sábado, 7 de julho de 2012


LECTIO DIVINA DO XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

«DE ONDE LHE VEM TUDO ISTO? QUE SABEDORIA É ESTA…?»
 Ir. Anabela Silva fma

Este Domingo, o Evangelho leva-nos a Nazaré, terra onde Jesus morou até aos trinta anos e onde ainda não tinha anunciado a Boa Nova. Inicialmente, parece ser bem acolhido, mas rapidamente torna-se motivo de escândalo para os seus conterrâneos. No seu ambiente suscita contradições: uns admiram-se pela sua sabedoria, outros ficam perplexos e duvidam, recusando a doutrina. De fato, a Boa Nova anunciada, exige uma mudança de mentalidade, de relação interpessoal e uma fé sólida e mais vivida com o coração e na verdade. O escândalo acontece quando se considera apenas o aspecto humano e não se sai dos esquemas pré-formados das pessoas. Deste modo Deus nunca se manifestará, deste modo nunca entenderemos o mistério da Encarnação. Aderir totalmente a Jesus e ao mistério divino que O envolve não é fácil, mas é este o apelo forte deste Domingo: na fé, abrir a nossa mente e o coração «Àquele que vem em nome do Senhor.»

Evangelho segundo S. Marcos (6, 1-7)
 «Naquele tempo, Jesus dirigiu-se à sua terra e os discípulos acompanharam-no. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: “De onde lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, Filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?” E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: “Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa.” Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.»

SEGUNDA FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, Jesus dirigiu-se à sua terra e os discípulos acompanharam-no.
                Depois de ter deixado a casa e de ter visitado algumas localidades da Galileia, Jesus volta à sua aldeia natal. Não volta sozinho, mas acompanham- n’O os seus discípulos, aqueles que responderam ao seu chamamento: deixaram as redes, o pai no barco, a banca dos impostos e seguiram-n’O, percorrendo o caminho iniciado por Jesus.

MEDITAÇÃO
                Jesus aparece em Nazaré com o grupo que Ele mesmo constituiu para com Ele anunciar a Boa Nova do Reino. A presença dos discípulos revela que Ele tem algo a propor, algo a comunicar e que modifica a vida das pessoas. Manifesta abertura a uma Nova Aliança, à qual a Casa de Israel pode não estar preparada. Revela o início de uma nova família, ligada pelos laços fortes do Amor de Deus e não tanto pelos laços humanos.

ORAÇÃO
                Senhor, Tu que me chamaste pelo nome e me inseriste na Tua grande família, ajuda-me a perseverar com fidelidade e respeito, à Aliança estabelecida entre Ti e a Humanidade, através da Tua incondicional entrega na Cruz. Sou teu/tua discípulo/a e caminho Contigo pelas várias localidades deste mundo. Fortalece a minha fé e dá-me a coragem de sempre Te servir. Amém.

AÇÃO
                Hoje, renovarei o meu ser discípulo de Cristo com alguma atitude/ ação que demonstre a minha opção por Ele.

TERÇA FEIRA

PALAVRA - Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.
                Depois de alguns dias em casa, eis que chega o dia sagrado, o sábado, e a ida à sinagoga. A sinagoga é o lugar de culto dos judeus, onde se lê a Torá com dignidade e respeito. É na sinagoga que as convicções religiosas são transmitidas pelos rabis: a escuta atenta da Palavra de Deus faz com que se projeto na vida. As incompreensões começam exatamente no momento em que Jesus entra na sinagoga e começa a ensinar. O convite é que a Casa de Israel se abra a todos e não se feche na sua categoria de Povo eleito, nos seus princípios e convicções.

MEDITAÇÃO
Hoje, o convite é lançado a nós, cristãos: escancarar as portas da casa da nossa vida, testemunhando a nossa fé. É tempo de dar vida à Palavra de Deus encarnada. É tempo de demolir seguranças demasiado humanas e devocionais e abraçar os riscos do Reino: viver com alma as Bem- Aventuranças. Ser cada dia «Cristo» para todos. Nos dias de hoje, possivelmente, é mais fácil aceitar um Deus poderoso e grande, feito à nossa imagem, do que aceitar um Deus que revela a Sua grandeza e omnipotência, com a gratuidade e partilha de vida dos mais pobres.

ORAÇÃO
 Na minha oração medito nas palavras do Senhor do texto de S. Paulo: «Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta todo o meu poder.» Em seguida, escrevo um pequeno compromisso para o meu dia e à noite faço a minha avaliação.

AÇÃO
 Hoje, abro as portas da minha casa e procuro descobrir quais as minhas seguranças e dependências, a que «porto» me levam; quais a minhas convicções como cristão, qual a minha imagem de Deus. Faço a minha reflexão e em seguida uma oração.

QUARTA FEIRA

PALAVRA - Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: “De onde lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos?
                Perante o que ouviam, não é de espantar que as pessoas se admirassem. O que Jesus dizia era algo que possivelmente mexia com o seu modo de ver Deus e de viver a fé. Por isso as questões que se colocam são justificadas, têm razão de ser. De onde lhe vem toda a sabedoria e os milagres que faz?

MEDITAÇÃO
                Para quem tem uma imagem de Deus Todo Poderoso, Juiz, acaba por chocar com o método e modo de agir de Jesus. Ao escutá-lo e ao escutar a sua mensagem, fica confuso. Um homem simples, acompanhado por gente simples, como os discípulos, mas que fala de Deus como ninguém, fala da Lei, fala de amor universal. Pobre e humilde, apresenta-se no meio da humanidade. A fé de fato surge vestida de pobreza: na humildade, na simplicidade, na gratuidade, na partilha, na disponibilidade de abraçar a vida como ela é. Esta é a sabedoria e o milagre da vida, quando aceitamos que tudo está impregnado da Sabedoria de Deus que continuamente realiza milagres porque nos ama. Senão porque teria abraçado a cruz?

ORAÇÃO
 A partir desta frase escrevo o meu salmo:
«Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza.» (2 Cor8, 9).

AÇÃO
 Hoje, procuro olhar a partir do Amor de Deus para comigo. No final do dia, faço uma lista de encontros, experiências ou situações e avalio como me comportei, quais foram as minhas atitudes e decisões - (Até que ponto sou “pobre de espírito”). Se tiver possibilidade partilho com algum/a amigo/a ou familiar.

QUINTA FEIRA

PALAVRA - Não é Ele o carpinteiro, Filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?”E ficavam perplexos a seu respeito”.
                O que mais intriga no meio de tudo, nem é tanto o conteúdo do ensinamento, mas a origem de quem anuncia e diz acerca das coisas. Afinal, Jesus não é o carpinteiro e filho de Maria? Identificam-no com a profissão que exercitou e «nenhuma referência a José, pai adotivo, que representa a ligação com a tradição da qual Ele se separou.» Jesus lança a sua proposta àqueles que estão convencidos de O conhecer e de pertencer à sua família, mas as coisas não são bem aceites.

MEDITAÇÃO
                Da admiração inicial surge a perplexicidade, que leva à incompreensão e à rejeição. De fato, daqueles que pensamos conhecer bem e que estão convencidos de que nos conhecem, acabam por ser os primeiros a não compreenderem e a rejeitarem. E Deus vestiu-se da nossa humanidade; Deus passou aos fatos e não tanto às palavras (diferente de Palavra). Mas quando as pessoas se agarram demasiado «ao sempre se fez assim» e não se abrem à novidade de vida, morre a coragem de arriscar e rejeita-se tudo o que se propõe. Com razão alguém escreveu: «O coração da nossa fé é a cruz, a extrema pobreza de um Deus que partilha a mesma sorte que nós.». No entanto não se pode perder a esperança, porque Cristo não a perdeu.

ORAÇÃO
 Rezo no silêncio do meu ser o salmo 122

Levanto os meus olhos para Vós,
 para Vós que habitais no Céu,
 como os olhos do servo
 se fixam nas mãos do seu senhor.
 Como os olhos da serva
 Se fixam nas mãos da sua senhora,
 assim os nossos olhos
 se volta para o Senhor nosso Deus,
 até que tenha piedade de nós.
 Piedade, Senhor, tende piedade de nós
 Porque estamos saturados de desprezo.
 A nossa alma está saturada do sarcasmo dos arrogantes
 E do desprezo dos soberbos.

AÇÃO
 Hoje, farei que as minhas palavras não sejam ocas e superficiais, mas que pelo meu diálogo passe a mensagem de Deus e não desanimo se for incompreendido/a e rejeitado/a pelo que digo.

SEXTA FEIRA

PALAVRA - Jesus disse-lhes: “Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa.”
 É uma das frases mais conhecidas, juntamente com o início do Evangelho de S. João: «Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.» O Profeta terá sempre esta mesma sorte: anuncia e denuncia, passa por provações, incompreensões e desprezo.

MEDITAÇÃO
 Hoje, com alguma frequência, constata-se que as grandes dificuldades vêm por vezes das comunidades às quais pertencemos. Existem profetas nas comunidades que são vistos com alguma indiferença, com desprezo, as suas palavras são tidas como “loucas”, não se dá valor… indiferença, desprezo de quem está próximo e conhece. Então que é feito da fé que professamos e que pedimos em vista da salvação? Porque é que é tão difícil abrir o coração a quem denuncia esquemas humanos e anuncia a surpresa e novidade de Deus? Quanto menos fascínio humano houver, mais pura é a confiança em Deus.

ORAÇÃO
 Se sinto que sou “profeta” posso rezar com S. Paulo: «De boa vontade me gloriarei das minhas fraquezas, nas afrontas, nas adversidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor de Cristo, porque, quando sou fraco, então é que sou forte»

AÇÃO
 Hoje, mais do que nunca é preciso saber ler os sinais dos tempos: perante tantos falsos profetas na nossa sociedade, procurarei dar atenção àqueles mais humildes, que fazem referência equilibrada à autoridade da Igreja, que trabalham e partilham a vida da comunidade cristã, com testemunho sincero e verdadeiro, apoiados no Amor de Deus.

SÁBADO

PALAVRA - Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.
                Jesus perante a incredulidade, os corações fechados e vidas quadradas, fica incapaz de realizar prodígios que a sua Palavra e a proximidade com as pessoas produzem. Ele oferece a salvação, mas não impõe nada, porque ama e quem ama respeita a liberdade.

MEDITAÇÃO
 Todos sabemos que Deus é a Verdade, uma verdade que contém amor e somente amor. E Deus quis que Jesus, Seu Filho no meio de nós, fosse a Palavra que nos servisse de medida e pela qual nos deixássemos guiar. E é bonito ver como Deus, nunca desiste diante de uma rejeição nossa da Verdade. Ele continua a percorrer e a proclamar bem alto o Amor, porque sabe que é uma necessidade do coração, e não se rende à surdez da humanidade.De fato, a cada um a sua responsabilidade e a sua escolha. Como cristãos, empenhemo-nos no conhecimento profundo de Jesus, na fé, a fim de que o nosso coração esteja disponível e atento para O reconhecermos em todos os “sinais” através dos quais Ele se faz presente na vida de cada dia.

ORAÇÃO
 Senhor Jesus, Tu foste rejeitado entre os teus parentes e conterrâneos, em Nazaré.
 Um profeta não deve perder a coragem diante das dificuldades,
 porque na fraqueza extrema revela-se o poder da Tua graça.
 O Profeta é sinal que o Pai continua a amar-nos, chamando-nos à conversão.
 É o triunfo do amor do Pai mesmo que a Sua presença seja muitas vezes rejeitada.
 Ao profeta basta a Tua graça.
 Num mundo desorientado por um pluralismo exagerado,
 sente-se o peso de uma vida sem sentido, sem uma referência.
 Envia, Jesus, ao nosso mundo profetas itinerantes que venham ao nosso encontro,
 proclamando a salvação, mesmo que haja rejeição e incredulidade.
 Manda-nos também discípulos que na fé Te acolhem como «o Profeta»,
 para que possam também eles serem profetas
 e partilhem contigo a alegria e o empenho do anúncio missionário. Amém.

AÇÃO
                Hoje, faço o meu compromisso: «Percorrendo a estrada da vida, quero viver como testemunha de Cristo, Profeta de sabedoria, que veio habitar no meio de nós para anunciar aos pobres a feliz notícia da salvação. A Ele honra e glória pelos séculos dos séculos.» No dia-a-dia procurarei viver como testemunha de Cristo, sabendo que no meio das tribulações, Ele está comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO