quinta-feira, 17 de maio de 2012


MÊS DE MARIA
MEDITAÇÃO – 18º dia
Novena de Pentecostes 1º dia
A novena de Pentecostes foi proposta pelo papa Leão XIII, na ocasião em que o pontífice dedicou o século XX ao Espírito Santo. Ela foi uma resposta às várias correspondências que a Beata Elena Guerra o enviou, mostrando que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade estava esquecida dentro da fé cristã. A Novena de Pentecostes é a única litúrgico-oficial da Igreja Católica.

O Espírito Santo é Deus e Deus de toda a majestade. E eu sou uma miserável criatura e, entretanto, ó infinita bondade,... esse Deus tão grande, esse divino Consolador humilha-se até descer em minha alma. Ainda mais: quantas vezes a sua misericordiosa caridade não o levou, por assim dizer, a bater à porta do meu coração para pedir-lhe hospedagem! E eu serei tão indiferente que não o convide? E não imitarei os discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua divina Mãe que, depois da ascensão do Salvador, se recolheram ao Cenáculo para aí esperar o Espírito Santo que lhes prometera! Eis, minha alma! Viva confiança e ardente desejo! Repitamos muitas vezes: Vinde, Espírito Santo!
Eu convido o Espírito Santo... mas tenho-lhe preparado uma morada? Onde está o trono do meu Rei? Onde o templo de meu Deus? Meu coração está pronto? Tudo nele se acha bem ordenado?. É mister dispô-lo nestes dias a receber a divina luz que vem do alto. Esta luz é uma ação celeste, sobrenatural, divina; exige disposições adequadas aos seus efeitos. Elevemos, pois, nossos corações ao céu.  Ao céu nossos pensamentos e afetos. Fujamos à dissipação das criaturas, se quisermos realmente unir-nos ao Criador. Recolhimento, silêncio, oração, guarda dos sentidos, mortificação. Eis de que modo podemos dispor-nos a tão grande graça.
Quanto precisamos receber um raio desta divina luz! Pois, donde vêm tantas quedas? Será da falta de luz que nos ilumine, ou de nossa cegueira? Donde tantos pecados? Por que tão pouco amor para com Aquele a quem devemos amar sobre todas as coisas? É porque esta divina luz não ilumina as nossas almas? Fechemos os olhos às vaidades da terra, para abri-los à divina luz do Espírito Santo! Felizes de nós se um dos seus raios chegar até o nosso coração! Vinde, Espírito Santo, dizei a este abismo de misérias e de trevas: -"Faça-se a luz!" E logo ela descerá sobre nós.

Primeiro Exame: Sobre o Recolhimento
1- Não sou eu do número destes cristãos dissipados ou negligentes, que quase nunca entram em si mesmos, para ver o estado de sua alma e escutar a voz da consciência?
2- Nada tenho que reformar a respeito das conversações inúteis e visitas em que se perde o espírito de piedade?
3- Quando na oração ou noutros exercícios de piedade, Deus me envia alguma luz interior ou um bom sentimento, não me distraio logo ocupando-me com coisas diferentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO