sábado, 13 de outubro de 2012

LECTIO DIVINA PARA A XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM


“Vende tudo o que tens, depois, vem e segue-Me.”
 Pe David Teixeira, sd
  
   Deixar tudo para segui-lo. Tudo o que é supérfluo. Tudo o que não faz falta. Porque nos basta uma coisa: Cristo Jesus, a sua causa (o Reino) e a sua Mensagem (o Evangelho). Aquilo que se dá recebe-se depois, enriquecido e ampliado. Uma alegria profunda uma segurança e uma paz inesperada tornam-se “já” (aqui e agora) realidade, a herança permanente de quem se esvaziou de todas as coisas que “pesam” para se “encher” de Jesus e do seu Evangelho. Esta é a nossa missão e a nossa tarefa. Também tu estás disposto a deixar tudo para segui-lo? Porque hoje precisa de ti. Mais: Jesus tem um projeto para ti! Faz-te seu projeto! E segue-O.

EVANGELHO (Mc 10, 17-30) - Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus respondeu: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’». O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!» Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?» Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível». Pedro começou a dizer-Lhe: «Vê como nós deixamos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna».

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?» 
   É uma cena inesperada. Jesus está para ser pôr a caminho e um homem intercepta-o. Ajoelhando-se diante dele, chama-lhe de bom mestre e coloca-lhe uma questão existencial de todos os tempos: o que fazer para conseguir a vida em plenitude. É que a vida em plenitude projeta-se já aqui na terra.

Meditação
   Também eu tenho as minhas questões existenciais, as minhas perguntas e os meus problemas. Também eu procuro, aqui e agora, a vida em plenitude. Também eu me questiono sobre a vida na eternidade. Nessas alturas, sei ir logo ter com Jesus para que me ajude ou procuro as minhas respostas noutros sítios, buscando em vão?

Oração
    Bom Mestre, mais do que andar perdido/a e enganado/a à procura da vida e de uma vida plena e feliz, faz-me dirigir-me a ti, correndo, e perguntar-te o que devo fazer para ter a vida em plenitude, aqui e na eternidade. Porque só tu és o meu porto seguro.

Ação
   Vou procurar ir ter com Jesus e, se puder, de joelhos, ou pelo menos, com humildade e não em tom autoritário, vou colocar-lhe as várias perguntas e problemas que me assaltam ao longo do meu dia, e esperar dele uma resposta que chegará se eu estiver atento/a.

TERÇA-FEIRA

Palavra - Jesus respondeu: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’». O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». 
   Jesus aclara que só de Deus é que vem todo o bem e depois é que responde à questão da vida em plenitude remetendo-o para aquilo que está na lei de Deus sobre o que se deve fazer, remetendo-o para os mandamentos que ele já conhecia e que já praticava desde a sua juventude.

Meditação
   Ao ir até Jesus em pedido de ajuda, ele remete-me para Deus, de quem tudo procede. E num primeiro momento, também me diz que se quero a vida em plenitude, aqui e agora, devo procurar viver segundo os preceitos de Deus, realizando assim a sua vontade. Serei capaz de lhe dizer que isso é o que tenho feito desde a minha juventude?

Oração
   “Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e tudo o que possuo Vós mo destes. A Vós, Senhor, o restituo. Tudo é vosso, disponde de tudo segundo a vossa inteira vontade. Dai-me o vosso amor e a vossa graça, que isso me basta”. (Santo Inácio de Loiola)

Ação
   Vou viver o dia de hoje em ação de graças. Quando me deparar com algum pormenor – a luz ou calor do sol, o sorriso ou olhar de alguém, uma boa notícia ou um elogio, ou até mesmo alguma adversidade - agradeço a Deus porque tudo me é oferecido incondicionalmente por Ele que sabe o que é melhor para mim. Assim agradecido, vou procurar também realizar a sua vontade.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico.
   Jesus, constatando a sinceridade do homem, lança-lhe um olhar de simpatia e um triplo convite radical: vender tudo o que tem, dar esse dinheiro aos pobres e segui-lo, para conseguir um ‘tesouro no Céu’, ou seja, a vida em plenitude. Mas perante tal radicalidade e por causa da sua riqueza, o homem que antes de aproximara de Jesus a correr, agora se retira de semblante anuviado.

Meditação
   Num segundo momento, vendo a minha coerência, também Jesus me lança esses olhares de cumplicidade e me convida a uma relação mais profunda e, portanto, mais radical. Aceito a sua radicalidade ou persisto na minha mediocridade? Mais que vender e dar, o que Jesus espera de mim é desprendimento para mais livre me relacionar com ele, para segui-lo.

Oração
   (Na minha oração de hoje tomo uns breves minutos, procuro sentir mim este olhar de simpatia de Jesus, escuto o que tem para me dizer, e, peço-lhe a graça de viver seguindo as suas pegadas.)

Ação
   Penso, concretamente, numa coisa da qual me devo desprender para mais livre poder seguir a Jesus e, talvez, partilhar com os outros. Antes, peço-lhe que me ajude neste propósito e que seja consciente de que me desprendo disso para melhor poder segui-lo.

QUINTA-FEIRA

Palavra - Então Jesus, olhando à volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!» Os discípulos ficaram admirados com estas palavras.
   Depois da negativa do homem ao seu seguimento e, portanto, a conseguir a vida em plenitude, Jesus aproveita este episódio para deixar uma lição aos discípulos, àqueles que o seguiam. Diz-lhes que será difícil aos que têm riquezas, aos que estão apegados às riquezas, entrar no reino dos Deus, conseguir a vida em plenitude. E os discípulos ficam admirados.

Meditação
   Jesus deixa-me, hoje, o mesmo recado: se estou apegado/a às minhas riquezas quer sejam materiais, intelectuais, afetivas ou espirituais, poderei ficar com a impressão de viver uma vida em plenitude e não necessitar já de entrar no reino de Deus.

Oração
   Faz-me livre, Senhor, em relação às riquezas que me concedeste. Estou-te agradecido/a por elas porque as posso usar para o teu serviço e para o serviço aos meus irmãos. Peço perdão se alguma vez caio na tentação de me vangloriar delas e de lhes dar demasiado lugar no meu coração, até ao ponto de me esquecer de ti.

Ação
   Hoje, vou procurar ser mais consciente das minhas qualidades e riquezas, podendo até fazer uma lista das mesmas e, depois, vou procurar partilhá-las com os outros e colocá-las ao serviço da construção do reino de Deus.

SEXTA-FEIRA

Palavra - Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?» Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».
   Perante o desconcerto dos discípulos, Jesus reforça as suas palavras dizendo que é difícil entrar no reino de Deus e é-o ainda mais difícil, senão impossível, para um rico. Os discípulos persistem no seu assombro e começam a questionar-se entre si: ‘Quem poderá então salvar-se?’. Olhando-os nos olhos, Jesus deixa-os com uma esperança: ‘Aos homens é impossível, mas não a Deus’.

Meditação
  Ainda que os discípulos estranhem a radicalidade de Jesus, ele não vai com meias conversas e não desce a fasquia da exigência, porque o reino de Deus é para os radicais. Esta radicalidade pode ser uma meta demasiada alta e levar-me a questionar pela minha salvação, mas, sob o olhar e a guia de Jesus, devo aprender a confiar em Deus, para quem ‘nada é impossível’.

Oração
Sabes bem, Senhor, que tenho dificuldades em viver a tua radicalidade. Conheces o meu pecado, as minhas debilidades e a minha pequenez. Mas quero confiar em ti. Aumenta a minha fé e faz que compreenda que és tu quem, com a minha colaboração, me salvas e me dás a vida que anseio.

Ação
   A vivência da radicalidade do Senhor também se treina. Vou procurar hoje viver desde as bem-aventuranças, ou seja, na procura da pobreza, do consolo de Deus, da humildade, da obediência à sua vontade, da misericórdia, da pureza de coração, da paz e do perdão.

SÁBADO

Palavra - Pedro começou a dizer-Lhe: «Vê como nós deixamos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna».
  Pedro, o porta-voz do grupo dos discípulos, recorda a Jesus que eles deixaram tudo para segui-lo  e, portanto, que mereciam a vida em plenitude. E é precisamente isso que Jesus lhes assegura: todo aquele que tenha deixado tudo por causa dele e do evangelho, ainda que com perseguições e sofrimento, terão a vida em plenitude, aqui e na eternidade.

Meditação
   A vida em plenitude, mais do que apego ao efêmero, significa apego ao único bem: a Jesus e ao seu evangelho. Significa seguimento de Jesus e aceitação de todas as consequências desse mesmo seguimento. Se, como discípulo/a, procuro viver desde esse único bem e desde o seguimento, terei aqui a vida em plenitude e estarei a construí-la para o futuro.    

Oração (adaptação do Salmo 16)
   Digo ao Senhor: “Tu és o meu Deus, és o meu bem e nada existe acima de ti.”
   Senhor, minha herança e meu cálice, a minha sorte está nas tuas mãos.
   Bendigo-te porque me aconselhas sempre.
   Tenho-te sempre diante dos meus olhos; contigo a meu lado, jamais vacilarei.
   Por isso, o meu coração se alegra e a minha alma exulta e o meu corpo está tranquilo.
   Hás de ensinar-me o caminho da vida e saciar-me de alegria na tua presença.

Ação
   A vida em plenitude consegue-se quando vivo concentrado/a naquilo que é essencial. Como discípulo/a de Jesus, o essencial é viver como ele viveu. Escolho, hoje, um traço da sua vivência e, com a ajuda de Deus, procuro pô-lo em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO