sábado, 17 de agosto de 2019

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Textos: Ap 11, 19ª; 12, 1.3-6a. 10ab; 1 Col 15, 20-27; Lc 1, 39-57

O mistério glorioso da Assunção de Maria ao céu é como a contrapartida do mistério gozoso da Anunciação.

Pe. Antonio Rivero, L.C.

Se Maria está no céu em corpo e alma, não pode haver o pessimismo absoluto: a humanidade não está condenada à corrupção. Se Maria foi assunta ao céu, também não pode haver o orgulho prometeico: o homem não é um ser autossuficiente, pois para chegar a sua realização final depende das mãos de Deus.

Em primeiro lugar, vamos resumir um pouco a história e o conteúdo do dogma da Assunção de Maria ao céu. Desde o século VI até hoje, 15 de agosto, esta festa foi chamada Dormição da Virgem, agora é o título com que hoje é designada a solenidade em Oriente, junto com o Trânsito de Maria. No século VII foi adotada pela liturgia romana, por cuja influência mais tarde se espalhou no Ocidente, e foi chamada a Assunção de Maria. A Liturgia romana atual considera esta festa como a "festa do seu destino de plenitude e bem-aventurança, da glorificação de sua alma imaculada e de seu corpo virginal, de sua perfeita glorificação em Cristo ressuscitado; uma festa que propõe a Igreja e toda a humanidade a imagem da promessa consoladora do cumprimento da esperança final; porque este plena glorificação é o destino daqueles a quem Cristo fez irmãos e tem em comum com eles carne e sangue" (Paulo VI, Marialis Cultus, 6). A Assunção de Maria é um dogma definido por Pio XII solenemente em 01 de novembro de 1950, na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. Ela participa da ressurreição de Cristo por quanto esteve perfeitamente unida com ele, ouvindo a sua palavra e colocando-a em prática. A Assunção é a epifania da profunda transformação que a semente da palavra divina produziu em Maria, na integridade de sua pessoa.

Em segundo lugar, este glorioso mistério é a contrapartida do mistério gozoso da Anunciação. No mistério da Anunciação, o abismo de humildade de Maria causou a vertigem de Deus até o ponto de Ele descer ao seio de Maria. No mistério da Assunção, Nossa Senhora se rende à nostalgia vertical, pois Deus namorou sua juventude e agora lhe atrai às alturas. E assim como na Anunciação Maria abriu a Deus a entrada neste mundo tornando-se em porta para entrar na terra, na Assunção é realizada a glória como nossa Mãe, tornando-se para nós assim a porta do céu, por isso é "ianua coeli " como cantamos nas ladainhas do Santo Rosário. Ela é, portanto, a nova escada de Jacob pela que Deus vem aos homens (Anunciação), e os homens ascendemos a Deus (Assunção).

Finalmente, a glorificação de Maria assume um valor de sinal escatológico para o povo de Deus que ainda caminha para o dia do Senhor; sinal consolador para suportar com segurança escatológica a esperança de autorrealização, como Maria, e para dar incentivo para aqueles que ainda estão no meio de perigos e ansiedades lutando contra o pecado e a morte. Portanto, a assunção de Maria não é uma realidade alienante para o povo de Deus a caminho, mas um estímulo e um ponto de referência que nos compromete na realização de nosso próprio caminho histórico para a perfeição escatológica final. Celebrando a Assunção de Maria, o nosso pedido deve ser dirigido a implorar que quanto aconteceu a Maria, após a Ascensão de seu Filho, também aconteça para nós, seus filhos. Nem pessimismo: tudo termina com a nossa morte. Nem orgulho prometeico: eu alcanço minha realização e realização aqui na terra, roubando secretamente o fogo a Deus, sem necessidade dele, nem de seu céu. Como Maria foi elevada em corpo e alma ao céu imediatamente depois de terminar o curso de sua vida aqui na terra, nós também ressuscitaremos em nossos corpos, no final dos tempos, quando Jesus Cristo vier por última vez.

Para refletir: São João Damasceno, o transmissor mais ilustre desta tradição, comparando a Assunção da Santa Mãe de Deus com seus outros presentes e privilégios, diz ele, com eloquência veemente: "Convinha que aquela que no parto foi preservada intacta na sua virgindade, conservara o seu corpo também após a morte, livre da corruptibilidade. Convinha que aquela que tinha levado o Criador como uma criança em seu ventre, tivesse depois sua mansão no céu. Era justo que a mulher com quem Deus se desposara, habitasse no tálamo celestial. Convinha que aquela que tinha visto seu filho na cruz e cuja alma foi trespassada pela espada da dor, da que foi poupada no momento do parto, o contemplasse sentado à direita de Deus. Convinha que a Mãe de Deus possuísse o mesmo que seu Filho e fosse reverenciada por todas as criaturas como Mãe e serva de Deus”.

Para rezar: Hoje, vosso Filho vem te buscar, Virgem e Mãe e Vos diz: “Vinde, amada minha, Vos colocarei sobre meu trono, prendado está o Rei de vossa beleza. Quero-Vos junto a Mim, para consumar minha obra salvadora. Já tendes a vossa “casa” onde vou celebrar as núpcias do Cordeiro”. Bem-aventurada Vós que acreditaste, pois se cumpriu o que da parte do Senhor Vos foi dito. Mãe Santíssima, preparai-me um lugar no céu junto de Vós.

Assunção da Virgem Maria: “A vitória total contra a morte”

Pe. Antonio Rivero, L.C.

Btos Mártires de La Rochelle
Hoje celebramos a festa do primeiro ser humano- Maria- que, depois de Cristo seu Filho, experimentou a vitória total contra a morte, também corporalmente. Não estamos feitos para a morte, mas para a vida, para a ressurreição (segunda leitura).

Este foi o último dogma proclamado pelo Papa Pio XII em 1 novembro de 1950: “Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Depois de ter lutado contra todos os inimigos da nossa alma (primeira leitura) e graças a que Cristo venceu o último inimigo- a morte- (Segunda leitura), Deus nos concederá a ressurreição do nosso corpo.

Em primeiro lugar, o que significa que Maria foi elevada al céu em corpo e alma? Maria, como primeira seguidora de Jesus, é a primeira cristã e a primeira salvada pela Páscoa do seu Filho; participa já da vitória do seu Filho, e é elevada à glória definitiva em corpo e alma. O motivo deste privilégio formula bem o prefácio de hoje: “com razão não quisestes, Senhor, que conhecesse a corrupção do sepulcro a mulher que, por obra do Espírito, concebeu no seu seio o autor da vida, Jesus Cristo”. Por que este privilégio? Porque Ela foi radicalmente dócil na sua vida respondendo com um “sim” total à sua vocação, desde a humildade radical (evangelho). Ela esteve presente com Jesus, até o final, lutando contra o dragão que queria devorar o seu Filho (primeira leitura).

Em segundo lugar, o que significa para nós esta festa? Em Maria se condensa o nosso destino. Da mesma maneira que o seu “sim” foi representante do nosso, também o “ sim” de Deus para Ela, glorificando-a, é um “sim” para todos nós, que somos os seus filhos. Sinala o destino que Ele nos prepara, se vencermos os dragões do mal que nos cercam (segunda leitura) e se caminharmos na fé e na humildade como Maria (evangelho). O nosso destino é a ressurreição final em corpo e alma, como Maria que a obteve antes, como prêmio pela sua fé, humildade e pela sua vida sem pecado, e para poder abraçar o seu querido Filho e preparar junto como Ele um lugar para nós.

Finalmente, esta festa nos infunde esperança e otimismo na nossa vida. O destino da nossa vida não é a morte, porém a vida. Toda a pessoa humana, corpo e espírito, está destinada à vida. O nosso corpo tem, pois, uma grandíssima dignidade; não podemos profaná-lo nem manchá-lo. O que Deus fez em Maria, fará também em nós. Cremos nisso. Esperamos. Desejamos. A nossa história terá um final feliz. Não terminamos no sepulcro, mas na ressurreição do nosso corpo. E a Eucaristia que recebemos semanalmente ou diariamente é a antecipação do que será a nossa glória futura: “quem come a minha Carne e bebe o meu Sangre, tem vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. A Eucaristia é como a semente e a garantia da vida imortal para os seguidores de Jesus. O que Maria conseguiu- a glorificação definitiva-, nós também conseguiremos, como fruto da Páscoa de Cristo.

Para refletir: ao pensar na ressurreição final, encho-me de alegria e otimismo por saber pela fé que o meu destino é a vida e não a morte no sepulcro? Já aqui na terra estou semeando as sementes da imortalidade e da ressurreição no meu corpo, comungando o Corpo de Cristo na Eucaristia? Esta festa de Maria me convida a levar uma vida de santidade, de fé, de humildade e de amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO