sábado, 29 de novembro de 2014

Primeiro domingo do Advento

«VIGIAI! O SENHOR VEM!»

Iniciamos um novo tempo litúrgico. Eis que chega o tempo da esperança, da preparação, da vigilância. Para que o nosso coração se enriqueça desta certeza: Deus vem. O Senhor vem ao nosso encontro. Para que a nossa vida se inunde de um amor grande: Deus conosco, Emanuel. Para que o nosso ser seja plenamente enriquecido da graça da presença de um Menino que para nós é tudo. Vigiemos, portanto. Vivamos atentos. Preparemos todo o nosso interior para a chegada de Deus!

Textos: Is 63, 16-17.19; 64, 2-7; 1 Cor 1, 3-9; Mc 13, 33-37

EVANGELHO Mc 13,33-37 - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!"

Alertas! Vigiai!

Pe. Antonio Rivero, L.C.

A partir de hoje até o dia do Batismo do Senhor, o domingo seguinte à Epifania, percorreremos com a fé e o amor seis semanas litúrgicas de “tempo forte” nas que celebramos a Boa Notícia: a vinda do Senhor. Advento é um tempo anual para contemplar a vinda de Cristo ao mundo, esperá-la, desejá-la, prepará-la nas nossas vidas e, em definitiva, celebrá-la. A vinda histórica de Cristo, que comemoramos no Natal, deixa em nós o desejo de uma vinda mais plena. Por isso dizemos que no Advento celebramos uma triplice vinda do Senhor:
(1) a histórica, quando assumiu a nossa mesma carne para fazer presente no mundo a Boa Notícia de Deus;
(2) a que se realiza agora, cada dia, através da Eucaristia e dos outros sacramentos, e através de tantos sinais da sua presença, começando pelos sinais dos irmãos, e dos irmãos pobres;
(3) e finalmente, a vinda definitiva, no final dos tempos, quando chegará à plenitude o Reino de Deus na vida eterna.
O que necessitamos? Estar atentos e vigilantes na esperança, preparar e limpar o coração, e acolhê-lo com alegria, como João Batista, Maria e José. Vinde, Senhor Jesus, e não demoreis!

O Nosso Amo, que foi de viagem e quem vemos com a fé, pode voltar para casa em qualquer momento. Nós, servidores deste Amo, devemos estar preparados (evangelho) para recebê-lo quando chegar e prestar contas da administração dos seus bens e dons (segunda leitura) que nos confiou com tanta confiança e amor. Não endureçamos o nosso coração, afastando-nos dos seus mandamentos e conselhos dados para a fiel administração destes bens (primeira leitura).

Em primeiro lugar, alertas e vigiai! Preparemo-nos para a Parusia, que será a manifestação gloriosa do Senhor no final dos tempos. Maranatha. Vem, Senhor Jesus! Era o grito dos primeiros cristãos, proclamando sua fé e esperança em Jesus ressuscitado junto com o desejo de que o Senhor se mostrasse publicamente como Rei da Igreja, das nações e do universo, como juiz que dá a vitória aos bons e permite a caída dos maus. A Igreja-e nós com ela- espera este acontecimento com impaciência, deseja ansiosamente o Advento final, a redenção consumada, em retorno em glória, o dia do Senhor, o fim do exílio e a entrada definitiva na eternidade. A Igreja- esposa que nunca deixa de suspirar pelas suas bodas eternas, que nunca se cansa de desejar o seu encontro definitivo com o Esposo, tal como deixa transparecer nos textos da liturgia do Advento: não tardes, já está perto, já está aqui. Com quais atitudes devemos nos preparar para este Advento final? Com esperança gozosa, com os nossos olhos fixos na eternidade, agradecidos no coração por todos os bens que Deus pôs em nossas mãos e com o esforço em cuidá-los e fazê-los produzir em obras de caridade, de justiça, humildade e pureza (primeira leitura).

Em segundo lugar, alertas e vigiai! Preparemo-nos para comemorar um ano mais o Natal e renová-lo no nosso coração. Com quais atitudes? Dado que o Natal condensa em si o passado (Belém) e o futuro (parusia), temos que vivê-lo na firmeza da fé que nos levará à vigilância e à sobriedade (evangelho). Primeiro, firmes na fé para não deixarmo-nos levar da onda das falsas ideologias e dos erros do tempo (ideologia de gênero, manipulação da linguagem genética, confusão doutrinal deliberada, propensa ao imanentismo e ao mito do progresso indefinido e do paraíso na terra...) e não perder nunca de vista a pátria definitiva. E segundo, sendo sóbrios e vigilantes para usar e não abusar das coisas deste mundo, não criar raízes de querências exageradas nesta terra, porque a figura deste mundo desaparece. Assim passaremos pelos bens temporais sem perder os eternos.

Finalmente, alertas e vigiai! Preparemo-nos para descobrir a vinda escondida de Cristo nesse pobre que encontramos no nosso caminho ou que toca a porta da nossa casa; nesse irmão que nos feriu, nessa cruz da doença que se cravou no nosso corpo, nessa noite escura da nossa alma quando não vemos perspectiva na vida ou não sentimos Deus. Com quais atitudes preparar-nos para descobrir a vinda de Cristo aqui? Estejamos com os olhos abertos de bons samaritanos, com o coração sensível que capta como um sismógrafo os batimentos do coração do necessitado e com as mãos abertas à caridade efetiva e generosa.

Para refletir:
1. Como devo viver o Advento?
2. Como ajudar a viver o Advento os meus familiares e amigos?
3. Qual presente eu quero levar para Cristo no Natal para fazê-lo sorrir?

Para rezar:
Vinde, Senhor Jesus! Vinde aos nossos corações, renascendo na festa do Natal. Vinde no final dos tempos, clausurando a história do mundo com o vosso amor. Porém, vinde também agora na Eucaristia, neste sacramento que devemos celebrar “até voltardes”. E quando entrardes nas nossas almas depositai a semente da esperança. Fazei que não tiremos o passaporte definitivo neste mundo passageiro. Que a vossa Mãe Santíssima nos tome pela mão para não nos perdermos neste caminho à eternidade.

Para entender o evangelho de São Marcos

O evangelista que nos acompanhará neste ciclo B será são Marcos.  É o evangelho mais breve dos quatro. Marcos centra todo o seu livro na pessoa de Jesus, na sua conduta, nos seus fatos e no que Ele disse, na sua personalidade, nos conflitos que teve com as autoridades do seu tempo, na sua estreita relação com os discípulos. Não pretende sistematizar a sua doutrina, mas apresentar a sua pessoa, as suas relações e intenções. Apresenta Jesus como uma figura viva e humana, mas claramente como Messias e Filho de Deus. E apresenta também a vida da comunidade cristã: as suas preocupações e suas dificuldades, e os seus esforços por compreender e seguir Jesus. Por isso apresenta o Messias que prega, que cura, que livra do mal, mas ao mesmo tempo é perseguido e humilhado, e que no final triunfará na sua ressurreição.

Retrata também, narrando a atitude dos primeiros discípulos, o perfil dos bons seguidores de Jesus. Em todo o evangelho se descreve a estreita relação de Jesus com os seus discípulos, os quais Ele acompanha no seu lento processo de maduração e de mudança de mentalidade, e os que Ele envia para uma missão continuadora da sua missão.

Marcos apresenta estes discípulos, homens e mulheres, como modelos para as seguintes gerações. Também nós, no século XXI, vemo-nos refletidos neles: pessoas de boa vontade, que tentamos crer e seguir Jesus, porém fracos, lentos para compreendermos a identidade e as intenções do Mestre e, nos momentos claves, covardes.

Seguir Cristo é difícil, são Marcos nos faz entender isto. Temos que aceitar a cruz. É preciso ser cristãos também nos momentos difíceis.

O evangelho de Marcos nos interpela. Não nos conta, para curiosidade histórica, o que aconteceu naqueles tempos. Porém, provoca-nos continuamente a pensar: o que Jesus está me dizendo neste episodio, com estas palavras?  O que devemos mudar para ser verdadeiro seguidor de Cristo?

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO