sábado, 26 de janeiro de 2013

III Domingo do Tempo Comum



«Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura…»
 Ir. Anabela Silva fma

O tempo que nos é dado, é a oportunidade para descobrirmos o rosto de Deus, de reler a História e a nossa história no seu olhar e de perceber o Seu amor. Para entrar nesta dinâmica, que nos distancia dos nossos preconceitos e do cansaço do dia-a-dia, devemos escutar e meditar na Palavra que nos converte, acolhermos o testemunho de quem, como Lucas, graças à pregação de Paulo, conheceu a misericórdia de Cristo e dela fala.

O Evangelho deste Domingo apresenta-nos duas partes bem distintas: o prólogo do Evangelho de S. Lucas e o discurso de Jesus na sinagoga de Nazaré.

A essência do texto bíblico, é que se tome consciência de que o Evangelho é muito mais que uma recolha de fatos mais ou menos importantes da vida de Jesus e dos seus ensinamentos. E Lucas quer-nos alertar para isso. A sua intenção é que os cristãos se convençam da importância decisiva para a história de toda a Humanidade, a vida de Cristo. Lucas entra na dinâmica do testemunho e escreve com muito rigor e solidez os ensinamentos recebidos.

Assim, na segunda parte, encontramos Jesus na sinagoga de Nazaré, a proclamar que todas as profecias se cumprem: Ele é o Messias, o Ungido, Aquele que anuncia aos pobres a felicidade, que liberta os oprimidos e inicia «um ano da graça do Senhor». O Hoje da história do tempo de Jesus, é o Hoje da Igreja, de cada comunidade que vive sob a ação do Espírito Santo.

Evangelho segundo S. Lucas (1, 1-4; 4, 14-21) - «Já que muitos empreenderam narrar os fatos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir, encontrou a passagem em que estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor.” Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.»

SEGUNDA FEIRA

PALAVRA - Já que muitos empreenderam narrar os fatos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da palavra...

Lucas começa por dizer o modo como compilou o seu Evangelho e quais as suas intenções. A sua introdução é uma obra de arte, e baseando-se em alguns esquemas históricos do seu tempo, recorda-nos que se documentou, que escutou testemunhos e procurou nas fontes. É um homem que dá credibilidade científica porque estudou e tem uma atitude crítica perante as informações que quer transmitir. O Evangelho é um fato, um conjunto de fatos e acontecimentos que aconteceram na nossa história e dos quais temos conhecimento de testemunhas diretas que viram com os seus próprios olhos, escutaram com os seus próprios ouvidos, e tocaram com as suas mãos (cfr. Jo 1,1)

MEDITAÇÃO
Todos sabemos como a cultura contemporânea olha com suspeita e de modo superficial para a fé e para o cristianismo. E possivelmente também nós. Estamos convencidos de que a fé é útil, mal também não faz, mas não passa de uma pia devoção. O Evangelho é um livro religioso, Jesus uma figura maravilhosa, mas tudo se confunde: moral, fábulas, doutrina, invenções. Mas sejamos sinceros conosco mesmos: o problema é a preguiça; o problema é o esquecimento: não nos interessa a interioridade, não investimos nem acreditamos.
O convite é que tomemos a sério a nossa fé, que dediquemos tempo à preparação e que tomemos consciência de que a fé vai alimentada, informada, compreendida e averiguada. Sim, porque a fé nasce do testemunho de quem viu e acreditou.

ORAÇÃO
Senhor,
que a Tua Palavra toque o meu coração,
para que o Evangelho
afaste as nuvens do pessimismo e do cansaço
e traga a certeza do Teu amor.
Cria em mim,
o silêncio para escutar a Tua voz,
penetra no meu coração com a espada da Tua Palavra,
para que, à luz da Tua sabedoria,
possa avaliar as coisas terrenas das eternas,
a ser livre e pobre pelo Teu Reino,
testemunhando ao mundo
que Tu estás vivo no meio de nós,
como fonte de fraternidade, de justiça e de paz. Amém.
(Anônimo)

AÇÃO
No tempo que me é dado, procurarei momentos de formação bíblica, não na óptica de pôr tudo em causa, mas na óptica de um caminho de fé.

TERÇA FEIRA

PALAVRA - ...também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado.

Lucas revela-nos a sua seriedade de historiador, que confirma a fé pela qual se deixou envolver. Bem documentado desde as origens, ele redige com rigor para o seu ilustre destinatário, Teófilo, que por bela coincidência quer dizer «amigo de Deus», a fim que possa avaliar a fortaleza da sua fé.

MEDITAÇÃO
O mundo precisa de pessoas como Lucas: decididas e sem medo em testemunhar a fé em Cristo. Nos dias que decorrem, muita gente não acolhe o Evangelho como deve ser acolhido, por isso, não é bem entendido. É mais fácil dizer que são textos complicados, que não se percebem, têm uma linguagem que não se adéqua aos nossos tempos, que é tudo invenção. E o «Teófilo» de hoje, somos nós. Contudo ainda colocamos a questão: o que é o Evangelho de Jesus? A resposta é simples: são escritos bem documentados da história de Jesus de Nazaré, fruto de investigação e de testemunhos credíveis; o conteúdo anuncia a libertação prometida pela Escritura e levada a cabo por Cristo, Ele o Enviado de Deus, consagrado pelo Espírito. São escritos úteis, para nós, cristãos, que medimos a nossa vida pela Palavra, para que tenhamos conhecimento seguro do que nos foi ensinado.

ORAÇÃO
Senhor, quando a vergonha me impede de anunciar-Te,
Senhor, tem piedade de mim.
 (pausa- silêncio)

Senhor, quando o pudor tenta contra
a minha liberdade interior,
Senhor, tem piedade de mim.
(pausa- silêncio)

Senhor, quando procurar um posto de glória,
e fizer tudo para obter aplausos,
Senhor, tem piedade de mim.
(pausa- silêncio)

Senhor, quando não acolher a Tua graça
no hoje da minha vida,
Senhor, tem piedade de mim.
(pausa- silêncio)

Senhor, quando não receber a Boa Nova
e não viver com esperança
Senhor, tem piedade de mim.

AÇÃO
Hoje, sentindo-me interpelado pela Palavra de Deus, escrevo a minha meditação e partilho com alguém, entregando-lhe escrita num postal.

QUARTA FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos.

Depois de ser batizado por João Baptista no Rio Jordão, das tentações vividas no deserto, eis que Jesus volta para a Galileia, com a força do Espírito. O Espírito consagrou-o instrumento definitivo de salvação que age no hoje da história. Inspirado pela Sua presença falava como quem tem autoridade (diferente da dos escribas) e a sua fama rapidamente se espalhou pela região. Ensinando nas sinagogas pregava com a convicção de quem não se prega a si mesmo, mas a Boa Nova.

MEDITAÇÃO
De fato é Jesus quem ensina como fazer o anúncio da Boa Nova, do Evangelho. A sua ação torna-se um fato público e recebe elogios de todos. Com a força do Espírito, também nós somos chamados a levar a Boa Nova do Reino. Hoje, com todo o meu ser, corpo, alma e mente, com o meu agir e o meu dizer, o Reino está aqui, entre nós, inicia a sua ação libertadora de qualquer forma de mal e de escravidão. Somos instrumentos do Espírito; do Espírito que recebemos no Batismo e nos tornou filhos de Deus, filhos muito amados. Hoje, toca a nós: alcançados pela Palavra, impelidos pelo Espírito e tocados pelos gestos de Cristo, anunciamos com convicção a feliz notícia da salvação.

ORAÇÃO
Senhor Jesus,
Tu és a Boa Nova para o meu coração inquieto
que procura paz.
Tu és o Messias, e já chegaste.
A Palavra que chegou
aos meus ouvidos, aqui e agora,
tornou-se realidade.
Tu és o Hoje da misericórdia de Deus,
dentro da banalidade
e insignificância dos meus dias.
Senhor Jesus,
que eu seja capaz de testemunhar
o fascínio da Tua presença,
 mesmo no meio das forças da oposição.
 Ensina-me a caminhar
 com confiança,
 como Tu caminhaste
 pelas estradas da Galileia,
 conquistando o espaço
 de uma inigualável liberdade. Amém.
 (Anônimo)

AÇÃO
Hoje, proponho na minha família ou comunidade, a renovação das promessas batismais. Na dificuldade de concretizar, procuro a ajuda de algum sacerdote, catequista ou religiosa.

QUINTA FEIRA

PALAVRA - Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-se para fazer a leitura.

Jesus regressa à terra onde passou a maior parte da sua vida e que O viu crescer. As pessoas conheciam-n’O, pelo menos pensavam conhecê-lo. Jesus volta para o meio das pessoas que o viram fazer-se homem. E como era costume, dirige-se à sinagoga, e por sua iniciativa levanta-se para fazer a leitura, para proclamar uma mensagem.

MEDITAÇÃO
É interessante pensar que foi na terra que O viu crescer, Nazaré, que Jesus inicia a sua missão e dá a conhecer o seu programa, toda a sua atividade. É preciso dar o pontapé de saída para que as profecias se comecem a realizar. Realizar-se-á o sonho do povo israelita. Jesus o concretizará com a sua presença, uma presença divina. Ele é o «sim» de Deus ao grito do homem que procura ajuda, é o cumprimento dos empenhos assumidos por Deus para com o seu Povo. Jesus, é o «sim» de Deus na nossa existência; em nós Ele proclama e é a Palavra a realizar-se, a cumprir-se para nos salvar. Ele vem à nossa “terra”, entra no santuário do nosso coração, levanta-se e fala; liberta o coração, transforma a nossa vida e o nosso destino, abrindo-o à comunhão com Deus.

ORAÇÃO
O Senhor concede-me a alegria da Tua Palavra e do meu acreditar em Ti:
A Tua Palavra anima a alma, alenta, gera confiança, torna-me forte.
 A Tua Palavra é verdadeira, porque manifesta tudo o que verdadeiramente conta na vida de cada pessoa, manifestando-lhe a sua verdadeira natureza de filho de Deus.
 Uma palavra límpida porque ilumina o olhar, fazendo com que o homem veja a realidade com os olhos de Deus, veja a vida, assim, como Deus a contempla e avalie cada coisa com a sabedoria do Altíssimo.
As tuas palavras, Senhor, são espírito e vida. (Oração de um sacerdote)

AÇÃO
Se a Palavra se cumpre no hoje da minha vida, farei um pequeno projeto: tentar saber se existe na minha área de residência ou de acordo com o pároco ou outras organizações de solidariedade, pessoas que moram sozinhas ou doentes. Como voluntário oferecer-me-ei para prestar o meu serviço e partilhar um pouco do meu tempo com essas pessoas.

SEXTA FEIRA

PALAVRA - Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir, encontrou a passagem em que estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor.”

Na sinagoga entregam-lhe para ler o livro do profeta Isaías e escolhe a passagem em que o profeta anuncia o regresso do Povo de Israel do exílio da Babilônia. Uma passagem de libertação, de regresso a casa, de alegria que volta à vida dos israelitas.

MEDITAÇÃO
Naquele dia, naquela sinagoga, Jesus limita-se, a partir das profecias, a abrir os olhos aos seus conterrâneos. O tempo da espera terminou. O tempo de Deus e o seu amor para com a humanidade manifestar-se-ia nos gestos e palavras de Jesus de Nazaré. Citando Isaías, Jesus declara que é o Messias esperado. Ele é o vértice de uma longa revelação divina, de um progressivo expor-se de Deus na história dos homens, para revelar o Seu Rosto misericordioso e conceder a todos a salvação. Este é o nosso Deus: age em nós pela força do Espírito, mesmo “vestido” de ritos e palavras humanas, Ele age sacramentalmente em nós. A sua Palavra e a sua presença sacramental na nossa existência, redime-nos, ilumina-nos, restitui-nos a liberdade e concede-nos um ano da graça do Senhor.  

ORAÇÃO
Ò Pai, Tu és grande
e nos queres bem,
por isso enviaste Cristo,
Rei e Profeta,
para anunciar aos pobres
a feliz notícia do teu Reino,
faz que a Sua Palavra
que hoje ecoa pela Igreja,
nos edifique em um só corpo
e nos faça instrumento
de salvação.
Com a Tua graça,
possamos ser testemunhas credíveis,
formados pela Palavra Viva. Amém.

AÇÃO
Seria um bom projeto de caminho na fé e vivência da mesma, procurar formação na linha da compreensão dos sacramentos. Assim, acolheria a essência de cada um e possivelmente viveria com mais fervor a presença de Deus na minha vida.

SÁBADO

PALAVRA - Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.”

Normal que Jesus tivesse lido a passagem de Isaías. Normal que depois de feita a leitura se preparasse para dizer algo acerca da mesma. Lucas, como bom redator, descreve com perícia os movimentos de Jesus: enrola o livro, entrega-o ao ajudante e senta-se. Podemos imaginar o silêncio que pairava naquela sinagoga. Os olhares fixaram-se n’Ele, na expectativa de uma explicação, mas Jesus remata, para surpresa de muitos: Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir. Jesus anuncia que as promessas feitas por Deus, através dos profetas, se cumprem n’Ele.

MEDITAÇÃO
Jesus, como Salvador, é a essência dos Evangelhos e Ele proclamará isso desde o início da sua atividade. A Boa Nova é fonte de alegria interior para quem descobre o amor de Deus e a ele se abandona, porque sabe que Ele oferece um projeto de vida que vai para além dos nossos sonhos e conquistas, é um projeto de eternidade. Quem encontra Jesus recebe a libertação, vê segundo a Sua óptica, recomeça, crê e confia. Para quem acolhe a mensagem é um ano de graça. Muitos de nós, assim como alguns no tempo de Jesus, pensarão: utopias e ilusões, condenados ao fracasso…puros sonhos! Não, a Palavra cumpre-se hoje, porque Jesus é salvação para mim, para ti, para cada um que existe à face da terra. A única condição: acreditar n’Ele, no poder do seu amor. Deste modo, se a Palavra se cumpre no hoje da nossa existência, com Ele seremos canais e sinais do Seu Amor. O acolhimento e a vivência dos sacramentos é o cumprimento da vida de Deus no hoje da nossa história. Alinhemos a nossa vida – pensamentos, palavras, atitudes- ao nível da Palavra de Deus.

A Palavra que hoje se cumpre, confia-nos uma missão:

Levar o anúncio a todos os homens que esperam a feliz notícia de um Pai que os ama;

Levar a Luz verdadeira onde reinam as trevas das falsas ideologias, dos falsos misticismos, ocultismos e magia que pensam saciar a sede de infinito do coração humano;

A quebrar as cadeias que escravizam o homem dos nossos tempos;

Lutar, mesmo pagando com a vida, por um mundo mais justo e solidário, onde cada criatura tenha a garantia de uma vida digna.

ORAÇÃO
Senhor Jesus,
que o meu coração conheça a Tua santidade,
que eu veja a glória do Teu rosto.
Do Teu Ser e da Tua Palavra,
do Teu agir e do Teu desígnio
faz-me chegar à certeza
de que só a verdade e o amor
me podem salvar.
Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida,
és o Princípio da nova criação,
dá-me ousadia para testemunhar,
fidelidade que persevera,
confiança que recomeça sempre
cada vez que tudo parece desmoronar.
Amém.

AÇÃO
A Palavra de Deus não são velhas histórias do passado. A Palavra de Deus revela muitas atitudes que como cristãos devemos valorizar e viver no dia-a-dia. Recordo algumas e faço passar à vida: acolher quem se sente triste, visitar algum doente, dar o primeiro passo para perdoar, acolher a diversidade de culturas, rezar, dar um pouco do meu tempo a alguma causa de solidariedade… viver bem os sacramentos, agradecer pelo bem que se faz, apelar e lutar pela justiça, ajudar emigrantes, partilhar os bens e os dons que tenho … fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que Deus aconteça no hoje da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO