sexta-feira, 30 de maio de 2014

Novena em honra do Espírito Santo – Composta pela Beata Elena Guerra

2º dia

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo Senhor Nosso, Amém!

HINO AO ESPÍRITO SANTO

Ó vinde, Espírito Criador,
as nossas almas visitai,
e enchei os nossos corações
com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor,
do Deus excelso o dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor,
a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons,
e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós,
por nós seus feitos proclamais.

A nossa mente iluminai,
os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai,
qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli,
e concedei-nos vossa paz;
se pela graça nos guiais,
o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador
por vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor,
fazei-nos sempre firmes crer.

ORAÇÃO ANTES DA MEDITAÇÃO
Ó Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa! Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, digne-se a visitar com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com Tua Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundância de Vossas divinas misericórdias. Amém!

MEDITAÇÃO - O Espírito Santo habita em nós
É esta uma consoladora verdade expressa no Evangelho (Cf. Mt 10, 20), e confirmada pelo Apóstolo Paulo quando escreve aos Coríntios: “Não sabeis que o Espírito Santo habita em vós? E não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?”  É também por isso que a Igreja Católica se alegra em chamar o Divino Espírito de “Doce Hóspede da Alma”.
Hóspede que reveste da graça santificante, que irriga da divina luz, que a faz capaz de obras merecedoras da vida eterna.
Segundo São Tomás, o Espírito Santo é para nossa alma o que a alma mesma é para o nosso corpo.
E assim, como um corpo não pode viver sem a alma, uma alma privada do Espírito Santo é morta, morta para a graça, morta ao santo amor, e incapaz de conquistar méritos para o Céu. Ai de quem expulsa com o próprio pecado o Doce
Hóspede da Alma, porque expulsa o amor, a graça e perde a própria vida.
Sim, ó Cristão, o Espírito habita em ti. E se tens fé, deves estar convicto sempre desta verdade: Nunca te encontrarás sozinho. Está contigo o Doce Hóspede da Alma.
Está contigo de dia e de noite, na fadiga e no repouso, na deficiência e na prosperidade. Contigo estará (e mais o do que nunca) na oração e na tribulação. Ah, se tu soubesses te valer da presença de um amigo tão bom e poderoso! Se nas tentações, nos perigos e nas angústias te recordasses que possuis o Espírito Santo dentro de ti! E se a Ele recorresses prontamente quando o preocupasses.
Pare o teu pensamento algumas vezes durante o dia na consideração desta dulcíssima verdade: O Espírito Santo habita em mim! Se pensares assim, não terás apenas alegrias, mas também novas forças para avançar nos caminhos da virtude.

ORAÇÃO
Ó Altíssimo Deus, que em tudo sempre sois Admirável e grande, mas ainda mais nas obras de amor, elegestes a alma cristã para Vosso Tabernáculo e não só lhe conferistes Vossos bens, mas doastes a Vós mesmo.
Ah! Se a Vossa bondade fosse ao menos apreciada por algumas almas, e se Vós não fosses tão contristado e ofendido por essas almas que deveriam amar-Vos tanto!
Arrependo-me ó Sumo Amor de ter tantas vezes, também eu, Vos contristado com a minha frieza, esquecimento e ingratidão. Arrependo-me também de ter vos expulsado do meu coração e dado lugar ao Vosso eterno inimigo, o pecado, e com esse, o demônio. Mas sei que uma sincera lágrima de arrependimento servirá para chamar-Vos. Sei que sois mais amoroso que uma doce mãe. Sois sempre pronto a perdoar. Por isso, com confiança, Vos digo: Vem ó Espírito Santo; Vem a esta alma que não quer mais contristar-Vos, nem ofender-Vos jamais.

ORAÇÃO FINAL
Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; Sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas.
Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir desta consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

PAI NOSSO.... AVE MARIA.... GLÓRIA AO PAI.... 

INVOCAÇÕES AO ESPÍRITO SANTO 

V. Vem Espírito Santo, ESPÍRITO DA SABEDORIA:
R. Teu fogo penetra toda sabedoria deste mundo. Teu ímpeto derruba o que é poderoso e eleva o que é humilde.

V. Vem Espírito Santo, ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA:
R. Somente em Ti percebemos os mistérios divinos. Só por ti reconhecemos o caminho para o qual somos chamados.

V. Vem Espírito Santo, ESPÍRITO DE CONSELHO:
R. Tu afastas dúvidas e insegurança. Em Ti a vontade do Senhor nos é revelada.

V. Vem Espírito Santo, ESPÍRITO DE FORTALEZA:
R. Em Tua força, os apóstolos, os mártires e os confessores encontram a coragem para testemunhar a Cristo.

V. Vem Espírito Santo, ESPÍRITO DA CIÊNCIA:
R. Na criação reconhecemos o teu Poder, na revelação, a tua Sabedoria; na Redenção, o teu Amor.

V. Vem Espírito Santo, ESPÍRITO DE PIEDADE:
R. Em Ti recebemos o Espírito que nos faz filhos de Deus, e podemos exclamar, cheios de alegria: meu Pai!

V. Vem Espírito Santo, ESPÍRITO DO TEMOR DE DEUS:
R. Só Tu nos tornas capazes de reconhecer o pecado e a santidade divina.

V. Deus poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, tua Igreja vive no Espírito Santo que lhe enviaste. Nós te pedimos: enche todos os cristãos cada vez mais com tua força e os une entre si. Dá-lhes o Espírito da Sabedoria e da Inteligência, do Conselho, da Fortaleza e da Ciência, o Espírito da Piedade e do Temor de Deus. Por Cristo, Nosso Senhor.
R. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO