sábado, 5 de maio de 2012


LECTIO DIVINA DA V SEMANA DA PÁSCOA
Pe. Juan Freitas, sdb

«QUEM PERMANECE EM MIM E EU NELE DÁ MUITO FRUTO»
Os gestos e as palavras de Jesus, neste contexto, representam as suas últimas indicações, o seu "testamento". Os discípulos recebem, aqui, as coordenadas para poderem continuar no mundo a missão de Jesus.
     Neste texto de São João, o evangelista serve-se de elementos simbólicos como a videira, os ramos, o agricultor e o fruto. Com estes elementos simbólicos o evangelista põe em realce a relação entre Jesus-videira, Pai-agricultor e a comunidade dos discípulos como os ramos.
     A vinha é a planta pela qual o agricultor tem mais predileção porque dessa produz o vinho da alegria. Jesus retoma a imagem do antigo testamento para recordar que na antiga aliança Deus vinha apresentado como o dono da vinha e no novo testamento Cristo identifica-se com a videira: «Eu sou a verdadeira vide». Deus vive no meio de nós não como patrão mas como linfa vital. Jesus é a linfa vital do mundo, que dá vida!

Evangelho segundo São João (Jo 15, 1-8)
     «Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - «Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor”».
        «Eu sou a verdadeira vide»: uma afirmação semelhante a tantas outras como: «Eu sou o verdadeiro pão do céu», «eu sou a luz do mundo». Estas afirmações têm um denotado tom polemico mas em todas, Jesus revela-se a si próprio como aquele que está disposto a dar-se totalmente.

Meditação
      «Eu sou…». Jesus de novo, diz-nos em pessoa quem é e revela-nos assim outros traços da sua identidade. Tantas vezes pensamos e refletimos: quem é Deus? Ele hoje de novo nos recorda «Eu sou a verdadeira vide e o meu Pai é o agricultor». Uma imagem simples e evidente da natureza que nos recorda o mistério da vida. Toca-nos a nós hoje refletimos sobre o que para nós significam estas palavras que ele hoje nos quer dirigir a cada um de nós.

Oração
       Ajuda-me Senhor a descobrir-te e a reconhecer-te sempre melhor. Tu nos falas, tu revelas-te, tu nos dizes «eu sou a verdadeira vide e o meu pai é o agricultor». Ajuda-nos também a descobrir a importância desta forte relação entre pai e filho, entre nós e tu. Ajuda-nos a descobrir-te como nosso agricultor, como verdadeira vide.

Ação
   Quem é o meu agricultor? Eu deixo-me trabalhar, deixo que o Senhor trabalhe em mim, na minha vida. Se ele é o agricultor, e ele para mim tem um plano de salvação, posso hoje refletir: «Senhor que queres de mim».

TERÇA-FEIRA

Palavra - «Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto».
        A comparação videira-vinha é muito frequente no antigo testamento, e é uma das simbologias mais usadas para indicar o povo da aliança. No antigo testamento, na maioria dos casos, a simbologia da vinha evidencia o contraste entre o amor de Deus e a infidelidade de Israel. O texto de hoje recorda-nos que Jesus dá plenitude à esperança de Israel. Nele podemos dar fruto.

Meditação
     «para que dê ainda mais fruto». Aqui está o centro da mensagem de hoje. Deus chama-nos a frutificar, a dar fruto. Ele para nós tem um projeto de salvação, ele conta conosco, ele precisa de nós aqui e agora. Sou chamado assim a dar fruto porque os ramos da vinha, os ramos das árvores dão fruto. Dar fruto exige também deixar-se cultivar, deixar que o agricultor prepare tudo para a produção. Neste sentido a mensagem oferecida na simbologia da poda.

Oração
     Ajuda-nos Senhor nos momentos de esterilidade a recomeçar de ti, ajuda-nos a descobrir que de vez em quando temos que “podar” a nossa vida e recomeçar de novo da verdadeira vide. Ajuda-nos Senhor a descobrir-te nosso agricultor e ajuda-nos a descobrir em ti a verdadeira vide que nos leva a dar frutos.

Ação
        «para que dê ainda mais fruto». Este é também o objetivo das grandes empresas que apostam seriamente em crescer, que refletem com balanços e novos projetos. Porque não refletir hoje sobre o meu projeto pessoal de vida, que é aquela bússola que orienta o meu caminho? Se já refleti no passado sobre o meu projeto posso fazer uma revisão deste, senão é uma boa oportunidade para começar a elaborar o projeto pessoal de vida à luz da fé.

QUARTA-FEIRA

Palavra - «Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós».
    A Palavra de Deus renova e purifica a vida. «Permanecei» é o grande convite que Jesus nos faz, ele hoje renova-nos assim o seu convite a permanecer, a ficar, a demorar com Ele, a construir e manter uma relação, a descobrir sempre mais que ele nos chama a viver no seu amor.

Meditação
      Ao pedido dos discípulos de Emaús para que ficasse «com» eles, Jesus responde com um dom muito maior: através do sacramento da Eucaristia encontrou o modo de permanecer «dentro» deles. Receber a Eucaristia é entrar em comunhão profunda com Jesus. «Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós» (Jo 15,4). Esta relação de íntima e recíproca «permanência» permite-nos antecipar de algum modo o céu na terra. Não é porventura este o maior anseio do homem? Não foi isso mesmo o que Deus Se propôs, ao realizar na história o seu desígnio de salvação? Ele colocou no coração do homem a «fome» da sua Palavra (cf. Am 8,11), uma fome que ficará saciada apenas na plena união com Ele. A comunhão eucarística foi-nos dada para «nos saciarmos» de Deus sobre esta terra, à espera da saciedade plena no céu (Cf. João Paulo II, Mane Nobiscum Domine, n.19)

Oração
 Obrigado, Senhor, pela tua presença constante ao meu lado! Obrigado porque permaneces sempre ao nosso lado de modo especial na Eucaristia, na tua Palavra, na comunidade.
 Obrigado porque Tu és a força no momento de fraqueza,
 a alegria no momento de tristeza.
 Tu és a paz na tribulação e na angústia,
 és a rocha que alicerça meus projetos,
 e o embalo harmonioso que me acalma nas noites de inquietação.
 Tu és a luz que ilumina o meu caminho
 e a luz que me faz caminhar.
 Tu envolves toda a minha vida e estás presente em cada momento que vacilo.
 Quando caio, me levantas;
 quando me decepciono, me animas;
 quando sinto medo, me fortaleces.
 Em ti confio Senhor e a todo momento agradeço a tua presença e me faz agora dizer:
 «Permanecei em Mim»

Ação
   Vou procurar um momento ao longo do dia para estar com ele, para permanecer nele. Um momento especial, fora do normal para dizer-lhe eu quero permanecer em ti.

QUINTA-FEIRA

Palavra - «Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos».
        A comparação da vinha continua o seu curso. «Eu sou a videira, vós sois os ramos». Deste modo Jesus recorda-nos que dele vem a salvação, dele vem a seiva, dele vem a vida.

Meditação
   «O ramo não pode dar fruto por si mesmo». Quantas vezes temos a tentação de pensar que não precisamos de Deus. Jesus nos recorda hoje que sem ele não damos fruto. Jesus continua assim o seu convite a uma relação íntima que envolva todo o nosso ser.
    «Nele e por ele fomos regenerados no Espírito Santo, par produzirmos frutos de vida, não da vida antiga e envelhecida, mas daquela vida nova que procede do amor para com ele. Esta vida nova, porém, só poderemos conservá-la se nos mantivermos perfeitamente inseridos em Cristo, se aderirmos fielmente aos santos mandamentos que nos formam dados, se guardarmos com solicitude este título de nobreza adquirida e se não permitirmos que se entristeça o Espírito que habita em nós, quer dizer, Deus que por ele mora em nós. O evangelista João nos ensina sabiamente de que modo estamos em Cristo e ele em nós, quando diz: a prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito (1Jo 4,13).
          Assim como a raiz faz chegar aos ramos a sua seiva natural, também o Unigênito de Deus concede aos homens, sobretudo aos que lhe estão unidos pela fé, o seu Espírito. Ele os conduz à santidade perfeita, comunica-lhes a afinidade e parentesco com sua natureza e a do Pai, alimenta-os na piedade e dá-lhes a sabedoria de toda virtude e bondade» (São Cirilo de Alexandria).

Oração
 Perdão Senhor pelas vezes que te abandonei.
 Pelas vezes que neguei a tua presença.
 Pelas vezes que não quis permanecer em ti.
 Obrigado Senhor porque de novo me acolhes e me convidas a permanecer em Ti.

Ação
     Vou procurar dar algum fruto hoje. Que fruto o Senhor quer que eu produza hoje para o bem dos meus irmãos e irmãs? Talvez em pequeno gesto, uma palavra, um sorriso.

SEXTA-FEIRA

Palavra - «Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem».
        O presente texto evidencia um conceito fundamental da teologia de São João. Cristo é o único Senhor e o centro da vida do homem. A separação é destinada à esterilidade. A nossa vida é destinada a este encontro: Criastes-nos para Vós [ó Senhor], e o nosso coração está inquieto, enquanto não descansar em Vós», escrevia Santo Agostinho (Confissões, I, 1).

Meditação
          «O Filho não pode fazer nada por sua conta» (Jo 5,19 e 30); “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). Este “nada” que os discípulos partilham com Jesus exprime ao mesmo tempo a força e a fraqueza do ministério apostólico (Joseph card. Ratzinger). Nada! Esta palavra não pode passar desapercebida, pois é mesmo forte.
       «Sem mim nada podeis fazer» (Jo 15,5). Só podemos exercer a nossa missão com Jesus, deixando a ele a plena e soberana iniciativa. Não bastam as nossas capacidades, nem os nossos pobres esforços para sermos “enviados” por Jesus, como ele foi enviado pelo Pai (cf. Jo 13,20): é absolutamente necessário que vivamos com ele (cf. Mc 3,14), em plena comunhão com ele, e que procuremos sempre trabalhar como enviados que participam da única missão do Filho. Nós não possuímos nada de próprio para levar aos homens, nós não somos nada sem o Senhor que opera em nós e através de nós, não podemos fazer nada senão em obediência e comunhão como «Filho não pode fazer nada por si mesmo» (Jo 5,19).

Oração
       Vou procurar recordar e repetir ao longo do dia: «Tudo posso naquele que me dá força» (Fil 4,13) porque como diz Jesus «sem Mim nada podeis fazer».

Ação
     Jesus diz: “Sem mim nada podei fazer”. Tenho consciência disto? Deixo que Deus tenha uma presença ativa e decisiva nas minhas opções, nas minhas palavras, nos meus gestos?...

SÁBADO

Palavra - «Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».
      Jesus nos convida de novo a acolher a sua palavra para poder ser seus discípulos.

Meditação
      Se pedires Deus te dará. Se buscares, Deus te fará encontrar. Se bateres, Deus te abrirá a porta. Pois tudo o que pedes, recebes de Deus. O que buscas, encontras em Deus e, para quem bate, Deus abrirá as portas.

Oração
   Ajuda-nos Senhor a ser teus discípulos, ajuda-nos sempre mais a apropriar-nos desta palavra, apropriar-nos de ti, da tua vida, para que possamos ser teus verdadeiros discípulos. Discípulos convictos que sem ti nada podemos fazer.

Ação
        Neste ano da Palavra de Deus, procurarei estar mais atento à liturgia da Palavra e amanhã na Eucaristia dominical procurarei fazer um esforço especial pois Jesus fala-me diretamente a mim e quer comunicar comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO