sábado, 29 de setembro de 2012

Lectio Divina para a XXVI Semana do Tempo Comum


 «Quem não é contra nós é por nós.»

 Pe. Tarcisio Morais, sdb

    Atuar em nome de Jesus. Vencer o escândalo da indiferença, da perda de sensibilidade, da atenção a quem mais precisa. Talvez os discípulos não tivessem claro ou não recordassem que a sua pertença ao grupo de Jesus nascia de um convite de pura gratuidade: ninguém se apresentou diante de Jesus com os seus méritos para ser eleito. Foi Jesus quem se apresentou diante deles, se atravessou no seu caminho, para lhes dar uma nova visão do mundo, uma nova forma de unir as próprias mãos na construção do Reino, uma nova forma de caminhar na direção da verdade do seu amor. Em cada um de nós, homens e mulheres do nosso tempo, o Senhor colocou esta semente de bem.   Como e quando essas sementes começam a germinar e a dar frutos, isso é decisão de cada um…

EVANGELHO: Mc 9, 38-43.45.47-48
   Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demônios em teu nome e procuramos impedir-lho, porque ele não anda conosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós. Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que creem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga. E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga».

SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demônios em teu nome e procuramos impedir-lho, porque ele não anda conosco».
   Na reação dos discípulos percebe-se uma preocupação: que a atividade desenvolvida por “outros” diminua a importância e autoridade de Jesus. Uma preocupação que chega ao fato dos outros atuarem “em nome de Jesus”. Trata-se de uma atitude defensiva contra o que possa surgir à volta da figura de Jesus.

MEDITAÇÃO
    “Concorrência desleal” – pensaram os discípulos. Ainda por cima “em nome de Jesus”. Em “nome de Jesus” fazem-se, realmente, muitas coisas. Umas positivas, outras nem tanto. Como cristãos, a nossa preocupação maior é a da fidelidade e a do seguimento (“olhar na mesma direção”, “caminhar com Jesus”). Afastamo-nos muitas vezes. Demasiadas vezes. Por isso é tempo de nos perguntarmos: afinal, nós que caminhamos com Jesus, queremos realmente estar com Ele? Ou usamos, simplesmente, o (falso) argumento de um seguimento “quando e como convém”?                   

ORAÇÃO
   Contigo me encontro em meus caminhos. Faz-te presente quando menos te espero. Por vezes, faço de conta que não te conheço. Escondo-me do teu olhar para caminhar pretensamente mais livre e para onde me apetece. Mas não desistes. Não és “concorrência desleal” da minha vida. Mas certeza de caminhar na direção desse amor que tudo suporta e espera. Não me deixes nunca na tua distância, Senhor!

AÇÃO
   Procura durante o dia de hoje manter-te atento a todos os que te anunciam as coisas de Jesus. Mesmo quando menos esperas.

TERÇA-FEIRA

PALAVRA - Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós. Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.
    A identidade de Jesus não é exclusiva de uns poucos, mas aberta a todos. A resposta de Jesus a João é uma resposta que poderíamos dizer de bom senso: quem não é contra nós é a nosso favor. E quem faz o bem, será sempre beneficiado.

MEDITAÇÃO
   Na tarefa de construção do Reino, ninguém tem “o exclusivo”. “Inclusivos”: esta é a tarefa de Deus em nós. Sempre que nos tornamos “exclusivos” de alguma coisa impedimos que outros tenham acesso à verdade, ao Deus do amor, a Cristo, Senhor e Mestre. Porque potencialmente únicos, julgamo-nos, ainda, os mais capazes, os mais amados, os únicos. E não é essa a perspectiva de Deus! Jesus veio para ser alimento de toda a humanidade, de todos os homens e mulheres de boa vontade que o queiram seguir. Quando tornamos a nossa fé num ambiente de segregação esquecemos a universalidade do nosso acreditar.

ORAÇÃO
   Torna-nos únicos, Senhor, no amor sem medida, na compaixão sem fronteiras, na capacidade de tudo dar. Torna-nos únicos, Senhor, na atenção aos irmãos, na proximidade dos mais pobres, na unidade com quem vive só. Torna-nos únicos, Senhor, na universalidade do nosso acolhimento, na abertura ao último dos últimos, na certeza do nosso acreditar. Porque nesse além, quando também nós nos sentirmos últimos, seremos então primeiros. Em Ti.

AÇÃO
   Procura ao longo do dia de hoje ser “copo de água para quem tem sede” na atenção a quem à tua volta mais de ti precisar. Certa estará a maior das recompensas...

QUARTA-FEIRA

PALAVRA - Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que creem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar.
   “Escandalizar” é causar indignação ou repúdio, ofender ou melindrar. Aqui significa criar obstáculos, sobretudo, a quem crê em Cristo Senhor. Como consequência, nas palavras duras do Senhor, percebemos quão pesada é a mó ao pescoço de quem assim se lança (ou será lançado) ao mar.

MEDITAÇÃO
   Nos “pequenos que creem”. Na simplicidade da fé. Na harmonia do existir. Melindrar tudo isto é demasiado para quem quer ser mais. Um comportamento que perturba ou uma marca de insensibilidade para com o outro é obstáculo que conduz à morte, porque afasta da vida. E em muitas palavras, em muitos gestos, em muitas atitudes, somos, os cristãos, muitas vezes sinal negativo de contradição. E em vez de aproximarmos, afastamos. Em vez de oferecermos, repudiamos. Palavras fortes a necessitar a nossa mais profunda meditação.

ORAÇÃO
   Sei que não é quem muito diz “Senhor, Senhor”, mas quem muito faz no bem tudo existir, que mais alcança. Sei que não é quem muito diz ser, mas quem todo se dá, que alcança a tua maior bem-aventurança. Só em Ti, Senhor, entendo os porquês de tantas palavras e gestos. Só em Ti, Senhor, posso encontrar o sentido mais profundo e simples de uma vida em plenitude. Sem demasiadas coisas, mas com a sincera abertura de quem tudo quer por Ti.

AÇÃO
    Procura ao longo deste dia não ser obstáculo para a presença de Deus na vida de quantos contigo convivem.

QUINTA-FEIRA

PALAVRA - Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga.
   Tudo o que é então motivo e ocasião de escândalo deve ser afastado. Porque é sempre melhor entrar na vida do que cair na Geena, nesse fogo que não se apaga. A Geena era um vale a sudoeste de Jerusalém que servia para sacrifícios pagãos e aí, depois, fazer arder os lixos e imundícies (num fogo que não se apaga como outrora nas nossas lixeiras). No Novo Testamento, designa o lugar da punição eterna. Sem vida, apenas morte.

MEDITAÇÃO
   Uma mão que se fecha é imagem de quem pouco se dá. Pode mesmo ser gesto de violência, de ataque, de egoísmo. Uma mão que se fecha é imagem de quem não se entrega. Pode ser mão levantada em protesto vazio. Pode ser mão preguiça de trabalho. Pode ser mão de cobiça. Melhor seria não ter… Melhor seria ser “mãos que ajudam”, “mãos que trabalham”, “mãos que constroem unidade”, “mãos unidas”, “mãos de força maior”, “mãos que simplesmente se dão”. Se não… melhor seria…

ORAÇÃO
   Melhor seria, Senhor, ser prolongamento da tua mão, em bálsamos de amor para quem mais te necessita. Melhor seria, Senhor, ser mãos de paz, na construção da harmonia que a tua Palavra convida a ser. Melhor seria, Senhor, ser mãos livres de todo o mal, na procura do bem maior para todos, na vida que nos torna livres em ti. Melhor seria. Até lá, Senhor, não deixes nunca que minhas mãos se atem ao que nos afasta do sentido autêntico do existir.

AÇÃO
   Procura viver ao longo do dia de hoje com as mãos abertas a todas as situações que possam ser testemunha do amor de Deus.

SEXTA-FEIRA

PALAVRA - E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena.
   Da mesma forma que as mãos, também os pés podem ser ocasião de escândalo. Caminhando pelas estradas paralelas do amor de Deus. Caminhando por caminhos sem sentido. Sem pés para avançar mais.

MEDITAÇÃO
   Quando muito caminhamos, ficamos com os pés marcados de bolhas e feridas. Quando os sapatos (novos ou apertados) impedem que caminhemos, rapidamente queremos descanso para os pés. Quando os pés não caminham, ficamos dependentes, abandonados, limitados e até desiludidos. Sem pés não é possível nenhum equilíbrio. Sem pés ficamos coxos na nossa autonomia, na nossa liberdade, no nosso ser. Para onde caminho, Senhor? Onde me levam os meus pés? “Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que apregoa a vitória, que diz a Sião: ‘Já reina o teu Deus’”(Is 52,7).

ORAÇÃO
   Eu te amo, Senhor, minha fortaleza. Estás sempre a meu lado quando deambulando pelas estradas da vida, caminho, em mil passos, na direção certa que procuro em Ti. Eu te amo, Senhor, caminho e vida. Trajeto sempre novo que me traz a boa nova, rumo à vitória do teu Reino. Eu te amo, Senhor, e em ti descanso. Mesmo quando o caminhar me cansa. Mesmo quando o desalento me invade. Mesmo quando parece ter perdido o horizonte. Porque Tu és o meu Deus. Porque Tu és o meu Senhor.

AÇÃO
   Procura ao longo do dia de hoje caminhar pelas veredas do Senhor, seguindo os seus caminhos, seguindo a sua vontade.

SÁBADO

PALAVRA - E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga».
    Às mãos e aos pés o Senhor acrescenta os olhos. Dos que tudo veem e dos que nada veem. Dos que se fartam de olhar para os outros e se esquecem de olhar para si. Dos que têm uma trave à frente dos olhos e dos que veem tudo (demasiado até) sem perceber que melhor seria nada ver…

MEDITAÇÃO
    Se também os olhos forem para ti ocasião de pecado, melhor seria nada ver. Viver nessa escuridão que confunde, que desassossega, que inquieta e assusta. Melhor seria cego ser para tudo o que signifique tristeza e sofrimentos provocados, na insensibilidade da indiferença que nada quer ver. Ver ou não ver? – eis a questão. Ver a verdade. Ver a solidariedade. Ver o perdão. Ver a misericórdia. Ver a compaixão. Ver a sinceridade. Ver a amabilidade. Ver gestos em vez de palavras. Ver sorrisos em vez de ameaças. Ver as minhas mãos que ajudam. Ver os meus pés que caminham rumo ao necessitado. Ver o amor tornado realidade. Ver e vencer o silêncio da injustiça. Ver Deus atuando em mim. Ver o fogo de Deus em mim.

ORAÇÃO
    Tenho vontade de te ver a meu lado, Senhor. Tenho vontade de te ter comigo aqui e agora. Tenho vontade de te ver nas mil circunstâncias do meu existir. E que tudo seja e nada seja senão tua visão em mim. Para que vencendo a cegueira de um existir sem sentido, em ti possa encontrar a visão de um amor que se torna realidade. Profecia. Verdade. Para que possa ver, em cada irmão, o teu rosto, a tua imagem: Tu a quem amar.

AÇÃO
    Procura que o teu agir seja hoje pautado pela visão de Deus.

PREPARANDO-NOS PARA A FESTA DE
SANTA TERESA DO MENINO JESUS

DOMINGO: Sofrendo com Coragem
 
1. Motivação
    "Já não desejo tampouco o sofrimento, nem a morte. No entanto, amo ambas as cousas. O que, porém, me atrai, é unicamente o amor". (Santa Teresinha)
    Neste dia, nos deteremos nos sofrimentos de Santa Teresinha e na sua capacidade de suportá-lo com um sorriso. Pensaremos também nos nossos próprios sofrimentos e no modo como os enfrentamos. Para a Santa das Rosas, é preciso saber sofrer cada minuto. Não devemos antecipar os sofrimentos, preocupando-nos com as angústias de amanhã. É necessário, por outro lado, saber aproveitar o sofrimento como possibilidade de salvação do outro. Como temos encarados os nossos sofrimentos? Somos movidos pela certeza de que Deus está do nosso lado, segurando a nossa mão, todas as vezes em que choramos de dor e tristeza?

2. Leitura Bíblica: (Mt 26,36-41)
    Então Jesus chega com eles a uma propriedade chamada Getsemâni e diz aos discípulos: `Ficai aqui enquanto eu vou rezar'. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, ele começou a sentir tristeza e angústia. Disse-lhes então: `Minha alma está triste a ponto de morrer. Permanecei aqui e vigiai comigo'. E indo um pouco mais longe e caindo de rosto em terra, ele orava, dizendo: `Meu Pai, se é possível, esta taça passe longe de mim! Todavia, não como eu quero, mas como tu queres!'Ele vem para junto dos discípulos e os encontra a dormir; diz a Pedro: `Então, não tivestes força para vigiar nem uma hora comigo! Vigiai e orai, a fim de não cairdes em poder da tentação. O espírito está cheio de ardor, mas a carne é fraca". (Momento de silêncio)

3. Oração
    Ó Deus todo-poderoso, que nos dais Santa Teresinha como modelo, vede nossos esforços em viver os nossos compromissos batismais e ponde em nossos corações o mesmo ardor de santidade que marcou a vida de Santa Teresa do Menino Jesus. Vós que cumulastes de graças vossa serva Santa Teresinha, derramai vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos vossa misericórdia. Nós vos pedimos, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de vós.... (faz-se o pedido). Isso vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

4. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

5. Ladainha
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha e Esplendor do Carmelo,
São José,
Santa Teresa, modelo para todos os consagrados, rogai por nós.
Santa Teresa, inflamada do zelo pela glória de Deus,
Santa Teresa, amante da vontade de Deus,
Santa Teresa, filha querida de Maria,
Santa Teresa, dedicada ao pai e senhor São José,
Santa Teresa, amante da paz,
Santa Teresa, generosa no perdão,
Santa Teresa, perseverantes na oração,
Santa Teresa, filha obediente da Igreja,
Santa Teresa, cheia de fervor angélico,
Santa Teresa, cheia de zelo apostólico,
Santa Teresa, crucificada na noite escura,
Santa Teresa, consumida pelo Amor de Deus,
Santa Teresa, que dissestes que não descansarias no Céu enquanto houvesse almas para salvar,
Santa Teresa, coroada gloriosamente no Céu,
Santa Teresa, que prometestes passar o Céu fazendo o bem sobre a terra,
Santa Teresa, nunca invocada sem alguma resposta,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!
Rogai por nós, Santa Teresa do Menino Jesus da Santa Face, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Oremos:
Ó Pai, Deus eterno, cuja misericórdia é infinita e a compaixão inesgotável, olhai para nós e fazei frutificar em nós o vosso amor misericordioso como fizestes em Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO