sexta-feira, 4 de maio de 2012

Santo Ângelo
Pai e Protomartir da Ordem do Carmo.

Memória obrigatória - Comum dos mártires.

Nasceu em Jerusalém em 1185, numa família de tradição judaica.
Seus pais, de idade avançada, converteram-se ao Cristianismo por causa de um sonho. Neste sonho, Nossa Senhora os visitou, dizendo que sua família receberia uma grande graça: o nascimento de uma nova criança. E assim aconteceu. Ângelo percebeu o chamado de Deus, e recebeu junto com seu irmão João, recém-nascido, a graça do santo Batismo.
Santo Ângelo se abriu à vontade de Deus através da vida de oração e penitência. Viveu em muitos conventos da Palestina e da Ásia Menor. Entrou para a Ordem do Carmo quando tinha apenas dezoito anos e, em 1213, foi ordenado sacerdote aos vinte e cinco. Recebeu muitas graças do Senhor, sobretudo o dom da profecia e dos milagres,
Ainda segundo a tradição, Ângelo saiu do monte Carmelo com os primeiros carmelitas que foram para Roma a fim de obter do papa Honório III a aprovação da Regra do Carmo e, depois, imigraram para a Sicília.
Em Roma, ao visitar a basílica de São João do Latrão, encontrou-se com  S. Domingos de Gusmão e S. Francisco de Assis, que lhe anunciaram a sua morte como mártir de Jesus Cristo.
                Dentre seus grandes feitos, o que mais se destaca é o trabalho de evangelização que manteve entre os hereges cátaros. A história narra que ele conseguiu converter até uma mulher que, antes disso, mantinha uma vida de pecados com um rico senhor do lugar.
No dia 5 de maio de 1220, Ângelo, um homem dócil e corajoso, fez sua última pregação na igreja de São Tiago de Licata, na Sicília. Nesse dia foi morto,  com apenas 34 anos, vítima daquele rico homem, que não se conformou com o abandono e a conversão de sua amante, encomendando o assassinato.
Santo Ângelo, junto com Santo Alberto de Trapani, foram os dois primeiros santos canonizados da Ordem do Carmo e, por isso, é chamado um dos “Pais da Ordem”.

Oração:
Senhor, nosso Deus, força dos fiéis e coroa dos mártires, que conduzistes Santo Ângelo do Carmelo à glória do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, que, imitando fielmente o seu exemplo, possamos oferecer até à morte o testemunho da vossa presença e da vossa bondade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Leia, abaixo, a 6ª meditação do Mês de Maria.