segunda-feira, 21 de maio de 2012


MÊS DE MARIA

MEDITAÇÃO – 22º dia
Novena de Pentecostes 5º dia

O Espírito Santo é Deus, logo é luz. Os pecados pelo contrário são trevas. Ora a luz e as trevas não podem permanecer juntos. Nestes dias peçamos ao Espírito Santo que desça sobre nós. Mas não está meu coração envolto nas espessas trevas dos afetos desordenados e das más inclinações?
Ah! se por desgraça essas trevas reinam em minha alma, é mister, primeiramente, dissipá-las pelo arrependimento, por uma boa confissão e pela mortificação dos sentidos. De outro modo o Espírito Santo não escutaria minha oração; como poderia ele habitar na sombria morada do pecado?
Que felicidade, se no grande dia de Pentecostes eu me achasse cheio do Espírito Divino, cheio de luzes na inteligência, cheio de fervor na vontade! Ó dia ditoso! Ó admirável mudança! Não serei mais o que até agora fui! Mas seria possível que, desprezando tão maravilhosa transformação, eu preferisse continuar nos meus maus hábitos, nos criminosos afetos do meu coração.
Meu Deus, preservai-me de semelhante cegueira! ó minha alma, recorra à oração, peça instantemente ao Senhor como Davi: "Dai-me, ó Deus, um coração puro e renovai a retidão do meu espírito!"
Quem poderá esperar a plenitude dos dons do Espírito Santo? Os corações que lhe forem fiéis. Os corações fiéis ao Espírito Santo são os que se conformam aos ensinos da fé, os que são dóceis às divinas inspirações, que cumprem fielmente as promessas feitas no batismo, isto é, que renunciam ao mundo, que nada têm de comum com o príncipe das trevas.
Que reflexões me sugerem estas obrigações. Acho em mim esses três caracteres da fidelidade ao Espírito Santo?

Quinto Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A inconstância
1- Não costumo deixar, sem motivo plausível, os exercícios de piedade que adotei?
2- Sou fiel às promessas que tão repetidamente faço a Deus, particularmente nas minhas confissões?
3- Conheço a causa desta inconstância? Será o meu gênio? a minha negligência no desempenho dos meus deveres de piedade? Um vil respeito humano? Não basta prometer a Deus; é preciso ainda desprezar os juízos humanos para não nos envergonharmos diante das criaturas da mudança que resolvemos fazer no nosso modo de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO