sábado, 13 de outubro de 2012

Preparando-nos para a festa de Santa Teresa de Jesus

NONO DIA - A IDENTIDADE DA ORAÇÃO CRISTÃ


1. INTRODUÇÃO
    A oração ou meditação é um aspecto fundamental de todas as religiões, incluindo a «new age» ou religião sem Deus. A Comissão Teológica Internacional da Santa Sé, põe em relevo as características essenciais da oração cristã, muitas vezes alteradas ou ignoradas e até postas em perigo por certas técnicas de meditação centradas no «eu», ou num deus impessoal, típicas das religiões orientais.
    Contudo, é reconhecido o valor relativo de técnicas e métodos de outras religiões para facilitar a oração cristã, sempre que não se perca de vista a sua natureza e finalidade.
    A oração cristã tem uma identidade muito própria, bem definida nos pontos seguintes:

2. ENCONTRO PESSOAL
    A oração cristã é um encontro pessoal com um Deus pessoal, vivo e próximo: Lc 11,1 ss.
    O encontro com Deus ajuda-nos no encontro conosco mesmos, na aceitação própria e dos outros.
    Para muitas religiões orientais, a oração é uma técnica de imersão na intimidade de cada um, ou imersão no abismo de uma divindade sem rosto que nos distancia da realidade.
    A «new age» procura um encontro pessoal a novos níveis da consciência para ativar novos poderes; sonha com um auto-realização sem Deus. As técnicas não cristãs, pretendem a auto-purificação, auto iluminação e auto-salvação do homem. 

3. FÉ EM AÇÃO
     A oração cristã é fé em ação. Supõe a aproximação de Deus ao homem e o seu acolhimento na fé e na conversão.
    As religiões pagãs e as técnicas orientais procuram a ascensão do homem para Deus. (Cf. Jo 3,16 ss; Rom 3,23).

4. CENTRADA EM JESUS CRISTO
     Na oração cristã, Jesus é o centro: Col 1,15 ss; Jo 15,5. Não é uma atitude de quem se centra em si próprio, ou no vazio, como se verifica nas técnicas orientais.

5. VINCULADA À HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
     A oração cristã está intimamente ligada à História da Salvação: Tit 3, 4ss. Procura a experiência de Deus nosso Salvador. O orante colabora com a realização do plano de salvação, juntamente com uma multidão de irmãos: 1 Tim 2,1 ss. Maria é para os cristãos um modelo de inserção na História da Salvação, obediente à vontade de Deus, disposta a que Ele faça nela o que quiser.

6. PELO CAMINHO DA CRUZ
    Pelo caminho da renúncia, pela cruz, pela morte do efêmero, a oração cristã conduz à transformação em Cristo e à união transformante com Deus (Mt 16,24 ss; Ef 4, 17-24), como bem apresentam os místicos cristãos.
    Algumas técnicas e formas de meditação não cristãs tendem a converter-se numa fuga para sensações agradáveis, experiências pseudo-místicas, ou curas milagrosas, mediante a experiência do «nirvana», no encontro com o nada, com o vazio. Na experiência cristã, o encontro é com Deus por Cristo.

7. INSERIDA NA VIDA DA IGREJA
    A oração cristã insere o cristãos na vida da Igreja, corpo de Cristo: 1 Cor 12,12 ss; 1 P 2,4; e na vida trinitária: a «inabitação» divina: Jo 14,15-23.
    A oração autêntica nasce do Espírito, conduz ao seio da Trindade, donde emerge, com o amor do Pai, a graça de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo (2 Cor 13,13) para todos os homens.
    A oração cristã não é uma técnica, é dom do Espírito: Rom 8,14-17. É dom da amizade divina.

8. TEXTOS PARA A ORAÇÃO PESSOAL
    Santa Teresinha: «Que grande é o poder da oração!  Dir-se-ia que é uma rainha que a todo o momento tem entrada livre para o rei, podendo alcançar tudo o que pede ... Faço como as crianças que não sabem ler: digo a Deus, com toda a simplicidade, o que lhe quero dizer, sem construir belas frases e, sempre me entende ... Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido ao Céu, um grito de agradecimento e amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria. Enfim, é algo grande, algo sobrenatural que me dilata a alma e me une a Jesus».
    Santo Agostinho: «Deus não manda coisas impossíveis; mas, quando manda, convida-te a fazer o que possas e a pedir o que não consegues, e então, ajuda-te para que consigas».

Oração: Dai-nos,Senhor, a graça de acolhermos a morte como um gesto de entrega total nas vossas mãos misericordiosas afim de que saibamos desejar, como Santa Teresa, o encontro definitivo do nosso ser com a vossa Majestade. Vos suplicamos por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO