segunda-feira, 26 de março de 2012


M E D I T A Ç Õ E S    Q U A R E S M A I S
2ª Palavra de Jesus na cruz.
      
      Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.  Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?  Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.  E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso (Lucas 23.39-43).

     Como vimos, o grupo dos zombadores era grande, até hoje o número é grande. Impressionante, no início os dois malfeitores crucificados com Cristo zombavam dele. Lemos em Mateus: Os mesmos impropérios lhe diziam também os ladrões que haviam sido crucificados com ele (Mateus 27.44). Eles diziam: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. De repente silêncio. Jesus proferiu suas primeiras palavras na cruz: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Isto fez com que um dos malfeitores silenciou, o outro continuou zombando. Então o seu companheiro lhe disse: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. Que confissão! Temer a Deus. Eles conheciam a palavra de Deus. Sabiam: Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10.31).
     Eles eram judeus e havia aprendido como criança as profecias e os salmos. Desviaram-se de Deus na juventude, enveredaram pelo caminho do crime. Agora estavam na cruz. De repente as palavras de Jesus e sua oração começaram a fazer efeito num dos malfeitores. Tudo o que ele ouviu de Jesus e ouviu a respeito dele, como por exemplo: Filhas de Jerusalém, não chorais por mim; chorai antes por vós mesmas e por vossos filhos... Porque, se em lenho verde fazem isto, que será no lenho seco? (Lucas 23.28,31). E o letreiro que Pilatos mandou colocar: Este é o Rei dos judeus (Lucas 23.38). Ele sem dúvida começou a lembrar-se das profecias, o Espírito Santo trabalhou em seu coração e o iluminou.
     Ele se arrependeu de seus pecados e disse a Jesus: Lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Impressionante! Ele reconheceu nesse homem sofredor ao seu lado o Messias prometido, o Filho de Deus, o Salvador da humanidade. E mais. Ele teve a coagem para pedir que seu nome sujo e imundo fosse lembrado no céu. De onde lhe veio esta coragem? Das promessas e especialmente da oração que ele ouviu de Jesus: Pai, perdoa-lhes! Ao mesmo tempo, a oração deste malfeitor expressa profunda humildade e firme confiança: Lembra-te. Ele sabe quem for lembrado por Jesus no céu será salvo. E Jesus lhe responde: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Isto significa: Perdoados são os teus pecados. Pois onde há remissão dos pecados, há vida e eterna salvação. A paz de Cristo que o mundo não pode dar, inundou sua alma. Esta paz deu-lhe também forças para suportar os sofrimentos finais. E ele sofreu bastante. No final, os soldados romanos ainda lhe quebraram as pernas. Que sofrimento, que dor. Mas tudo isso ele suportou na força das palavras: Hoje estarás comigo no paraíso.
     Hoje temos muito mais palavras do que este malfeitor na cruz. Temos toda a Bíblia, profecias, salmos, o Novo Testamento. Quanto consolo.
     Ainda hoje Jesus chama e consola por sua Palavra. O mundo ri e zomba, mas bem-aventurado o que crê. E enquanto estamos aqui na terra, queremos testemunhar a nossos parentes, amigos e colegas. Chamá-los ao arrependimento e à fé em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO