sábado, 17 de outubro de 2015

XXIX Domingo do Tempo Ordinário

Textos: Is 53, 2a.3a.10-11; Heb 4, 14-16; Mc 10, 35-45

São Lucas, Evangelista
Evangelho (Mc 10,35-45): Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir. Ele perguntou: Que quereis que eu vos faça? Responderam: Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda! Jesus lhes disse: Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado? Responderam: Podemos. Jesus então lhes disse: Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado.  Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.

«Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, novamente, Jesus altera nossos esquemas. Provocadas por Santiago e João, chegam até nós palavras cheias de autenticidade: Porque o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção. (Mc 10,45).

Como gostamos de estar bem servidos! Pensemos, por exemplo, no agradável que nos resulta a eficácia, pontualidade e pulcritude dos serviços públicos; ou nossas queixas quando, depois de haver pago um serviço, não recebemos o que esperávamos. Jesus Cristo nos ensina com seu exemplo. Ele não só é servidor da vontade do Pai, que inclui nossa redenção e, que além disso paga! E, o preço de nosso resgate é seu Sangue, na que recebemos a salvação de nossos pecados. Grande paradoxo este, que nunca chegaremos a entender! Ele, o grande rei, o filho de David, o que devia vir em nome do Senhor, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens (...). E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e uma morte de cruz. (Fil 2,7-8). Que expressivas são as representações de Cristo vestido como um Rei cravado na cruz! Em Catalunha temos muitas e recebem o nome de Santa Majestade. Na catequese contemplamos como servir é reinar e, como o exercício de qualquer autoridade será sempre um serviço.

Jesus transtorna de tal maneira as categorias deste mundo que também esclarece o sentido da atividade humana. Não é melhor a encomenda que mais brilha, e sim o que realizamos mais identificados com Jesus Cristo-servo, com maior Amor a Deus e aos irmãos. Se realmente acreditamos que: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos (Jo 15,13), então também nos esforçaremos em oferecer um serviço de qualidade humana e de competência profissional com nosso trabalho, cheio de um profundo sentido cristão de serviço. Como dizia a Madre Teresa de Calcutá: O fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz.

A verdadeira grandeza e liderança estão em servir, não em dominar, a exemplo de Jesus que veio para servir e não para ser servido.

Pe. Antonio Rivero L.C.

Peregrinação ao Santuário de
Nossa Senhora Divina Pastora
No domingo passado aprendemos onde está a autêntica sabedoria. Neste domingo, Jesus nos ensina onde está a verdadeira grandeza e liderança do seguidor de Cristo: em servir (evangelho), embora isto suponha provas e sofrimentos (1ª e 2ª leituras).

Em primeiro lugar, em geral como concebe o nosso mundo social e político o uso da autoridade, dos ministérios, dos papéis e das funções? Ordinariamente escutamos estas palavras: promoção e honra, ambição e prestígio, domínio e tirania. Megalomania, arbitrariedade, tirania: eis aí a definição de muitos reinos e impérios da história passada: Nero, Sérvio Suplicio Gaba, Vespasiano... Isto é, “quantos súditos tenho para mandar, quantas bombas para disparar, quanto dinheiro para gastar”. Ambição, megalomania, exploração (ditatorial, republicana, democrática...): eis aí a definição de alguns Estados e nações na história contemporânea. Isto é: “quantos tenho que pisar para subir, que impostos impor para emagrecer os que têm e cevar os confrades do partido, quantos azulejos tenho que quebrar e corromper de religião, moral, matrimônio, família, filhos para me manter na poltrona”. E, desgraçadamente, não só no campo social e político, mas também familiar ou comunitário, isto pode acontecer. Está sempre aí a tentação de dominar e tiranizar os outros, se eles se deixam.

Em segundo lugar, como deve conceber o seguidor de Cristo a autoridade? Em clave de serviço, nunca em clave de domínio. Agora entendemos porque Jesus deixou bem claro aos apóstolos que queriam os melhores lugares- os bancos ministeriais e os lugares de renome- que esse não era o caminho do seu autêntico seguidor. Primeiro tem que passar pela cruz e pelo sofrimento. E sempre em atitude de serviço humilde. A Igreja, toda inteira, como comunidade de Jesus, deve ser servidora da Humanidade, e não a sua dona e senhora. Não apoiada no poder, mas disposta ao amor de serviço, animada pelo exemplo de Jesus no lavatório da Última Ceia, oficio de escravos. Lição difícil e dura para aprender. Mas Jesus ajusta bem as contas com os seus seguidores agora. Do contrário, depois são capazes de organizar a Igreja como um império, um reino, um Estado...civis. Cristo quer uma Igreja, não que manda nos súditos, mas que serve os filhos de Deus. Cristo quer uma Igreja que ofereça e facilite a salvação e não que a controle e coloque taxas.

Canonização de Luís e Zélia Martin
Pais de Santa Teresa do Menino Jesus
Finalmente, olhemos para Cristo, o nosso exemplo supremo. Não quis prerrogativas, nem ambições. Rebaixou-se, fez-se nada, arregaçou as mangas e lavou os pés. Veio para servir, e não para ser servido. Serviu o seu Pai celestial. Serviu Maria e José, os seus pais aqui na terra. Serviu a humanidade, curando, consolando, dando de comer, pregando a mensagem da salvação. Não quis nada em troca. Veio para dar a vida em resgate por todos. Onde resgate equivale à libertação do pecado e do cativeiro do demônio, mas também libertação das estruturas sociais, políticas, econômicas, religiosas, sindicais...opressoras do homem. Cristo não é um líder divino que se abre caminho vencendo inimigos e instaurando um Reino de Deus político, não é um dominador, mas um servidor; não um vencedor, mas um vencido e rendido por amor.

Para refletir: Como me comporto no pequeno ou no grande território da minha autoridade, familiar, profissional, eclesial: sirvo como Jesus ou tiranizo e oprimo como os grandes desta terra? Reflitamos nesta frase da Madre Teresa de Calcutá: “O fruto do silencio é a oração. O fruto da oração é a fé. O fruto da fé é o amor. O fruto do amor é o serviço. O fruto do serviço é a paz”. Reflitamos também neste texto do Papa Francisco: “Um segundo elemento que gostaria de realçar no exercício da autoridade é o serviço: nunca nos devemos esquecer que o poder verdadeiro, a qualquer nível, é o serviço, que tem o seu ápice luminoso na Cruz. Bento XVI, com grande sabedoria, recordou muitas vezes à Igreja que se para o homem, com frequência, autoridade é sinónimo de posse, de domínio, de sucesso, para Deus autoridade é sempre sinónimo de serviço, de humildade e de amor; significa entrar na lógica de Jesus que se inclina para lavar os pés aos Apóstolos (cf. Ângelus, 29 de Janeiro de 2012), e diz aos seus discípulos: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores... Não seja assim entre vós — é este precisamente o lema da vossa assembleia. Entre vós não será assim — quem quiser fazer-se grande entre vós, seja vosso servo» (Mt 20, 25-27). Pensemos no dano que causam ao Povo de Deus os homens e as mulheres de Igreja que são carreiristas ou arrivistas, que «usam» o povo, a Igreja, os irmãos e as irmãs — aqueles a quem deveriam servir — como trampolim para os interesses e as ambições pessoais. Eles causam um dano grande à Igreja” (Discurso às religiosas participantes na assembleia plenária da união internacional das superiores gerais, 8 de maio de 2013).

Para rezar: Senhor, livrai-me da ambição e da tirania no trato com os meus irmãos. Colocai no meu coração a humildade para que possa servir todos com desprendimento, alegria e generosidade, como Vós.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail: arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO