofereceram presentes ao Deus-Homem: ouro, em reconhecimento de que era Rei, o Reis dos Reis; incenso, com o qual o reconheciam como Deus, e mirra, uma substância usada para ungir os mortos, que simbolizava sua morte como Homem para nossa salvação, o seu sacrifício.

MEDITAÇÃO
   A narrativa dos Magos é um reflexo daquilo que costuma acontecer a todos os crentes no seu caminho de fé: viram a estrela; interpretaram o seu significado; puseram-se a caminho; perseveraram, apesar dos obstáculos; procuraram apaixonadamente o encontro com o Senhor; caindo de joelhos, adoraram-n’O e ofereceram-Lhe presentes; regressaram por outro caminho, iluminados por aquilo que tinham vivido.

ORAÇÃO
   Senhor a Tua Palavra diz-nos que os magos regressaram a casa por um caminho diferente, depois do encontro contigo.
   Também nós Senhor queremos seguir por um caminho novo, aquele que Tu nos queres ensinar quando nos encontramos verdadeiramente contigo. Por isso Te pedimos que nos guies através da estrela da Fé que nos conduz a Ti, para Ti. Amem.

AÇÃO
   Se dermos o coração a Jesus, dar-Lhe-emos também as nossas dádivas. O nosso ouro e prata, os nossos bens mais preciosos, os nossos dons mais elevados ser-Lhe-ão inteiramente consagrados, a Ele que nos amou e Se entregou a Si mesmo por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO