quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

9 de janeiro

 Santo André Corsini

Bispo de nossa Ordem

 Nasceu dentro de uma família muito conhecida em Florença: a família Corsini, no ano de 1302. Seus pais não podiam ter filhos, mas não desistiam, estavam sempre rezando nesta intenção até que veio esta graça e tiveram um filho. O nome: André. Os pais fizeram de tudo para bem formá-lo. Com apenas 15 anos, ele dava tanto trabalho e decepções para seus pais que sua mãe chegou a desabafar: “Filho, você é, de fato, aquele lobo que eu sonhava”. Ele ficou assustado, não imaginava o quanto os caminhos errados e a vida de pecado que ele estava levando, ainda tão cedo, decepcionava tanto e feria a sua mãe. Mas a mãe completou o sonho: “Este lobo entrava numa igreja e se transformava em cordeiro”. André guardou aquilo no coração e, sem a mãe saber, no outro dia, ele entrou numa igreja. Aos pés de uma imagem de Nossa Senhora ele orava, e a graça aconteceu. Ele retomou seus valores, começou uma caminhada de conversão e falou para o provincial carmelita que queria entrar para a vida religiosa. Não se sabe, ao certo, se foi imediatamente ou fez um caminho vocacional, o fato é que entrou para a vida religiosa na obediência às regras, na vida de oração e penitência. Ele foi crescendo nessa liberdade, que é dom de Deus para o ser humano. Santo André ia se colocando a serviço dos doentes, dos pobres, nos trabalhos tão simples como os da cozinha. Ele também saía para mendigar para as necessidades de sua comunidade. Passou humilhação, mas sempre centrado em Cristo. Os santos foram e continuam a ser pessoas que comunicaram Cristo para o mundo. Mas Deus tinha mais para André. Ele ordenou-se padre e como tal continuava nesse testemunho de Cristo até que Nosso Senhor o escolheu para Bispo de Fiesoli. De início, ele não aceitou e fugiu para a Cartuxa de Florença e ficou escondido; ao ponto de as pessoas não saberem onde ele estava e escolher outro para ser bispo, pela necessidade. Mas um anjo, uma criança apareceu no meio do povo indicando onde ele estava escondido. Apareceu também outra criança para ele lhe dizendo que ele não devia temer, porque Deus estaria com ele e a Virgem Maria estaria presente em todos os momentos. Distinguiu-se pelo zelo apostólico, prudência e amor em relação aos pobres. Em 1373, no dia de Natal, Nossa Senhora apareceu para ele dizendo do seu falecimento que estava próximo. Morreu a 6 de janeiro de 1374. Foi canonizado em 29 de abril de 1629.

INVITATÓRIO

R. Vinde, adoremos a Cristo, o grande Pontífice, que se compadece de nós.

LAUDES

Hino

André o Carmelo te canta,

ao festejar o teu dia!

Que nessa Morada Santa

ressoe nossa alegria!

 

Oh! Que brilhante porvir

clara Estrela te mostrou!

No caminho a seguir

a Mãe de Deus te guiou.

 

Alistado nas fileiras

dos ungidos do Senhor,

não te poupaste as canseiras,

sábio e prudente Pastor.

 

Recorda-te, Santo André,

dos irmãos que, reunidos,

professam a mesma fé,

no amor de Cristo unidos.

 

Ao Bom e Supremo Pastor,

na tua festividade

se preste honra e louvor

no tempo e na eternidade.

Ant. 1. Chamei o meu servo para colocar o poder nas suas mãos e o estabelecer num trono de glória.

Salmos e Cântico do Domingo da I Semana.

Ant. 2. A esmola para ele é como um selo e ele conservará a graça como a menina dos seus olhos.

Ant. 3. Fiéis são as obras das suas mãos; o louvor do Senhor permanece eternamente.

Leitura breve - Is 25,3-4c

Um povo forte vos glorificará e a cidade das nações poderosas vos temerá, porque sois o refúgio do fraco, o amparo do pobre na sua tribulação, um abrigo contra a tempestade e uma sombra contra o calor.

Responsório breve

R. Tive fome * e me destes de comer. R. Tive fome.

v. Todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim que o fizestes. * E me destes de comer. Glória ao Pai. R. Tive fome.

Cântico Evangélico Ant. à escolha 1) ou 2)

Ant1. Eu era os olhos para o cego, os pés para o coxo, o pai para os pobres, e com muito carinho examinava a causa dos desconhecidos.

ou

Ant2 Felizes os construtores da paz, porque serão chamados filhos de Deus, diz o Senhor.

Preces

Nosso Senhor Jesus Cristo escuta propício as preces dos necessitados e cumula de bens os famintos; por isso supliquemos com fé:

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.

Vós, que misericordiosamente reunistes no vosso nome o vosso rebanho, fazei que não se perca nenhum daqueles que o Pai vos deu. R.

Vós, que aos pecadores concedeis a conversão e dais a força aos débeis, dai-nos a plenitude da graça e a salvação. R.

Vós, que a todos amais com infinito amor, fazei que os fiéis vivam unidos entre si na unidade do espírito e pelo vínculo da paz. R.

Vós, que mediante a graça concedeis a todos a paz, fazei que hoje tenhamos paz com todos. R.

Vós, que consolastes os tristes e humildes, ajudai os pobres nas suas tribulações. R.

(intenções livres)

Pai nosso

Oração

Pai santo, que chamais vossos filhos àqueles que promovem a paz, concedei-nos, pela intercessão de Santo André Corsini, admirável mediador da paz, a graça de trabalhar incansavelmente pela instauração da justiça, que pode garantir aos homens a paz firme e verdadeira. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS

Hino

Qual vento que vem e passa,

assim o sopro divino

fez renascer pela graça

a alma de André Corsini

 

Que triunfo! Que alegria!

Foi vencida a encruzilhada,

e já na Ordem de Maria

para sempre dá entrada.

 

Não o destina o Senhor

a viver na solidão:

espera-o a cruz de Pastor

- alta e difícil missão.

 

Trabalha, sofre e ora,

se na fé jamais fraqueja,

a caridade o devora

pela unidade da Igreja.

 

Pai, a todos concedei

vosso perdão e amor!

Nossas preces atendei

por Jesus, nosso Senhor.

Ant.1. Fez o bem e praticou a verdade na presença do Senhor, procurando a Deus com todo o coração.

Salmos e Cântico do Comum dos pastores: para bispos

Ant.2. Foi encontrado perfeito e no tempo da ira tornou-se o elo da reconciliação.

Ant.3. Apascentarei as minhas ovelhas e eu as farei descansar.

Leitura breve - 1Pd 5,1-4

Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos e participante da glória que será revelada: sede pastores do rebanho de Deus confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. Assim, quando aparecer o Pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

Responsório breve

R. Eis o amigo dos irmãos, * que intercede pelo povo. R. Eis o amigo.

V. Dedicou sua vida em favor dos seus irmãos. * Que intercede. Glória ao Pai. R. Eis o amigo.

Cântico Evangélico

Ant1. Este é o Sumo Sacerdote que na sua vida restaurou o Templo e nos seus dias fortificou o Santuário.

ou

Ant2. O Reino de Deus não é questão de comida e bebida; é justiça, é paz e alegria no Espírito Santo. Quem serve a Cristo nestas coisas agrada a Deus e é estimado pelos homens.

Preces

Bendigamos a Cristo que decidiu ser semelhante em tudo a seus irmãos, a fim de se tornar o misericordioso e fiel Pontífice junto de Deus; supliquemos, dizendo:

R. Concedei-nos, Senhor, os tesouros do vosso amor.

Robustecei os ministros da vossa Igreja, para que, pregando aos demais, sejam encontrados fiéis no vosso serviço. R.

Fazei que os vossos sacerdotes sejam sal da terra e luz do mundo, para que com seu trabalho renovem a Igreja no seu interior. R.

Ensinai-nos hoje a reconhecer-vos presente em todos os nossos irmãos e irmãs e a encontrar-vos principalmente nos pobres e nos excluídos. R.

Nós vos pedimos pelos membros da vossa Igreja atribulados pela doença,  libertai os prisioneiros, iluminai os cegos, socorrer os órfãos e as viúvas. R.

(intenções livres)

Tende misericórdia dos nossos irmãos e irmãs defuntos, associai-os aos outros irmãos, que já descansam em Cristo. R.

Oração

Pai santo, que chamais vossos filhos àqueles que promovem a paz, concedei-nos, pela intercessão de Santo André Corsini, admirável mediador da paz, a graça de trabalhar incansavelmente pela instauração da justiça, que pode garantir aos homens a paz firme e verdadeira. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO