sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Beato Ângelo Mazzinghi
Presbítero de nossa Ordem
De família nobre, nasceu em Florença ou perto desta, em data desconhecida, mas certamente antes de 1386. Entrou no convento do Carmo na capital da Toscana. Foi o primeiro filho da Reforma de Santa Maria das Selvas, da Ordem Carmelita. O nosso Beato veio a ser professor de teologia, várias vezes prior em conventos da Ordem e, depois, provincial da Toscana, consolidando a reforma (Congregação Mantuana). Distinguiu-se na pregação da palavra de Deus. Morreu em Florença em 16 de agosto de 1438. O seu culto foi confirmado por Clemente XIII a 7 de março de 1761. Conservam-se dele, em manuscrito, conferências dirigidas aos seus religiosos, sermões e um comentário dos quatro livros do Mestre das Sentenças.

LAUDES
Hino
Ó Senhor, de ti nos vem
toda a luz e dom perfeito;
só tu és o autor do bem,
que adornou o teu eleito,

Tu, que Ângelo abrasaste
de zelo sacerdotal,
e tão valoroso o tornaste
no combate contra o mal.

Que a luz do mundo, Senhor,
não se torne em cinza fria!
E o sal, se perde o sabor,
que outra coisa o salgaria?

Ajuda-nos, Pai, a rezar;
dá-nos a felicidade
de te podermos louvar
por toda a eternidade.

Salmodia, leitura, responsório breve e preces do dia corrente.

Cântico evangélico
Ant. Este será abençoado pelo Senhor e recompensado por Deus, seu Salvador, porque esta é a geração dos que procuram o Senhor.

Oração
Deus todo-poderoso e eterno, que consagrastes este dia com a gloriosa memória do bem-aventurado Ângelo, fazei que conservemos e manifestemos por obras a fé que ele pregou com incansável ardor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS
Hino
Ângelo, amigo de Deus,
também nosso padroeiro,
ajuda-nos a seguir
por caminho verdadeiro.

Servidor do Altíssimo
vigilante e fiel,
ensina-nos a servir
como tu, o Rei que é Deus.

Por caminhos de justiça
e por caminhos de amor,
teu exemplo nos conduza
aos convites do Senhor.

Louvor a Deus nosso Pai
pela graça que te deu!
Amparai nossa fraqueza
até ao Reino do Céu.

Pela glória do teu Santo
nós Te louvamos, Senhor!
Pela sua intercessão
firma-nos no teu amor.

A Ti, Deus Pai de bondade,
e a Jesus Nosso Senhor,
e ao Espírito Paráclito,
honra, glória e louvor!

Salmodia, leitura, responsório breve e preces do dia corrente.

Cântico evangélico
Ant. Vós que deixastes tudo e me seguistes, recebereis cem vezes mais e tereis como herança a vida eterna

Oração