sexta-feira, 22 de junho de 2012

MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Vigésimo terceiro dia
Prática em honra do Sagrado Coração de Jesus

Em cada momento da vida Deus nos distribui suas graças, por causa dos merecimentos e do Sangue de Seu Filho, facilitando-nos a aquisição de imensos tesouros para a eternidade. Cumpre, porém, confessar que todos os dias temos, pela nossa negligência, perdas incompreensíveis. A maior parte de nossas ações perde seu valor por falta de intenção pura. Convém sair dessa letargia; e o melhor meio de tornar nossas ações o mais meritórias possível para nossa salvação e gloriosas para Deus, é servimo-nos da seguinte prática que Blozius nos ensina. Diz ele: "Consiste em oferecer vossas boas obras e todas as vossas ações ao Sagrado e dulcíssimo Coração de Jesus, a fim de que por ele sejam purificadas; pois tanto amor vos tem que está sempre pronto a aperfeiçoar do modo mais digno de si o bem que em vós pôs".
Santa Margarida Maria em resposta a uma consulta, dava o mesmo conselho: "Visto que vos afligis no serviço de Deus, aconselho-vos o seguinte: Não vos perturbeis, basta unir-vos em tudo o que fizerdes ao Sagrado Coração de Jesus; no começo, para servir de disposição, e no fim para satisfação. Por exemplo, se não podeis ter na oração sentimentos devotos, contentai-vos em oferecer a que o divino Salvador faz por nós no Santíssimo Sacramento do altar, oferecendo seu fervor em reparação de toda a vossa tibieza, e dizei em cada uma de vossas ações: "Meu Deus, eu quero fazer ou sofrer isto em união com o Sagrado Coração de vosso divino Filho, e seguindo suas santas intenções, as quais vos ofereço para reparar tudo quanto de imperfeito e impuro têm as minhas". Em uma palavra, este dulcíssimo Coração suprirá tudo o que puder faltar da vossa parte, pois Ele amará a Deus por vós, e vós amá-lo-eis nele e por Ele.
Um dia em que Santa Gertrudes orava e fazia esforços para desempenhar com atenção este santo exercício, mas que por fraqueza humana sofria muitas distrações, o que sobremaneira a afligia, pensava: "De semelhante oração, feita, com tantos desvios de espírito, que fruto se pode esperar?" Então Jesus, apresentando-lhe seu Coração, disse-lhe: «Eis Meu Coração, delícias da Santíssima Trindade. Eu to apresento para que supra o que te falta; recomenda-lhe com confiança todas as tuas ações, e ele as fará perfeitas a meus olhos: estará Meu Coração de hoje em diante sempre pronto a servir-te, e por ti suprirá a todos os instantes tuas negligências».
Aproveite esta instrução; se amais, orais, trabalhais e sofreis, amai, orai, trabalhai e sofrei em união com as aflições, trabalhos, orações e sofrimentos do Coração de Jesus.
Ainda mais: quando cometerdes alguma falta, depois de vos humilhardes, ide buscar no Coração de Jesus a virtude con-trária à vossa má inclinação; a humildade, por exemplo, a caridade, resignação e paciência com os defeitos do próximo, e oferecei-as ao Pai Eterno em expiação de vossos defeitos. Meio curto e fácil é este de pagardes as vossas dívidas no mesmo instante em que as contraís e de adquirirdes imensos tesouros de merecimentos".