quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

3 de janeiro - Féria do Natal



Santíssimo Nome de Jesus

O mês de janeiro é dedicado ao Santo Nome de Jesus. Através dessa devoção, a Igreja recorda-nos o poder do Nome de Cristo.

ORAÇÃO - Ó Deus, que constituístes o vosso Filho Unigênito, Salvador de toda a humanidade, e mandastes que fosse chamado Jesus, concedei que, venerando o seu santo Nome na terra, gozemos de sua presença nos céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Jo 1,29-34): No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia’! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: «Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!».

Comentário: Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret (Vic, Barcelona, Espanha)

Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus

Hoje, esta passagem do Evangelho de São João imerge-nos plenamente na dimensão testemunhal que lhe é própria. Testemunha é a pessoa que comparece para declarar a identidade de alguém. Pois bem, João apresenta-se-nos como o profeta por excelência, que afirma a centralidade de Jesus. Vejamo-lo sob quatro pontos de vista.

Afirma-a, em primeiro lugar, como um vidente que exorta: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo» (Jo 1,29). Fá-lo, em segundo lugar, reiterando convictamente: «É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia’ (Jo 1,30). Confirma-o consciente da missão que recebeu: «Vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel” (Jo 1,31). E, finalmente, voltando à sua qualidade de vidente, afirma: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi» (Jo 1,33-34).

Perante este testemunho, que conserva dentro da Igreja a mesma energia de há dois mil anos, perguntemo-nos, irmãos: —No meio de uma cultura laicista que nega o pecado, contemplo Jesus como Aquele que me salva do mal moral? —No meio de uma corrente de opinião que vê em Jesus somente um homem religioso extraordinário, creio nele como Aquele que existe desde sempre, antes de João, antes da criação do mundo? —No meio de um mundo desorientado por mil ideologias e opiniões, aceito Jesus como Aquele que dá sentido definitivo à minha vida? —No meio de uma civilização que marginaliza a fé, adoro Jesus como Aquele em Quem repousa plenamente o espírito de Deus?

E uma última pergunta: —O meu “sim” a Jesus é tão profundo que, como João, também eu proclamo aos que conheço e me rodeiam: «Dou-vos testemunho de que Jesus é o filho de Deus!»?

Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm

Reflexão
*No Evangelho de João história e símbolo se misturam. No texto de hoje, o simbolismo consiste sobretudo em evocações de textos conhecidos do Antigo Testamento que revelam algo a respeito da identidade de Jesus.

Nestes poucos versos (João 1,29-34) existem as seguintes expressões com densidade simbólica:
1) Cordeiro de Deus;
2) Tirar o pecado do mundo;
3) Existia antes de mim;
4) A descida do Espírito sob a imagem de uma pomba;
5) Filho de Deus.

*1. Cordeiro de Deus. Este título evocava a memória do êxodo. Na noite da primeira Páscoa, o sangue do Cordeiro Pascal, passado nas portas das casas, tinha sido sinal de libertação para o povo (Ex 12,13-14). Para os primeiros cristãos Jesus é o novo Cordeiro Pascal que liberta o seu povo (1Cor 5,7; 1Pd 1,19; Ap 5,6.9).

*2. Tirar o pecado do mundo. Evoca a frase tão bonita da profecia de Jeremias: “Ninguém mais precisará ensinar seu próximo ou seu irmãos dizendo: “Procure conhecer a Javé” Por que todos, grandes e pequenos, me conhecerão, pois eu perdôo suas culpas e esqueço seus erros” (Jer 31,34).

*3. Existia antes de mim. Evoca vários textos dos livros sapienciais, nos quais se fala da Sabedoria de Deus que existia antes de todas as outras criaturas e que estava junto de Deus como mestre-de-obras na criação do universo e que, por fim, foi morar no meio do povo de Deus (Prov 8,22-31; Eclo 24,1-11).

*4. Descida do espírito como imagem de uma pomba. Evoca a ação criadora onde se diz que “o espírito de Deus pairava sobre as águas “ (Gn 1,2). O texto de Gênesis sugere a imagem de um pássaro que fica esvoaçando em cima do ninho. Imagem da nova criação em andamento através da ação de Jesus.

*5. Filho de Deus: é o título que resume todos os outros. O melhor comentário deste título é a explicação do próprio Jesus: “As autoridades dos judeus responderam: "Não queremos te apedrejar por causa de boas obras, e sim por causa de uma blasfêmia: tu és apenas um homem, e te fazes passar por Deus." Jesus disse: "Por acaso, não é na Lei de vocês que está escrito: 'Eu disse: vocês são deuses'? Ninguém pode anular a Escritura. Ora, a Lei chama de deuses as pessoas para as quais a palavra de Deus foi dirigida. O Pai me consagrou e me enviou ao mundo. Por que vocês me acusam de blasfêmia, se eu digo que sou Filho de Deus? Se não faço as obras do meu Pai, vocês não precisam acreditar em mim. Mas se eu as faço, mesmo que vocês não queiram acreditar em mim, acreditem pelo menos em minhas obras. Assim vocês conhecerão, de uma vez por todas, que o Pai está presente em mim, e eu no Pai." (Jo 10,33-39).

LADAINHA DO SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

         SENHOR, tende piedade de nós.
         JESUS CRISTO, tende piedade de nós.
         SENHOR, tende piedade de nós.
         JESUS CRISTO, ouvi-nos.
         JESUS CRISTO, atendei-nos.
         PAI CELESTE, que sois DEUS, tende piedade de nós.
         FILHO, Redentor do mundo, que sois DEUS, tende…
         SANTÍSSIMA TRINDADE, que Sois um só DEUS,

         JESUS, filho de DEUS vivo,
         JESUS, pureza da luz eterna,
         JESUS, rei da glória,
         JESUS, sol de justiça,
         JESUS, filho da Virgem Maria,
         JESUS amável,
         JESUS, admirável,
         JESUS, DEUS forte,
         JESUS, pai do futuro século,
         JESUS, anjo do grande conselho,
         JESUS, poderosíssimo,
         JESUS, pacientíssimo,
         JESUS, obedientíssimo,
         JESUS, manso e humilde de coração,
         JESUS, amante da castidade,
         JESUS, amador nosso,
         JESUS, DEUS da Paz,
         JESUS, autor da vida,
         JESUS, exemplar das virtudes,
         JESUS, zelador das almas,
         JESUS, nosso refúgio,
         JESUS, pai dos pobres,
         JESUS, tesouro dos fiéis,
         JESUS, boníssimo pastor,
         JESUS, luz verdadeira,
         JESUS, sabedoria eterna,
         JESUS, bondade infinita,
         JESUS, nosso caminho e nossa vida,
         JESUS, alegria dos anjos,
         JESUS, rei dos patriarcas,
         JESUS, mestre dos apóstolos,
         JESUS, doutor dos evangelistas,
         JESUS, fortaleza dos mártires,
         JESUS, luz dos confessores,
         JESUS, pureza das virgens,
         JESUS, coroa de todos os santos.

         Sede-nos propício, perdoai-nos, JESUS.
         Sede-nos propício, ouvi-nos JESUS. 

         De todo o mal, livrai-nos JESUS.
         De todo o pecado, livrai-nos JESUS.
         De Vossa ira,
         Das ciladas do demônio,
         Do espírito da impureza,
         Da morte eterna,
         Do desprezo das Vossas inspirações,
         Pelo mistério da Vossa Santa Encarnação,
         Pela Vossa natividade,
         Pela Vossa infância,
         Pela Vossa santíssima vida,
         Pelos Vossos trabalhos,
         Pela Vossa agonia e paixão,
         Pela Vossa cruz e desamparo,
         Pelas Vossas angústias,
         Pela Vossa morte e sepultura,
         Pela Vossa ressurreição,
         Pela Vossa ascensão,
         Pela Vossa instituição da Santíssima Eucaristia,
         Pelas Vossas alegrias,
         Pela Vossa glória, 

Cordeiro de DEUS, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, JESUS.      
Cordeiro de DEUS, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos,JESUS.      
Cordeiro de DEUS, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, JESUS.       

JESUS, ouvi-nos
JESUS atendei-nos.

OREMOS: Senhor JESUS CRISTO, que dissestes: pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á, nós Vos suplicamos que concedais a nós, que vo-lo pedimos, os sentimentos afetivos de Vosso divino amor, a fim de que nós Vos amemos de todo o coração e que esse amor transcenda por nossas ações. Permiti que tenhamos sempre, Senhor, igual temor e amor pelo Vosso Santo Nome, pois não deixais de governar aqueles que estabeleceis na firmeza do Vosso amor. Vós que viveis e renais para todo o sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO