quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Missa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Comemora-se neste dia a manifestação da Imaculada Virgem Maria a Santa Catarina Labouré, em 1830, na Capela da Casa-Mãe das Filhas da Caridade. Três foram as aparições. Na noite de 18 para 19 de julho de 1830, na qual a Virgem apareceu sentada na cadeira presidencial da Capela, facilitando a Santa Catarina Labouré colocar suas mãos no colo da Virgem. Na segunda aparição, a Virgem se mostrou segurando o globo terrestre na altura do peito, como que apresentando o mundo a Deus. E, finalmente, a aparição com os braços abertos e estendidos sobre o mundo, derramando suas graças e pisando na serpente. Esta aparição deu origem à Medalha Milagrosa e à sua festa, aprovada pelo Papa Leão XIII, a 23 de julho de 1894.

 
Antífona da Entrada (cf. Jt 13,23.25)
O Senhor Deus vos abençoou, Virgem Maria, mais que a todas as mulheres na terra. Ele exaltou o vosso nome: que todos os povos cantem vosso louvor.
 
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, pela Imaculada Virgem Maria, intimamente unida a seu Filho, nos cumulais de alegria pelos vossos imensos benefícios. Certos de seu socorro maternal, concedei-nos corresponder sempre à vossa infinita bondade e associar-nos com fé inabalável ao mistério da vossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
Primeira Leitura (Ap 12,1.5.14-17):
Leitura do Livro do Apocalipse. Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol, a lua debaixo de seus pés, e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Ela deu à luz um filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono. À mulher, foram dadas duas asas de grande águia, a fim de voar para o deserto, para o lugar de seu retiro. A Serpente vomitou contra a mulher um rio de água, para arrastá-la nas suas águas. A terra, porém, acudiu a Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara. Este então se irritou contra a mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Palavra do Senhor.
 
Salmo Responsorial (Sl 44,11-12.14-15.16-17)
Refrão: À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.

– Ouve, filha, vê e presta atenção, esquece o teu povo e a casa de teu pai. Da tua beleza se encantará o rei. Ele é teu senhor, rende-lhe homenagens. R.

– Toda formosa entra a filha do rei, com vestes bordadas de ouro. Em roupagens multicores apresenta-se ao rei; após ela vos são apresentadas as virgens, suas companheiras. R.

– Levadas entre cantos de alegria e de júbilo, ingressam no palácio real. Tomarão os vossos filhos o lugar de vossos pais, vós os estabelecereis príncipes sobre toda a terra. R.

 
Evangelho (Jo 2,1-12)
† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, celebravam-se bodas em Cana da Galileia. E achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles não têm mais vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso nos compete a nós? Minha hora ainda não chegou”. Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham, cada qual, duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. Eles encheram-nas até em cima. “Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes”. Logo que o chefe dos serventes provou a água tornada vinho, não sabendo de onde vinha (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o esposo e disse: “É costume servir primeiro o vinho bom, e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora”. Este foi o primeiro sinal de Jesus. Realizou-o em Cana da Galileia. Manifestou sua glória e os seus discípulos creram nele. Depois disso, desceram a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. E ali ficaram apenas alguns dias. Palavra da Salvação.
 
Sobre as Oferendas
Ó Senhor, celebrando a memória da Santíssima Virgem Maria, nós vos oferecemos exultantes este sacrifício de louvor e vos pedimos que a gratidão pelos vossos benefícios faça de nossa vida uma contínua ação de graças. Por Cristo, Nosso Senhor.
 
Antífona da Comunhão (Lc 1, 48.49)
Todas as gerações me chamarão bem-aventurada porque o Poderoso fez em mim grandes coisas. E santo é o seu nome.
 
Depois da Comunhão
Revigorados pelo sacramento da eterna redenção, nós vos pedimos, ó Senhor nosso Deus, que, celebrando com alegria a Imaculada Mãe de vosso Filho, prossigamos mais vigorosamente na peregrinação da fé, até que, admitidos à mesa do vosso Reino, possamos com ela glorificar-vos na eternidade. Por Cristo, Nosso Senhor.
 
RITO DE BENÇÃO E IMPOSIÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA
 
V. A nossa proteção está no Nome do Senhor,
R. Que fez o Céu e a terra.

V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
 
OREMOS
Deus Todo-Poderoso e misericordioso, que através da Imaculada Virgem Maria, Vos dignastes realizar continuamente inúmeros milagres para a salvação das almas, abençoai esta Medalha, para que aqueles que meditarem nela piedosamente, e devotamente a usarem, possam sentir a sua proteção materna e obter a vossa misericórdia. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
 
O sacerdote, então, asperge a Medalha com água benta, e diz ao colocá-la:
Recebei esta Medalha sagrada, usai-a fielmente e tratai-a com a devida veneração, para que a Santíssima e Imaculada Rainha do Céu vos proteja e defenda, e, sempre renovando os milagres da sua bondade, obtenha misericordiosamente o que, com humildade, pedis a Deus, para que possais descansar jubilosamente no seu abraço maternal por toda a vida e na hora da morte. Amém.

 
O sacerdote continua:

V. Senhor, tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.

V. Cristo tende piedade de nós.
R. Cristo tende piedade de nós.

V. Senhor tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.
 
Pai Nosso que estais no Céu ...
 
· V. Oh Maria, concebida sem pecado,
· R. Rogai por nós que recorremos a vós.

· V. Senhor, escutai a minha oração,
· R. E o meu clamor chegue até Vós.

· V. O Senhor esteja convosco,
· R. Ele está no meio de nós.

 
OREMOS
Senhor Jesus Cristo, que Vos dignastes glorificar, por inumeráveis milagres, a Santíssima Virgem Maria, imaculada desde o primeiro momento da sua conceição, concedei a todos nós, que devotamente imploramos a sua proteção na terra, que possamos gozar eternamente da vossa presença no Céu. Vós que, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, pelos séculos e dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO