quarta-feira, 23 de maio de 2012


MÊS DE MARIA
MEDITAÇÃO – 24º dia
Novena de Pentecostes 7º dia

Eu deveria ter conservado a pureza e a inocência batismal. Que felicidade seria então a minha! Mas só Deus conhece o número de pecados com que tão indignamente manchei minha alma. Quantas lágrimas não deveria eu derramar por ter perdido a inocência! Entretanto em minhas mãos está recuperar a minha primitiva pureza.
“Ó Espírito Santo, fonte de água puríssima, vem lavar as manchas do pecado! Misturada às minhas lágrimas, esta água divina será para mim um banho salutar."
Queixo-me sempre de não sentir atrativo pela Santa Comunhão nem pela leitura dos livros de piedade; de não ter lágrimas para chorar meus pecados, como eu desejo; em cima, de ser duro como um rochedo seco como a areia do deserto, e como a terra desolada pelos ardores do Sol. Se assim é, por que não me exponho ao Espírito Santo essas necessidades de minha alma?
Não é Ele a chuva benfazeja que refresca e orvalha os corações? Digamos-lhe sem cessar: "Vinde, Espírito Santo, minha alma está como uma terra sem água". Por que não lhe pedimos mais inclinação pelas coisas de Deus? Todavia não devemos fazer-lhe este pedido só por amor às consolações, mas sim para podermos com seu socorro produzir abundantes frutos de salvação.
O Espírito Santo é também um bálsamo que cura as feridas. Ah! se eu pudesse ver o lastimoso estado de minha alma, quantas chagas descobriria nela, muitas feitas pelo pecado mortal e outras muitíssimas pelo pecado venial, estas menores e menos profundas, porém muito mais numerosas Não estou eu todo coberto de feridas, como o pobre viajante do Evangelho assaltado pelos ladrões? Que hei de fazer, senão prostrar-me humildemente ante o Espírito Santo, como fazem à porta dos templos esses infelizes roídos de úlceras, implorando a assistência das almas compassivas; e mostrar com profundo sentimento de dor e confusão as chagas de minha alma a este caridoso médico. Ele compadecer-se-á de meu estado lastimável, e sua virtude poderosa derramará sobre mim um bálsamo salutar.

Sétimo Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A tibieza
1- Nunca deixo minhas orações da manhã e da noite e faço sempre esses exercícios com diligência e atenção?
2- Assisto ao Santo Sacrifício da Missa quando mo permitem meus deveres de estado? Achando-me na Igreja, não falto à modéstia e ao respeito? Não tenho escandalizado ao próximo com meu ar dissipado?
Preenchendo meus exercícios de piedade, sou verdadeiramente recolhido em meu interior?
3- Não me acostumei a aproximar-me dos Sacramentos com tibieza, aborrecimento ou respeito humano? Antes da confissão, sou diligente em excitar-me à dor de meus pecados pela consideração dos motivos sobrenaturais da bondade de Deus, da minha ingratidão para com Ele?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO