sábado, 19 de maio de 2012


Lectio Divina da Solenidade da Ascensão
Sérgio Paulo Pinto
«FOI ELEVADO AO CÉU.»

A Solenidade da Ascensão de Jesus insiste na responsabilidade missionária de todos os crentes. De fato as últimas palavras de Jesus, o seu testamento, lançam-nos numa vocação missionária. O cristão deve ser evangelizador. Ocupados em anunciar Jesus ao mundo, devem levá-lo no coração e, assim sentirão Jesus a seu lado e verão, para sua surpresa, que serão capazes de gestos extraordinários. Jesus subiu, por fim, ao Céu, mas os discípulos não ficaram inertes, acomodados, mas sabiam que podiam contar sempre com Ele e começaram a aprender a viver sem tê-lo com eles, ao alcance da sua vista, mas do seu coração. E ‘partiram a pregar por toda a parte’. Esta é a nossa vocação: anunciadores do evangelho de Jesus.

Evangelho segundo S. Marcos (16, 15-20)
            Naquele tempo, Jesus apareceu aos doze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, Jesus apareceu aos doze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. “Ide e fazei discípulos de todos os povos” (Mt 28,19a); “A Boa Notícia deve ser anunciada a todas as nações” (Mc 13,10).

MEDITAÇÃO
          Depois da morte de Jesus, os discípulos “estavam de luto e chorosos” (Mc 16,10); tiveram dificuldade em acreditar que Ele estava vivo (cfr. Mc 16,11). Tudo parecia perdido e terminado… Tudo parece perdido quando se perde a vocação missionária; os discípulos, como talvez muitos de nós, ainda não tinham percebido que agora somos nós, também, filhos; e, por isso, transmissores do amor do Pai a todos os irmãos. Agora, o próprio Jesus, está diante dos discípulos, de novo, como naquele primeiro dia no mar da Galileia, quando lhes disse: “segui-Me e farei de vos pescadores de homens” (Mc 1,17); hoje, de novo, recorda-lhes o sentido desse chamamento: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho e toda a criatura”. Ser cristão é ser missionário, sem fronteiras, sem barreiras, sem férias para a missão. Ser cristão e ter coração de mãe e pai, a tempo inteiro, preocupados constantemente com o anúncio do evangelho: de noite, de dia, quando se está cansado, quando se come, quando se trabalha, quando se brinca… mas nunca por obrigação, mas simplesmente por amor, gratuito, sem cobrar. Assim, é ser cristão, ser de Cristo.

ORAÇÃO
      Quantas vezes, Senhor, me encontras ‘escondido’, temeroso, inerte. Quantas vezes, Senhor, pareço ter esquecido todo o amor que aprendi de Ti. Mas hoje, Senhor, como naquele dia com os discípulos, vens ao meu encontro, me recordas o sentido da minha vocação cristã… e tudo ganha sentido: ‘ide… e pregai o evangelho’! São as Tuas últimas palavras, Senhor, o Teu testamento, jamais as esquecerei. Farei da minha vida uma vida de anúncio do Teu evangelho, a toda a criatura, a todos os corações.

AÇÃO
        Se Jesus, pessoalmente, viesse ao meu encontro e me dissesse: ‘Vai por todo o mundo e prega o meu evangelho a toda a criatura’. Que faria? Que consequência teria o meu dia de hoje e a minha vida cristã, a partir de então? ‘Vai…’

TERÇA-FEIRA

PALAVRA - Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado.
 “Ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei” (Mt 28,19-20a). “Se alguém se envergonhar de Mim e das minhas palavras (…), também o Filho do Homem se envergonhará dele…” (Mc 8,38).

MEDITAÇÃO
       O batismo é a consequência, o gesto visível, de quem adere, de fato, ao Evangelho, de quem fez uma opção de vida por Cristo. Vivendo em Cristo não nos é prometida uma vida terrena livre de problemas e dificuldades, mas é-nos assegurada a salvação, a vida plena e definitiva: quem perde a sua vida por causa do evangelho, salvá-la-á, mas quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á (cfr. Mc 8,35). Se, de modo egoísta, me preocupar só com o meu interesse, me afanar por ‘ganhar o mundo inteiro’, esquecendo-me dos que estão ao meu lado e manipulando os valores do evangelho, não poderei esperar outra coisa que não seja ficar à margem da salvação, perdendo a minha vida futura, condenado pela minha cegueira e egoísmo.

ORAÇÃO
         Hoje Te peço, Senhor, ‘por aqueles que me deste, porque são teus’ (cfr. Jo 17,9). Que a minha vida, Senhor, seja vivida segundo o Teu evangelho, para que possa ser sinal de salvação para todos os que colocas diariamente no meio caminho. No dia do meu batismo fiquei vinculado a Ti, para sempre, embora ainda muito pequenino. Agora, compreendo, Senhor, a dimensão desse compromisso; ajuda-me, com a Tua proximidade, a ser um discípulo coerente, credível, com palavras e gestos, do Teu evangelho. Que a minha vida, Senhor, com todas as fraquezas, possa ser luz no caminho daqueles que Te procuram e, apaixonados pelo Teu evangelho, acreditem e se salvem.

AÇÃO
         A minha vida tem sido coerente com o compromisso assumido no dia do meu batismo? Através dela, do meu testemunho, ajudo outros a salvarem-se… ou a condenarem-se? De certeza que hoje vou ser um testemunho coerente do evangelho!

QUARTA-FEIRA

PALAVRA - Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados».
      “Jesus tinha curado muitas pessoas (…). Vendo a Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés” (Mc 3, 10-11); “Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus” (Mc 6,7); “Jesus chamou os discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus e para curar qualquer espécie de doença e enfermidade” (Mt 10,1); “Olhai que vos dei poder de andar sobre cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada vos poderá fazer mal” (Lc 10,19).

MEDITAÇÃO
      Para que a nossa missão, como anunciadores do evangelho, seja credível ‘a toda a criatura’, de que Deus não nos abandonou, é necessário que as nossas palavras estejam cimentadas em ações, sobretudo num compromisso pessoal com o mundo, com os homens. E o nosso mundo espera de nós esses gestos, para não ter que desesperar de Deus. Se Jesus partiu deste mundo, com maior razão deveremos cuidar dele, pois essa é a nossa missão. Se nos preocuparmos por viver dando sinais da bondade de Deus, seremos seus representantes credíveis, ajudaremos a que a sua ‘ausência’ não seja tão angustiante. Comprometidos com Jesus, a nossa vida será acompanhada dos sinais mais extraordinários que jamais podermos imaginar (Mc 11,23), pois Ele está conosco.

ORAÇÃO
      A fé tem um poder tão grande, ‘capaz de transportar montanhas’! Invade o meu coração, Senhor, toma todo o meu ser e ajuda-me a crescer como teu discípulo, para que a minha vida seja reflexo do Teu evangelho e dos teus gestos portentosos. ‘Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé’. Aumenta o amor por Ti, Senhor, no meu coração, para que possa ‘explodir’ em amor gratuito para os irmãos, em gestos simples, talvez, mas cheios de fé e entrega.

AÇÃO
        Que milagres concretos, que gestos, grandes ou simples, posso realizar hoje, que sejam verdadeiramente sinais da minha fé como cristão, da minha adesão ao evangelho de Jesus? Não se aceitam desculpas…

QUINTA-FEIRA

PALAVRA - E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus.  “Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o Céu” (Lc 24,51); “Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao Céu à vista deles. E quando uma nuvem O cobriu, eles não puderam vê-lo mais (At 1,9).

MEDITAÇÃO
       O mundo não foi abandonado por Jesus Ressuscitado; Jesus subiu aos Céus, mas deixou-nos comprometidos com o mundo dos homens; aliás, Ele precisa de nós para fazer-se presente, em cada momento, entre os homens, nas nossas vidas. A partir de agora, ‘Deus não tem mais braços do que os nossos’. Ele quererá fazer tanto bem, por meio de tantos braços que somos nós, os cristãos! Quanta força, juntos! Quanto bem, juntos! Porém, qualquer nuvenzinha insignificante já nos divide, ofusca a nossa visão de Deus, faz-nos sentir órfãos d’Ele e inibe-nos como filhos comprometidos com os irmãos. Jesus subiu ao Céu e sentou-se à Direita de Deus, seu Pai, lugar de honra por excelência. Cumpriu a sua missão, deu a conhecer o projeto de Deus para cada um de nós, deixou-nos comprometidos com esse projeto. Não podemos defraudar Jesus.

ORAÇÃO
         Por vezes, Senhor, quando a cruz se torna mais pesada, sinto a falta da Tua presença e desespero. Porém, sinto que estás aqui e tudo ganha sentido. As saudades de Ti, recordam-me as Tuas últimas palavras: ‘Ide e pregai o evangelho’; então, sinto a confiança e a responsabilidade que colocaste em mim. Quero, por isso, Senhor, viver endividado de amor para contigo e para com os irmãos. A minha vida será gasta, Jesus, ‘pagando’ em amor, todo o amor que de Ti recebi.

AÇÃO
        Jesus foi elevado, e quantos cristãos continuam ali parados a olhar para o céu… Hoje vou ‘despertar’ alguns deles que conheço e que não tenho tido a coragem de abordar… vou mostrar-lhes o quanto é urgente serem cristãos ativos, hoje mais do que nunca.

SEXTA-FEIRA

PALAVRA - Eles partiram a pregar por toda a parte… “Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem” (Mc 6,12).

MEDITAÇÃO
       Os discípulos, que pouco antes, temerosos, tinham perdido a esperança, partem agora, corajosos, levando a esperança por toda a parte, ‘a toda a criatura’, a todos os corações. De novo se desinstalam, se erguem decididos, transformados em filhos, comprometidos com o mundo, com os homens. Agora já não poderão falar diretamente com Jesus, mas deverão falar d’Ele constantemente. Se o nosso coração estiver cheio de Deus, de saudades da sua presença, não nos será difícil falar d’Ele aos que dão tudo como perdido; através do nosso testemunho, a tempo inteiro, o mundo não terá dificuldade em perceber em nós os sinais de Cristo vivo. Ao silenciarmos o anúncio do evangelho não estamos a respeitar a última vontade de Jesus e o mundo perderá para sempre a Deus e, a nós os crentes, será cada vez mais penoso viver sem esperança num mundo órfão de Deus.

ORAÇÃO
           Senhor Jesus, dá-me a coragem que deste naquele dia aos apóstolos, para me desinstalar da minha comodidade e deixar de pensar que o anuncio do Teu evangelho não me diz respeito, ou é para fazer quando me der jeito. Ajuda-me a perceber que ser cristão é ‘ser Cristo’ a tempo inteiro, mesmo quando estou cansado. Ajuda-me a levantar-me do meu egoísmo e a ‘partir’ para uma vida de doação. Dá-me coragem, Senhor, para ‘pregar o Teu evangelho por toda a parte’ e a gastar a minha vida ao Teu serviço.

AÇÃO
      Como os discípulos naquele dia, hoje vou ‘partir’ de casa e sem preconceitos, vou ‘pregar’ por toda a parte o evangelho de Jesus, esta alegria da minha vocação cristã. Sou cristão, sou de Cristo…

SÁBADO

PALAVRA - … e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam. “Eis que Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28,20).

MEDITAÇÃO
      Jesus não nos liberta das dificuldades, mas assegura-nos a sua presença, em cada gesto. Durante a nossa vida cristã ativa, missionária, sentiremos a presença do Senhor, que atuará por nosso intermédio, que confirmará as nossas palavras com gestos concretos. Quem anuncia verdadeiramente o evangelho de Jesus nunca se sentirá órfão. Todos os que d’Ele dão testemunho com a sua vida e com a sua luta diária contra o mal, sentir-se-ão confortados com a companhia de Jesus e com a eficácia do seu poder. Ele esteve com os discípulos, sempre, assim como está com cada cristão comprometido, hoje. Se vivêssemos verdadeiramente esta graça, poderíamos mudar o mundo com o amor de Jesus nas nossas mãos e no nosso coração! Ainda poderemos ir a tempo, começando, hoje!

ORAÇÃO
    Obrigado, Senhor, pela Tua presença reconfortante na minha vida. Obrigado pelos pequenos milagres que fazes por meu intermédio. Não Te podemos falar, mas eu posso falar de Ti; não te podemos ver, mas eu posso ser reflexo do Teu amor; não Te podemos tocar, mas eu posso abraçar em Teu lugar. Obrigado, Senhor, pelos pequenos milagres que fazes por meu intermédio. Obrigado pela Tua proximidade; obrigado, Senhor, por estares sempre conosco, sobretudo nos momentos difíceis. Obrigado, Senhor.

AÇÃO
      O Senhor ‘cooperava’ com os discípulos, estava sempre com eles, como está sempre conosco. Hoje vou tentar perceber os sinais da presença de Deus à minha volta, nas menores e variadas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO