sábado, 7 de julho de 2012


NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
TEMA GERAL: MARIA NA LUMEM GENTIUM

SEGUNDO DIA
 ANTÍFONA PARA TODOS OS DIAS:
FLOR DO CARMELO
VIDEIRA FLORIDA,
ESPLENDOR DO CÉU,
VIRGEM FECUNDA, SINGULAR
MÃE AMÁVEL,
MÃE SEMPRE VIRGEM.
AOS CARMELITAS SEDE PROPÍCIA,
Ó ESTRELA DO MAR.

JACULATÓRIAS:
1.    Gloriosa Virgem Santa
Sois a estrela que nos guia
Com o poder ilimitado
Que tendes no Céu, Maria.
AVE MARIA...

2.    Gloriosa Virgem Santa
De Deus, formosa Raquel.
Sois brasão dos carmelitas,
Sois a glória de Israel.
AVE MARIA...

3.    Gloriosa Virgem Santa,
Do Carmelo sois a flor:
Sois a Filha predileta
De Deus, nosso Criador.
AVE MARIA...

MEDITAÇÃO: FUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM NA ECONOMIADA SALVAÇÃO

A Mãe do Messias no Antigo Testamento

55   Os livros do Antigo e do Novo Testamento, e a tradição veneranda mostram, de modo que se vai tornando cada vez mais claro, a função da Mãe do Salvador na economia da salvação, e colocam-na, por assim dizer, diante dos nossos olhos. Os livros do Antigo Testamento descrevem a história da salvação, que vai preparando, a passos lentos, a vinda de Cristo ao mundo. Estes primeiros documentos, tais como são lidos na Igreja e entendidos à luz da ulterior e plena revelação, iluminam pouco a pouco, sempre com maior clareza, a figura da mulher, a da Mãe do Redentor. Ela aparece, a esta luz, profeticamente esboçada na promessa da vitória sobre a serpente, feita aos nossos primeiros pais já caídos no pecado (cf. Gn 3,15).Do mesmo modo, ela é a Virgem que há de conceber e dar à luz um Filho,cujo nome será Emanuel (cf. Is 7,14; Mq 5,2-3; Mt 1,22-23). Ela sobressai entre os humildes e os pobres do Senhor, que confiadamente dele esperam e recebem a salvação. Enfim, com ela, filha excelsa de Sião, após a longa espera da promessa, cumprem-se os tempos e instaura-se a nova economia,quando o Filho de Deus assumiu dela a natureza humana, para, mediante os mistérios da sua carne, libertar o homem do pecado. Maria na Anunciação.

56 Quis, porém, o Pai das misericórdias que a encarnação fosse precedida da aceitação por parte da Mãe predestinada, a fim de que, assim como uma mulher tinha contribuído para a morte, também uma mulher contribuísse para a vida. E isto aplica-se de forma eminente à Mãe de Jesus, a qual deu ao mundo aquele que é a própria Vida que tudo renova, e foi enriquecida por Deus com dons convenientes a tão alto múnus. Portanto, nada admira que tenha sido corrente, entre os santos Padres, chamar à Mãe de Deus, toda santa e imune de qualquer mancha do pecado, como que plasmada pelo Espírito Santo e formada qual nova criatura. Adornada, desde o primeiro instante da sua conceição, com esplendores de santidade absolutamente singular, a Virgem de Nazaré, ouvindo a saudação do anjo mandado por Deus, que lhe chama “cheia de graça” (cf. Lc 1,28), responde ao mensageiro celeste: “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Assim Maria, filha de Adão, consentindo na palavra divina, tornou-se Mãe de Jesus, e abraçando com generosidade e sem pecado algum a vontade salvífica de Deus, consagrou-se totalmente, como escrava do Senhor, à pessoa e obra de seu Filho, servindo ao mistério da redenção sob a sua dependência e com ele, pela graça de Deus onipotente.
Com razão afirmam os santos padres que Maria não foi instrumento meramente passivo nas mãos de Deus, mas cooperou na salvação dos homens com fé livre e com inteira obediência. Como diz santo Ireneu, “pela obediência, ela tornou-se causa de salvação para si mesma e para todo o gênero humano”. E não poucos padres antigos, na sua pregação, comprazem-se em repetir: “O laço de desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva atou com sua incredulidade, a Virgem Maria desatou-o pela fé”.  Comparando-a com Eva, chamam a Maria “Mãe dos viventes” e afirmam com frequência: “A morte veio por Eva, e a vida por Maria”.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA MISSIONÁRIA
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Deus Pai dos Céus, tende piedade de nós!
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós!
Santa Maria, rogai por nós!
Mãe de Deus e dos homens,
Mãe dos aflitos,
Mãe dos pobres,
Serva do Senhor,
Eleita do Senhor,
Filha predileta do Pai,
Bendita entre as mulheres,
Cheia de graça,
Bem-aventurada,
Honra da humanidade,
Sinal da eternidade,
Nossa Senhora, lembrai ao Senhor!
Que somos pecadores,
A humanidade inteira,
Os que sofrem no corpo e na alma,
Os que vivem nas prisões,
Os que são perseguidos,
Os que são oprimidos,
Os que dirigem as nações,
Os que lutam nas guerras,
Os que promovem a paz,
Os que morrem de fome,
Os que amam a justiça,
Os que anunciam o Evangelho,
Os sacerdotes do mundo inteiro,
Os religiosos do mundo inteiro,
O santo Padre, o Papa,
Todos os Bispos com suas dioceses,
Rainha do amor,
Rainha da esperança,
Rainha da paz,
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, Misericórdia! Misericórdia! Misericórdia!
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, Piedade de nós! Piedade de nós! Piedade de nós!
Rogai por nós, ó Maria, Esposa do Espírito Santo!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oração:
Rainha e Mãe do Carmelo, Virgem Mãe Imaculada, que durante séculos fostes honrada em vossa Maternidade Divina no Monte Carmelo pelo Profeta Elias e seus sucessores – os Filhos dos Profetas – fazei reinar em nossas famílias essa mesma entranhada devoção que torne cada vez mais presente em nossos lares os vosso Divino Filho Jesus que nos guarde, para a vida eterna.

LEIA, ABAIXO, A LECTIO DIINA PARA A XIV SEMANA DO TEMPO COMUM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO