sexta-feira, 28 de setembro de 2012

29 de Setembro: S. Miguel, S. GABRIEL, ANJO DA GUARDA DA ORDEM, e S. Rafael, arcanjos


Evangelho (Jn 1,47-51): Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade! Natanael disse-lhe: De onde me conheces? Jesus respondeu: Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi. Natanael exclamou: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! Jesus lhe respondeu: Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas. E disse-lhe ainda: Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Comentário: Cardenal Jorge MEJÍA Arquivista e Bibliotecário de la S.R.I. (Città del Vaticano, Vaticano)

Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!

    Hoje, na festa dos Santos Arcanjos, Jesus manifesta aos seus Apostolos e a todos, a presença dos seus arcanjos e, a relação que com Ele mantêm. Os anjos estão na glória celestial, onde louvam perenemente ao Filho do homem, que é o Filho de Deus. O rodeiam e estão ao seu serviço.
   Subir e descer nos lembra o episódio do sono do Patriarca Jacó, quem dormindo sobre uma pedra durante sua viagem à terra de origem de sua família (Mesopotâmia), enxerga aos anjos que descem e sobem por uma misteriosa escada que une o céu e a terra, enquanto Deus mesmo está de pé junto dele e lhe comunica sua mensagem. Reparemos a relação entre a comunicação divina e a presença ativa dos anjos.
   Desse modo, Gabriel, Miguel e Rafael aparecem na Bíblia como presentes nas vicissitudes terrenas e levando aos homens -como nos diz São Gregório Magno- as comunicações, por meio de sua presença e, a suas mesmas ações, que mudam decisivamente nossas vidas. Chamam-se, precisamente arcanjos, príncipes dos anjos, porque são enviados para as missões mais importantes.
   Gabriel foi enviado para anunciar a Maria Santíssima a concepção virginal do Filho de Deus, que é o princípio de nossa redenção (cf. Lc 1). Miguel luta contra anjos rebeldes e os expulsa do céu (cf. Ap 12). Nos anuncia, desse modo, o mistério da justiça divina, que também exerceu-se em seus anjos quando rebelaram-se e, dá-nos a segurança de sua vitória e a nossa sobre o mal. Rafael acompanha a Tobias júnior, o defende e, o aconselha e cura finalmente ao pai Tobit (cf. Tob). Por essa via, nos anuncia a presença dos anjos junto a cada uno de nós: o anjo que chamamos da Guarda.
    Aprendamos desta celebração dos arcanjos que sobem e descem sobre o Filho do homem, que servem a Deus, mas lhe servem em nosso benefício. Dão glória à Trindade Santíssima e, o fazem também servindo-nos. Em conseqüência, vejamos que devoção lhes devemos e, quanta gratidão ao Pai que os envia para nosso bem.

Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm

Reflexão   João 1, 47-51
    O evangelho de hoje na festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael traz o diálogo entre Jesus e Natanael, no qual aparece a frase: "Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". Esta frase ajuda a esclarecer algo a respeito dos arcanjos, cuja festa hoje celebramos.
*  João 1,47-49: A conversa entre Jesus e Natanael
  Foi Filipe que levou Natanael até Jesus (Jo 1,45-46). Natanael tinha exclamado: "De Nazaré pode vir coisa boa?" Natanael era de Caná, que ficava perto de Nazaré. Ao ver Natanael, Jesus diz: "Eis um israelita autêntico, sem falsidade!"  E afirma que já o conhecia quando estava debaixo da figueira. Como é que Natanael podia ser um "israelita autêntico" se ele não aceitava Jesus como messias? Natanael "estava debaixo da figueira". A figueira era o símbolo de Israel (cf. Mq 4,4; Zc 3,10; 1Rs 5,5). "Estar debaixo da figueira" era o mesmo que ser fiel ao projeto do Deus de Israel. Israelita autêntico é aquele que sabe desfazer-se das suas próprias ideias quando percebe que estas estão em desacordo com o projeto de Deus. O israelita que não está disposto a fazer esta conversão não é autêntico nem honesto. Natanael é autêntico. Ele esperava o messias de acordo com o ensinamento oficial da época, conforme o qual o Messias viria de Belém na Judéia. O Messias não podia vir de Nazaré na Galileia (Jo 7,41-42.52). Por isso, Natanael resistia em aceitar Jesus como messias. Mas o encontro com Jesus ajudou-o a perceber que o projeto de Deus nem sempre é do jeito que a pessoa imagina ou deseja. Natanael reconhece o seu engano, muda de idéia, aceita Jesus como messias e confessa: "Mestre, tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel!"
*  A diversidade do chamado.
    Os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas apresentam o chamado dos primeiros discípulos de maneira muito mais resumida: Jesus passa na praia, chama Pedro e André. Logo depois, chama Tiago e João (Mc 1,16-20). O evangelho de João tem um outro jeito de descrever o início da primeira comunidade que se formou ao redor de Jesus. Ele traz histórias bem mais concretas. O que chama a atenção é a variedade dos chamados e dos encontros das pessoas entre si e com Jesus. Deste modo, João ensina como se deve fazer para iniciar uma comunidade. É através de contatos e convites pessoais, até hoje! A uns, Jesus chamou diretamente (Jo 1,43). A outros, indiretamente (Jo 1,41-42). Num dia, chamou dois discípulos de João Batista (Jo 1,39). No dia seguinte, chamou Filipe que, por sua vez, chamou Natanael (Jo 1,45). Nenhum chamado se repete, porque cada pessoa é diferente. A gente nunca esquece os chamados e encontros importantes que marcam a vida da gente. Lembra até a hora e o dia (Jo 1,39).
*  João 1,50-51: Os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem
    A confissão de Natanael é apenas o começo. Quem for fiel, verá o céu aberto e os anjos subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Experimentará que Jesus é a nova ligação entre Deus e nós, seres humanos. É a realização do sonho de Jacó (Gn 28,10-22).
*  Os anjos subindo e descendo a escada
   Hoje é a festa dos três arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel. Gabriel explicava ao profeta Daniel o significado das visões (Dn 8,16; 9,21). Foi o mesmo anjo Gabriel que levou a mensagem de Deus a Isabel (Lc 1,19) e a Maria, a mãe de Jesus (Lc 1,26). Seu nome significa “Deus é forte”. Rafael aparece no livro de Tobias. Ele acompanhou a Tobias, filho de Tobit e Ana, na viagem e o protegeu de todos os perigos. Ajudou Tobias a livrar Sara de um mau espírito e a curar Tobit, o pai, da cegueira. Seu nome significa “Deus cura”. Miguel ajudou o profeta Daniel nas suas lutas e dificuldades (Dn 10,13.21; 12,1). A carta de Judas diz que Miguel disputou com o diabo o corpo de Moisés (Jd 1,9). Foi Miguel que venceu o satanás, derrubando-o do céu e jogando-o no inferno (Ap 12,7). Seu nome significa “Quem é como Deus!” A palavra anjo significa mensageiro. Ele traz uma mensagem de Deus. Na Bíblia, a natureza inteira pode ser mensageira de Deus, revelando o amor de Deus por nós (Sl 104,4). O anjo pode ser o próprio Deus, enquanto volta a sua face para nós e nos revela a sua presença amorosa.

Para um confronto pessoal
1. Você já teve um encontro marcante na sua vida? Como foi que descobriu a chamada de Deus aí dentro?
2. Você já se interessou alguma vez, como Filipe, em chamar uma outra pessoa para participar da comunidade?

Rezemos pela nossa Ordem, nossa Província e nosso Sodalício

LADAINHA DE SÃO GABRIEL, ANJO DA GUARDA DA ORDEM DO CARMO.

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, nos ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus, Filho Redentor do mundo, 
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, um só Deus, 
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Santa Maria, honra e esplendor do Carmelo
São Gabriel, glorioso Arcanjo,
São Gabriel, força de Deus,
São Gabriel, que assistis diante do trono de Deus, 
São Gabriel, embaixador de Deus Pai,
São Gabriel, servidor do Verbo,
São Gabriel, adorador da Luz eterna, 
São Gabriel, mensageiro da esperança, 
São Gabriel, mensageiro da Revelação de Deus, 
São Gabriel, portador da Boa-Nova da Redenção, 
São Gabriel, embaixador de Deus junto a Zacarias e a Maria, 
São Gabriel, anjo consolador de Jesus no Getsemani,
São Gabriel, amigo e conselheiro da Mãe de Deus, 
São Gabriel, guardião da Virgem Imaculada, 
São Gabriel, que predissestes a grandeza de Jesus, 
São Gabriel, guia e auxiliador de São José, 
São Gabriel, mestre e apoio do profeta Daniel, 
São Gabriel, patrono dos pais e mestres, 
São Gabriel, guia para a união com Maria, 
São Gabriel, consolador dos que sofrem, 
São Gabriel, fortaleza dos fracos, 
São Gabriel, protetor contra o Maligno, 
São Gabriel, guardião de nosso Batismo, 
São Gabriel, patrono dos sacerdotes, 
São Gabriel, escudo da castidade,
São Gabriel, guia dos desorientados,
São Gabriel, conselheiro dos confundidos,
São Gabriel, modelo de oração, rogai por nós.
São Gabriel, arauto da Encarnação do Verbo,
São Gabriel, que revelastes as glórias de Maria,
São Gabriel, Príncipe do Céu,
São Gabriel, paz e luz das almas,
São Gabriel, flagelo dos incrédulos,
São Gabriel, mestre admirável,
São Gabriel, força dos justos,
São Gabriel, protetor dos fiéis,
São Gabriel, primeiro adorador da Palavra divina,
São Gabriel, defensor da Fé,
São Gabriel, zeloso pela honra de Jesus Cristo,
São Gabriel, defensor dos carmelitas,
São Gabriel, anjo da guarda da Ordem do Carmo, 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende misericórdia de nós.
V. Rogai por nós, santo Arcanjo Gabriel,
R. para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.
Oremos:
Ó Deus que de entre todos os anjos vos dignastes escolher o Arcanjo Gabriel para anunciar o Mistério da vossa Encarnação, fazei com que, celebrando a sua festa na terra, mereçamos no Céu a sua proteção. Vós que viveis e reinais para sempre. amém.

PREPARANDO-NOS PARA A FESTA DE
SANTA TERESA DO MENINO JESUS

SABADO: A Pequena Via

1. Motivação
    "Quero procurar o meio de ir para o céu por um pequeno caminho bem direto, bem curto, um pequeno caminho todo novo". (Santa Teresinha)
Neste dia, meditaremos sobre a "Pequena Via", o pequeno caminho de Santa Teresinha marcado pela entrega radical nas mãos de Deus. Como uma criança submissa, nossa santa só queria viver a vontade do Senhor, sem jamais questionar os seus desígnios. Se procurarmos viver a "Pequena Via", aprenderemos a valorizar as pequenas coisas que realizamos e tudo se transformará em degrau para subirmos a escada da santidade.

2. Leitura Bíblica: (Lc, 9, 46-48)
   Surgiu entre eles uma discussão: qual deles seria o maior? Jesus, sabendo da pergunta que eles se faziam, tomou uma criança, colocou-a junto de si, e lhes disse: `Quem acolhe em meu nome esta criança acolhe a mim mesmo; e quem me acolhe acolhe Aquele que me enviou; pois aquele que é o menor entre vós, este é que é o maior. (Momento de silêncio)

3. Oração
    Ó Deus todo-poderoso, que nos dais Santa Teresinha como modelo, vede nossos esforços em viver os nossos compromissos batismais e ponde em nossos corações o mesmo ardor de santidade que marcou a vida de Santa Teresa do Menino Jesus. Vós que cumulastes de graças vossa serva Santa Teresinha, derramai vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos vossa misericórdia. Nós vos pedimos, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de vós.... (faz-se o pedido). Isso vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

4. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

5. Ladainha
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha e Esplendor do Carmelo,
São José,
Santa Teresa, alegria de vossos pais,
Santa Teresa, modelo de criança,
Santa Teresa, esposa de Jesus Eucarístico,
Santa Teresa, espelho dos que fazem a primeira comunhão,
Santa Teresa, devotíssima do santo escapulário,
Santa Teresa, fidelíssima à regra carmelitana,
Santa Teresa, exemplo de pobreza,
Santa Teresa, exemplo de castidade,
Santa Teresa, exemplo de obediência,
Santa Teresa, glória da vida monástica,
Santa Teresa, aurora da renovação da vida espiritual,
Santa Teresa, guia seguro das almas,
Santa Teresa, que prometestes uma chuva de rosas,
Santa Teresa, filha admirável de S. Teresa de Jesus
Santa Teresa, filha e discípula de S. João da Cruz
Santa Teresa, Apóstola da Misericórdia,
Santa Teresa, Apóstola da Confiança e do Abandono,
Santa Teresa, Apóstola da Simplicidade de Coração,
Santa Teresa, Anjo dos Enfermos e Prisioneiros,
Santa Teresa, Pequena irmã dos pobres em espírito,
Santa Teresa, Irmã dos pecadores,
Santa Teresa, Irmã Universal,
Cordeiro de Deus,que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus,que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus,que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós, Santa Teresa do Menino Jesus da Santa Face, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Oremos
Ó Deus Todo-poderoso e cheio de misericórdia, que sois glorificado nos vossos santos e santas, ouvi-nos por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, que nos ensinou o Pequeno Caminho da confiança e do abandono em vossa Misericórdia. Por Cristo Nosso Senhor. Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO