domingo, 20 de maio de 2012


MÊS DE MARIA

MEDITAÇÃO – 21º dia
Novena de Pentecostes 4º dia

É impossível que eu não tenha algum sofrimento ou alguma cruz; pois quem neste mundo não sofre? Bastam a dependência que constrange minha liberdade, a sujeição e as fadigas de meu emprego, as solicitudes inerentes a meu estado para que me ache em contínuo penar. Quantas vezes suspiro por algum alívio! Mas não há outro mais salutar para mim do que oferecer ao Espírito Santo essas penas inseparáveis da vida, declarando-lhe que as suporto de bom grado por serem de sua vontade.
Acostumemo-nos a renovar amiúde esta intenção, e dentre em pouco veremos a verdade da divina palavra: "Meu jugo é suave e meu peso é leve."
As tentações: Entre tantos motivos de sofrimento, é esse sem dúvida, o que mais nos aflige. Mas, que fazer? Haverá alguém sobre a terra que seja isento de tentações e livre desses combates interiores que se dão entre a carne e o espírito? Os maiores Santos foram tentados. Longe de perdermos no meio dessas provas a paz da alma, devemos, pelo contrário, opor-lhes generosa resistência.
Se a tentação for demasiado violenta, se nosso coração se sentir como que abrasado nas chamas infernais, ah! sem tardar brademos ao Espírito Santo! Sua virtude divina apagará qualquer chama impura: e o fogo sagrado do divino amor extinguirá o da concupiscência.
Abrasai, Senhor, nossos corações no fogo do vosso Santo Espírito, a fim de que num corpo casto e com um coração puro possamos vos servir e agradar.
O Espírito Santo é o Deus de Consolação. Ele consola os que choram, e é por isso chamado Paráclito ou Consolador. Ah! donde vem que no meio das lágrimas que derramo cada dia ainda não senti os efeitos desse bálsamo divino?
A que atribuir isso? Nas minhas penas e lágrimas voltei meu coração para o Espírito Santo Consolador? Quando me achei sob o peso da aflição, foi a ele e não às criaturas, que pedi alívio e consolo? Ainda mais: Qual foi a causa das minhas lágrimas? Tudo, exceto os meus pecados. Comecemos, pois, por chorar nossas faltas e veremos que nada há mais doce que a compunção. Só para aqueles que derramam essas lágrimas é que o Espírito Santo quer ser o Deus de consolação. Felizes os que choram, porque serão consolados!

Quarto Exame: Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - O respeito humano
1- Não tenho deixado de pedir conselho por receio de que me julguem ignorante ou escrupuloso?
2- Não adiei a confissão, ou mudei de confessor, só para evitar a vergonha de confessar minhas reincidências nas mesmas faltas?
3- Com receio de censuras ou por condescendência, não omiti certas boas obras, ou não me deixei arrastar ao mal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO