quinta-feira, 14 de abril de 2022

CELEBRAÇÃO DA SOLEDADE DE NOSSA SENHORA


Maria nos ensina a sermos fortes e não desesperarmos diante das tribulações e dificuldades da vida. Ensina-nos, ainda, a nos conformarmos com a vontade de Deus. Ela nos consola e junto ao Espírito Santo nos reconforta na fé. Ela é a Mãe da consolação e vem em nosso auxílio. Ela esteve de pé junto da cruz, e da mesma forma que o discípulo cuidou dela e ela cuidou do discípulo, ela cuida de cada um nós. Nossa Senhora é a fiel discípula, não foge em nenhum momento e quer que também sejamos.

Vamos meditar cada dor de Nossa Senhora, sempre com fé e esperança na ressurreição final. É necessário passar pelo Calvário como Nossa Senhora passou. Peçamos a ela a coragem de passarmos pelo Calvário para chegarmos à glória da ressurreição. Em cada situação da nossa vida, possamos dar o nosso “sim” a Deus e aceitar os planos dele para nós.

ORAÇÃO INICIAL

“Virgem digna de todo o louvor, Senhora da Soledade, Vós que permanecestes de pé junto à Cruz do vosso Divino Filho Jesus, e às suas palavras: “Mulher, eis o teu filho”- “Filho, eis a tua Mãe”, – tornaste-Vos nossa Mãe; acolhei, com bondade, a nossa prece filial. Santíssima Virgem Maria, Ó Senhora da Soledade, assim como o discípulo acolheu-Vos em sua casa, também nós queremos abrir-Vos as portas dos nossos corações, dos nossos lares, CONSAGRANDO-VOS toda a nossa vida: passada, presente e futura. Exercei, pois, Vossa função de Mãe, ensinando-nos a viver, em todos os momentos, a vontade de Deus, levando-nos, assim, a imitar o Vosso SIM de Nazaré, que culminou com o SIM do Calvário. Vinde, ó Mãe, em socorro de nossas angústias, não permitindo que nos desviemos do caminho do bem, da verdade e do amor! Conduzi as nossas vidas ao porto seguro da salvação, que é: JESUS! Nossa Senhora da Soledade, rogai por nós!”

1ª dor de Nossa Senhora é:  As Profecias de Simeão (Lc 2, 34-35).

Maria acolheu com fé as profecias de Simeão e o que ele dizia a respeito dela e do menino. Simeão diz a Maria que uma espada de dor lhe atravessaria a alma, por isso, algumas imagens de Nossa Senhora das Dores têm uma espada no peito. Que o Senhor nos encha da fé e da esperança para carregarmos as nossas cruzes do dia a dia. Nessa dor, rezamos por tantas mães que perdem os seus filhos, seja pela violência, tráfico ou doença. Peçamos que o Espírito Santo as conforte.

1 Pai Nosso, 7 Ave Marias e 1 Glória

ORAÇÃO: Ó Pai, resplandeça sempre a virgem Igreja, esposa de Cristo, pela fidelidade irrepreensível ao pacto do Vosso amor, e que, seguindo o exemplo de Maria, Vossa humilde serva, que apresentou no Templo o autor da nova Lei, conserve a pureza da fé, alimente o ardor da caridade e renove continuamente a esperança dos bens futuros. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

2ª dor de Nossa Senhora é: Maria foge com Jesus e José para o Egito.

O anjo do Senhor aparece em sonho a José e diz para ele pegar Maria e o menino Jesus e fugir para o Egito, pois Herodes tinha a intenção de matar o menino. “Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito” (Mt 2,13-14). Lembremo-nos nessa dor de tantas pessoas refugiadas, que têm que fugir do seu país, estado ou cidade, por causa da violência, guerra ou fome. Nesses tempos, lembremo-nos do povo da Ucrânia, que por causa da guerra tiveram que deixar seu país.

1 Pai Nosso, 7 Ave Marias e 1 Glória

ORAÇÃO: Ó Deus fiel, que na Virgem Maria cumpristes as promessas feitas aos nossos pais, dai-nos a graça de seguir o exemplo da Filha de Sião, que Vos agradou com a humildade e com a obediência cooperou com a redenção do mundo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

3ª dor de Nossa Senhora é: Maria procura Jesus perdido em Jerusalém.

Terminados os dias da Páscoa, quando voltavam com a caravana para a sua cidade natal, Maria percebe que Jesus não estava na caravana junto com eles. “E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele” (Lc 2,43b-45). Depois de muto procurar, Maria encontra Jesus no templo e lhe pergunta por que Ele havia feito aquilo com eles. E ele lhe respondeu: “Não sabeis que devo me ocupar das coisas do meu Pai”. Maria sabia da missão dela e de seu filho, mas essa resposta de Jesus não deixou de ser como uma espada em sua alma.

1 Pai Nosso, 7 Ave Marias e 1 Glória

ORAÇÃO: Ó Deus, que na Sagrada Família nos destes um verdadeiro modelo de vida, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, o Vosso Filho nos conceda caminhar entre as dificuldades do mundo, sempre voltados para os bens eternos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

4ª dor de Nossa Senhora é: Maria encontra-se com Jesus no caminho do Calvário.

Uma cena marcante da Via Sacra é o encontro de Jesus com Maria sua mãe (procissão do encontro) e também com as mulheres de Jerusalém: “Não choreis por mim, choreis por vós mesmas e vossos filhos”. Nessa dor, rezamos por tantas mães que têm que ir ao necrotério reconhecer o corpo de seus filhos, mortos pela violência ou tráfico de drogas e da violências das grandes cidades. Pedimos ainda, pelo fim da pandemia da Covid-19.

1 Pai Nosso, 7 Ave Marias e 1 Glória

ORAÇÃO: Jesus, que no caminho do Calvário voltastes os olhos para Vossa Mãe, concedei-nos, em meio aos sofrimentos da vida, a audácia e a alegria de acolher-Vos e seguir-Vos com toda a confiança. Cristo, fonte da vida, dai-nos contemplar o Vosso Rosto e encontrar, na loucura da Cruz, a promessa de nossa ressurreição. Vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém

5ª dor de Nossa Senhora é: Maria permanece junto a cruz de seu Filho.

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe!” (Jo 19,15-27a). A partir desse momento, o discípulo acolhe Maria consigo e cuida dela. Maria se torna a mãe de todos os viventes. Rezemos por tantas mães que sofrem na beira do leito de seus filhos, vendo-os doentes e muitas vezes sem poderem fazer nada.

1 Pai Nosso, 7 Ave Marias e 1 Glória

ORAÇÃO: Ó Deus, que em Vosso misterioso desígnio de salvação quisestes continuar a Paixão de Vosso Filho nos membros sofredores de Seu corpo, que é a Igreja, fazei que, unidos à Mãe desolada aos pés da Cruz, aprendamos a reconhecer e servir com amor o Cristo sofredor nos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

6ª dor de Nossa Senhora é: Maria recebe o corpo de Jesus retirado da cruz. 

Aproximando-se o período da tarde e como a Páscoa estava próxima, Pilatos não queria que os corpos ficassem na cruz. Então, manda que os soldados quebrassem os joelhos de cada crucificado para que morressem logo e fossem enterrados. Chegando em Jesus e vendo que já havia morrido, não lhe quebraram as pernas, mas o soldado com a lança perfurou a sua costela e nesse momento jorrou sangue e água. Nessa dor, rezemos por tantas pessoas que perderam seus entes queridos nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Que o espírito santo lhes dê a sensibilidade e o reconforto da fé.

1 Pai Nosso, 7 Ave Marias e 1 Glória

ORAÇÃO: Ó Deus, que para redimir o gênero humano, seduzido pelo maligno, associastes à Paixão do Vosso Filho a Mãe das Dores, fazei que todos os filhos de Adão, restaurados dos efeitos devastadores da culpa, participem da criação renovada no Cristo Redentor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

7ª dor de Nossa Senhora é: Maria enterra o corpo de Jesus à espera da ressurreição.

Maria sepulta o seu filho. José de Arimatéia que havia tirado o corpo da Cruz, junto com os outros discípulos, enterrou o corpo de Jesus conforme o costume judaico. Colocaram o corpo de Jesus num túmulo novo, onde ninguém ainda havia sido sepultado. Nessa dor, peçamos a Deus a força e a serenidade diante do luto, pois é doído enterrar um ente querido, mas que Deus nos fortaleça através da fé.

1 Pai Nosso, 7 Ave Marias e 1 Glória

ORAÇÃO: Pai Santo, que no mistério pascal estabelecestes a Salvação do gênero humano, concedei a todos os homens, com a graça de Vosso Espírito, serem incluídos no número dos filhos adotivos que Jesus confiou à Virgem Mãe. Por Cristo, nosso Senhor.

3 Ave Marias para alcançar de Nossa Senhora uma boa e santa morte.

ORAÇÃO FINAL - Ó Deus, por vosso admirável desígnio, dispusestes prolongar a Paixão do Vosso Filho, também nas infinitas cruzes da humanidade. Nós vos pedimos: assim como quisestes que ao pé da cruz do Vosso Filho estivesse sua Mãe, da mesma forma, à imitação da Virgem Maria, possamos estar sempre ao lado dos nossos irmãos que sofrem, levando amor e consolo, Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO