sábado, 29 de novembro de 2014

ADVENTO

O Advento 2015 começa no próximo domingo, 1º de dezembro de 2014.
A maioria de nós tem uma compreensão intuitiva do Advento, com base na experiência, mas o que os documentos oficiais da Igreja, na verdade, dizem a respeito do Advento?
Aqui estão algumas das perguntas básicas e (oficiais) respostas sobre o Advento.
Algumas das respostas são surpreendentes!
Aqui vamos nós. . .
Por JIMMY AKIN

1. Qual é o propósito do Advento?
O Advento é um tempo no calendário litúrgico da Igreja - especificamente, é um tempo no calendário da Igreja Latina, que é a maior parte da Igreja daquelas em comunhão com o papa.
Outras Igrejas Católicas - assim como muitas igrejas não católicas - têm a sua própria celebração do Advento.
De acordo com as Normas Gerais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário:
O Advento tem um caráter duplo:
· como um tempo de preparação para o Natal, quando a primeira vinda de Cristo nos é lembrada;
· como uma época em que que a memória dirige a mente e o coração para aguardar a Segunda Vinda de Cristo no fim dos tempos.
O Advento é, portanto, um período de devota e alegre expectativa.
Nós tendemos a pensar o Advento somente como um tempo em que nos preparamos para o Natal, ou a primeira vinda de Cristo, mas, como as Normas Gerais apontam, é importante que nós também lembremos ele como uma celebração em que estamos ansiosos para a Segunda Vinda de Cristo.
Propriamente falando, o Advento é uma época que traz à mente as duas vindas de Cristo.

2. Que Cores Litúrgicas são usadas no Advento?
Dias especiais e certos tipos de celebrações podem ter suas próprias cores (por exemplo, vermelho para os mártires, preto ou branco nos funerais), mas a cor normal para o Advento é violeta (roxo). A Instrução Geral do Missal Romano oferece:
A cor violeta ou roxo é usada no Advento e na Quaresma. Elas também podem ser usadas em ofícios e missas para os mortos.
Em muitos lugares, há uma notável exceção do terceiro domingo do Advento, conhecido como Domingo Gaudete:
A cor rosa pode ser usada, onde esta é a prática, no domingo Gaudete (terceiro domingo do Advento) e Laetare (IV Domingo da Quaresma) [IGMR 346f].

3. É o Advento um tempo penitencial?
Muitas vezes pensamos no Advento como um tempo penitencial, porque a cor litúrgica do Advento é violeta (roxo), como a cor da Quaresma, que é um tempo penitencial.
No entanto, na realidade, o Advento não é um tempo penitencial. Surpresa!
De acordo com o Código de Direito Canônico:
Can. 1250 - Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras d o ano e o tempo da Quaresma.
Embora as autoridades locais possam estabelecer dias penitenciais adicionais, esta é uma lista completa dos dias penitenciais e tempos da Igreja Latina como um todo, e o Advento não é um deles.

4. Quando é que o Advento começa e termina?
De acordo com as Normas Gerais:
O Advento, neste ano de 2014-2015 começa com as I Vésperas do domingo que cai sobre o próximo 30 de Novembro e termina antes da oração das I Vésperas do Natal.

O 1º Domingo do Advento pode variar entre 27 de novembro e 3 de dezembro, dependendo do ano.
No caso do domingo, a oração das I Vésperas é feita na noite do dia anterior (sábado). De acordo com a Instrução Geral da Liturgia das Horas:
96. Quando a Missa é precedida imediatamente das Vésperas, estas ligam-se à Missa da mesma forma que as Laudes. Note-se, porém, que não se podem celebrar as primeiras Vésperas das solenidades, domingos e festas do Senhor que ocorram ao domingo, senão depois de celebrada a Missa do dia anterior ou sábado.
Isso significa que o Advento começa na noite de sábado caindo entre 26 de novembro e 2 de dezembro (inclusive), e termina na noite de 24 de Dezembro, que detém as I Vésperas do Natal (25 de dezembro).

5. Qual é o papel dos domingos do Advento?
Há quatro domingos do Advento. As Normas Gerais estabelecem:
Os domingos deste tempo são nomeados o Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto domingos do Advento [N. 41].
Já mencionamos que o Terceiro Domingo do Advento tem um nome especial -. Domingo Gaudete. Gaudete é a palavra latina para "Alegra-te", que é a primeira palavra do intróito da Missa deste dia.
A Igreja atribui particular importância a estes domingos, e eles têm precedência sobre as outras celebrações litúrgicas. Assim, as Normas Gerais estabelecem:
Devido à sua importância especial, a celebração dominical dá lugar apenas para solenidades ou festas do Senhor. Os domingos do tempo do Advento, da Quaresma e da Páscoa, no entanto, tem precedência sobre todas as solenidades e festas do Senhor. Solenidades que ocorrem nesses domingos são observadas no sábado anterior.
(NT. No Brasil a CNBB tem indulto para estabelecer que uma Solenidade ocupe a precedência em relação ao domingo do Advento. É o caso do dia 08 de dezembro – dia da Imaculada Conceição).
Você também não pode celebrar missas fúnebres nos domingos do Advento:
Entre as Missas de defuntos está em primeiro lugar a Missa exequial, que pode celebrar-se todos os dias, exceto nas solenidades de preceito, na Quinta-Feira da Semana Santa, no Tríduo Pascal e nos domingos do Advento, Quaresma e Tempo Pascal, observando, além disso, o que deve ser observado segundo as normas do direito.

6. O que acontece nos dias de semana do Advento?
É especialmente recomendado que homilias sejam dadas nos dias de semana do Advento. A Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) afirma:
Nos domingos e festas de preceito, deve haver homilia em todas as Missas celebradas com participação do povo, e não pode omitir-se senão por causa grave. Além disso, é recomendada, particularmente nos dias feriais do Advento, Quaresma e Tempo Pascal, e também noutras festas e ocasiões em que é maior a afluência do povo à Igreja [66].
As Normas Gerais também apontam um papel especial para os dias úteis da semana que antecedem o Natal:
Os dias da semana de 17 de dezembro a 24 de dezembro, inclusive, servem para preparar mais diretamente para o nascimento do Senhor.
Este papel especial é ilustrado, por exemplo, nas leituras das escrituras utilizadas na liturgia nestes dias.

7. Como as igrejas devem ser decoradas Durante o Tempo do Advento?
A Instrução Geral do Missal Romano indica:
Haja moderação na ornamentação do altar. No tempo do Advento ornamente-se o altar com flores com a moderação que convém à índole deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor. No tempo da Quaresma não é permitido adornar o altar com flores. Excetuam-se, porém, o domingo Laetare (IV da Quaresma), as solenidades e as festas. [IGMR 305].

8. Como a música deve ser executada durante o Advento?
A Instrução Geral do Missal Romano nos diz:
No tempo do Advento usem-se o órgão e outros instrumentos musicais com a moderação que convém à índole deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor. No tempo da Quaresma só é permitido o toque do órgão e dos outros instrumentos musicais para sustentar o canto. Excetuam-se, porém, o domingo Laetare (IV da Quaresma), as solenidades e as festas. [IGMR 313].

9. O ‘Gloria’ é dito ou cantado Durante o Advento?
Nenhum dos dois. A Instrução Geral do Missal Romano afirma:
(O Hino de Louvor – Glória a Deus nas alturas...) Canta-se ou recita-se nos domingos fora do Advento e da Quaresma, bem como nas solenidades e festas, e em particulares celebrações mais solenes [IGMR 53].

10. Quais devoções privadas podemos ser usadas para favorecer o crescimento da fé em Deus Durante o Advento?
Há uma variedade de devoções particulares que a Igreja reconhece para o uso durante o Advento. A mais famosa é a coroa do Advento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO