sábado, 8 de abril de 2017

VIA SACRA

 1ª Estação
Leitura Bíblica: Mc 15,12-15 - Pilatos tornou a perguntar: “Que quereis que eu faça, então, com o Rei dos judeus?”. Eles gritaram: “Cruci­fica-o!” Pilatos lhes disse: “Que mal fez ele?” Eles, porém, gritaram com mais força: “Cruci­fica-o!” Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou açoitar Jesus e entregou-o para ser crucificado.

Condenados por tantos males, muitos jovens têm encontrado destino fatal. É preciso não calar a voz, contra o extermínio de nossos jovens!

Oração
Senhor da vida, vosso Filho nos ensina o valor e o sentido de nossa humanidade. Ajudai-nos a lutar contra a violência e o extermínio de tantos jovens, vítimas dos males sociais, que ferem a dignidade de nossa vida. Amém!

2ª Estação
Leitura Bíblica: Is 53,4 - “Eram, na verdade, os nossos sofrimentos que ele carregava, eram as nossas dores, que levava às costas. E a gente achava que ele era um castigado, alguém por Deus ferido e massacrado”.

Em um mundo, em que a tentação de um falso poder irrompe e seduz muitos jovens, há aqueles que, em nome e aos modos de Cristo, assumem a cruz do testemunho que gera vida.

Oração
Senhor, nosso Deus, vosso Espírito é a força de nossa caminhada. Dai aos jovens essa força, a fim de que assumam a cruz de Cristo, como fonte do sentido e da perseverança do seguimento de Jesus, vosso Filho e nosso irmão.  Amém!

3ª Estação
Leitura Bíblica: Is 50,7 - O Senhor Deus é o meu aliado por isso jamais ficarei derrotado, fico de rosto impassível, duro como pedra, porque sei que não vou me sentir um fracassado.

O caminho é longo e, por vezes, muito difícil. Mas o Senhor é a nossa força e o nosso sustento, quando a cruz se torna pesada para nós.

Oração
Deus de amor, sem o vosso auxílio nós nada podemos fazer. Sede a força de nossos jovens, para que, testemunhando o Evangelho, sejam fiéis aos propósitos do vosso Reino. Amém!

4ª Estação
Leitura Bíblica: Is 50,8-9 - Ao meu lado está aquele que me declara justo: Quem vai demandar contra mim? Compareçamos juntos. Quem será meu adversário? Que venha me enfrentar! Eis, meu advogado é o Senhor Deus: quem vai me condenar? Eis todos eles apodrecendo qual trapo, a traça os vai devorar.

Mesmo com todas as dificuldades do caminho, sempre encontramos aqueles que, com compaixão, acolhem com um olhar de ternura.

Oração
Deus de ternura, vosso amor por nós é maternal. Velai pela juventude de nossa comunidade, para que, em vós, encontre a realização e possa viver a fé e a esperança. Amém!

5ª Estação
Leitura Bíblica: Lc 23,26 - Enquanto levavam Jesus, pegaram certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus

Não há como pensar a vida cristã, senão comunitariamente. Nas dificuldades de nossa caminhada, os irmãos e as irmãs são aqueles que nos ajudam a ser capazes de viver o Evangelho.

Oração
Deus de amor, em toda história humana vós nos mostrastes que vossa presença junto a nós é sinal de misericórdia e compaixão. Ajudai-nos, Senhor, para que sejamos, também nós, solidários a dor dos irmãos e irmãs. Amém!

6ª Estação
Leitura Bíblica: Is 53,2-3 - Ele crescia diante dele como um broto, qual raiz que nasce da terra seca. Não fazia vista, nem tinha beleza a atrair o olhar, não tinha aparência que agradasse. Era o mais desprezado e abandonado de todos, homem de sofrimento, experimentado na dor, indivíduo de quem a gente desvia o olhar, repelente, dele nem tomamos conhecimento.

Encontramos, nos rostos de muitos jovens, o olhar sofrido de Jesus. O cuidado de Deus está naqueles simples gestos e sinais, dispensados a nós pela sensibilidade das pessoas que estão próximas a nós. Sejamos, também nós, pessoas sensíveis e atentas às realidades da juventude.

Oração
Deus de bondade, com tantas Verônicas ao nosso redor, vós nos mostrais vosso terno cuidado. Fazei com que nós também sejamos capazes de nos sensibilizar com os jovens que nos cercam, mostrando-lhes vosso olhar compassivo e atencioso. Amém!

7ª Estação
Leitura Bíblica: Jl 1,7-8 - Deixou minha vinha arrasada, as figueiras reduzidas a galhos secos, comeu-lhe até a casca e os galhos ficaram brancos. Suspirai igual à jovem que está de luto pelo amor de sua adolescência!

A vida é processo e o caminho devemos fazê-lo passo a passo, dando, cada vez mais, significado às nossas experiências, tantas vezes sofridas. Conforme vamos caminhando, a experiência vai nos trazendo sabedoria para lidar com as mais diversas situações.

Oração
Deus fiel, vosso Espírito de sabedoria sempre nos acompanha, ao longo de nossa vida de discípulos. Ajudai-nos a trilhar o mesmo caminho de vosso Filho Jesus, a fim de que consigamos vencer os obstáculos que tentam barrar nossa caminhada.  Amém!

8ª Estação
Leitura Bíblica: Lc 23,27-29.31 - Seguia-o uma grande multidão do povo, bem como de mulheres que batiam no peito e choravam por ele. Jesus, porém, voltou-se para elas e disse: “Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos! Porque dias virão em que se dirá: ‘Felizes as estéreis, os ventres que nunca deram à luz e os seios que nunca amamentaram’. Pois se fazem assim com a árvore verde, o que não farão com a árvore seca?”.

Cotidianamente, acompanhamos, seja pelos noticiários, seja em nossa comunidade, o crescente número de mães que choram a perda de seus filhos, vítimas dos males e da violência que afligem nossa sociedade. Compassivos a dor delas, é preciso lutar para que nossos jovens encontrem o caminho da vida.

Oração
Deus, chamando-vos de Pai, nós também o experimentamos com amor de Mãe. Velai por tantas mães e pais que, todos os dias, têm perdido seus filhos, vitimados pelo desamor.  Amém!

9ª Estação
Leitura Bíblica: Is 53,7 - Oprimido, ele se rebaixou, nem abriu a boca! Como cordeiro levado a matadouro ou ovelha diante do tosquiador, ele ficou calado, sem abrir a boca.

Muitas famílias padecem com aqueles que são dependentes químicos e que, após processos terapêuticos, são novamente abalados pelo vício. Esses precisam de nosso apoio e de nosso cuidado. O Senhor, Servo Sofredor, é a imagem de todos os que sofrem, vítimas da opressão e do descaso.
Oração
Deus de ternura, vosso Filho é, para nós, sinal de força e resistência ante as dificuldades e injustiças deste mundo. Que pelo vosso Espírito, sejamos capazes de seguir o exemplo de Jesus, ajudando a todas as pessoas que carecem de cuidado. Amém!

10ª Estação
Leitura Bíblica: Jo 19,23-24 - Depois que crucificaram Jesus, os soldados pegaram suas vestes e as dividiram em quatro partes, uma para cada soldado. A túnica era feita sem costura, uma peça só de alto a baixo. Eles combinaram: “Não vamos rasgar a túnica. Vamos tirar a sorte para ver de quem será”.

Da mesma maneira que Jesus foi despojado de suas vestes, muitos jovens são desnudados de sua identidade, frente a tantas seduções e emboscadas do mundo. É preciso que nós estejamos empenhados na evangelização desses jovens, a fim de que encontrem, em Cristo, o sentido e a plenitude da vida.

Oração
Ó Deus compassivo, em favor do mundo vosso Filho despojou-se de si mesmo, como oferta santa, dando vida ao mundo. Ajudai-nos, Senhor, a seguir o exemplo de Cristo, desapegando-nos de nossos interesses, a fim de que revistamos de dignidade a todos os que precisam. Amém!

11ª Estação
Leitura Bíblica: Os 6,1-2 - Vinde, voltemos para o Senhor! Foi ele que nos feriu, ele mesmo vai curar; ele nos machucou, ele vai limpar nossas feridas. Em dois dias ele nos dará vida nova, no terceiro dia ele nos ressuscita e poderemos viver na sua presença.

Não são raros os casos nos quais tantos jovens são crucificados como o Cristo, vítimas de muitas injustiças e de tantos descaminhos. O Senhor, nosso Deus, não os desampara. Ele é Deus conosco e nossa esperança nos leva a crer na força da vida, em todas as suas expressões.

Oração
Ó Deus, fonte de compaixão, vosso Filho, obediente à sua missão e padecente na dor e na angústia, levou ao extremo vosso agir salvífico. Acolhei, por vosso amor compassivo, os jovens de nossa história, tão afetados pelas dores e pelos sinais de morte. Ajudai-nos a ser sempre caminho de vida, no testemunho de vossa Palavra. Amém!

12ª Estação
Leitura Bíblica: Lc 23,44-46 - Já era mais ou menos meio-dia, e uma escuridão cobriu toda a terra até às três da tarde, pois o sol parou de brilhar. O véu do Santuário rasgou-se pelo meio, e Jesus deu um forte grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Dizendo isso, expirou.

Cresce, nas estatísticas, o número de jovens vitimados pelas drogas e pela violência. Isso é bastante preocupante e, muitas vezes, torna-nos receosos sobre o futuro de nossa sociedade e, mais que isso, de nossas famílias. Participantes na morte de Cristo, que sejam ressuscitados para uma vida digna e de qualidade.

Oração
Ó Deus, amor-relação, na morte de vosso Filho fostes solidário com nossa fragilidade. Por vosso Espírito de amor, ajudai-nos a propagar o caminho da vida, auxiliando os jovens que nos cercam a discernir e a optar pela vida.  Amém!

13ª Estação
Leitura Bíblica: Jo 19,38-39 - José de Arimatéia pediu a Pilatos para retirar o corpo de Jesus; ele era discípulo de Jesus às escondidas, por medo dos judeus. Pilatos o permitiu. José veio e retirou o corpo. Veio também Nicodemos, aquele que anteriormente tinha ido a Jesus de noite; ele trouxe uns trinta quilos de perfume feito de mirra e de aloés.

Em meio a tantos sinais de morte, ainda é possível encontrar aqueles que, tomados pela misericórdia evangélica, unem-se à solidariedade de Cristo para conosco e descem os crucificados da história, de tantas cruzes de opressão e desamor. No silêncio da morte de Jesus, o Pai manifesta, a nós, seu amor sem medidas.

Oração
Ó Deus, solidário à nossa dor, vosso Filho que tanto agiu em nosso favor, contou com a solidariedade dos que acolheram a Palavra do Reino, no momento mais silencioso de sua vida. Que nossa comunidade seja sempre solidária ao sofrimento de tantos jovens que nos são próximos.  Amém!

14ª Estação
Leitura Bíblica: Jo 19,40-42 - Eles pegaram o corpo de Jesus e o envolveram, com os perfumes, em faixas de linho, do modo como os judeus costumam sepultar. No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ninguém tinha sido ainda sepultado. Por ser dia de preparação para os judeus, e como o túmulo estava perto, foi lá que eles colocaram Jesus.

Muitos jovens têm lutado pelo Evangelho, semeando a novidade do Reino, no mundo, a partir de belos testemunhos da experiência cristã. Por outro lado, muitos são os jovens que não têm sonhado, perdendo a perspectiva de vida e o sentido do viver. É preciso dar sinais de nossa esperança, reconhecendo no silêncio da morte do Senhor, motivos de alegre expectativa, de uma vida em plenitude.

Oração
Ó Deus, fonte donde jorra a vida, junto com vosso Filho, tantas pessoas têm sido semeadas no solo da morte, vítima de tanta negligência e desamor. Ao contrário, ajudai-nos a semear sonhos de esperança e a nos colocarmos em prontidão, para agirmos pela causa do vosso Reino, principalmente junto aos jovens. Amém!

15ª Estação
Leitura Bíblica: Mc 16,1-2.4b-6 - Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para embalsamar o corpo de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao raiar do sol, foram ao túmulo. Mas, quando olharam, perceberam que a pedra já tinha sido removida. Entraram, então, no túmulo e viram um jovem sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Procurais Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vede o lugar onde o puseram!

A cada amanhecer fazemos uma experiência de ressurreição. Atentos à vida inabalável do Filho, reconhecemos os sinais de ressurreição em nossa própria vida. Que os jovens de nossa comunidade sejam, em suas vidas, sinais da vida nova, partícipes da vida de Deus.

Oração
Ó Deus, amor que não tem fim, pela vida eternamente ressuscitada de Cristo, nós somos convidados a partilhar de vossa vida. A vós pedimos que a alegria da ressurreição do vosso Filho cative e inspire a vida de nossa juventude, como sinal de vossa fidelidade e de nossa adesão à vossa Palavra. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO