sábado, 28 de abril de 2012

MEDITAÇÕES PASCAIS - 16ª Meditação

Cristo ressuscitado, amigo fiel

“Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina” (Lc 24, 29).

     Os discípulos de Emaús, mesmo envolvidos por uma “nuvem negra”, gostaram imensamente da presença do Amável Senhor... quando o mesmo fez menção de ir além, lhe disseram: “Permanece conosco”.
      Sejamos sábios e fervorosos, jamais deixemos o Senhor se afastar da nossa vida, somente com a Sua ajuda permaneceremos de pé.
      Quando o ciclone das tentações soprarem furiosamente contra a nossa “casa espiritual”, peçamos ajuda ao Divino Amigo que caminha conosco.
      Se a tempestade das calúnias e críticas desencadearem contra a “barca” de nossa vida, prostremo-nos aos pés do Doce Jesus e peçamos-Lhe proteção.
      Quando o raio do desânimo tentar nos atingir, aproximemos do Senhor e peçamos-Lhe força.
      A caminhada para a Pátria Celeste é difícil e cheia de armadilhas. Precisamos continuamente da ajuda de Nosso Senhor... peçamos-Lhe diariamente com humildade e confiança: “Permanece conosco”.
      Jamais rejeitemos a presença amiga de Cristo Jesus em nossa vida e não deixemos também a Sua graça passar em vão; mas, como cervos sedentos pela água pura e  corrente, agarremos a Ele e peçamos-Lhe humildemente: “Permanece conosco”.
      Não nos envergonhemos de pedir a Jesus para que permaneça conosco.
      “Permanece conosco” Luz Eterna, porque sem Ti cairemos em buracos.
      “Permanece conosco” Imaculado Cordeiro, sem a vossa proteção seremos vencidos pelas tentações contra a pureza.
      “Permanece conosco” Humilde Senhor, longe de Ti o orgulho sufocará o nosso coração.
      “Permanece conosco” Silencioso Jesus, porque sem a vossa ajuda a nossa alma se tornará inquieta.
      “Permanece conosco” Amor Eterno, sem a vossa graça o nosso coração se encherá de ódio.
      “Permanece conosco” Deus Forte, porque sem a vossa força não conseguiremos fazer o bem e vencer os obstáculos.
      Ó Querido Jesus, “permanece conosco”, não vá Senhor, não caminhe mais, fique conosco... “permanece conosco”, venha para a nossa “pobre casa”, isto é, nossa alma, não olhe a poeira que a cobre e a sua desorganização, mas entre e “permanece conosco”, porque somente em Ti encontramos a verdadeira paz e segurança.
      Amado Senhor, a nossa alma é imortal e sente sede do Infinito... somente Tu, Deus Eterno, é capaz de saciá-la com o vosso imenso amor.
      “Permanece conosco” Senhor para sempre. Tu és o doce hóspede da nossa alma.
      Nós, pobres criaturas, limitadas e pecadoras, prostremo-nos aos pés do Querido Senhor e Lhe peçamos com fé e insistência: “Permanece conosco”.

Comentário ao Evangelho do dia (Jo 6,61-70) feito por São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia, depois bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre o evangelho de Mateus n° 82; PG 58, 743

«As palavras que vos disse são espírito e são vida»

     «Tomai e comei, disse Jesus, isto é o Meu corpo entregue por vós» (cf 1Co 11,24). Porque é que os discípulos não ficaram perturbados quando ouviram estas palavras? Foi porque Cristo lhes havia já dito muitas coisas sobre este assunto (Jo 6). [...] Tenhamos, nós também, plena confiança em Deus. Não apresentemos objecções, mesmo quando o que Ele diz parece contrário aos nossos raciocínios e ao que vemos. Que a Sua palavra seja dona da nossa razão e mesmo da nossa vista. Assumamos esta atitude perante os mistérios sagrados: não vejamos neles apenas o que é apreendido pelos nossos sentidos, mas tenhamos sobretudo em conta as palavras do Senhor. A Sua palavra nunca nos pode enganar, ao passo que os nossos sentidos nos enganam facilmente; Ela nunca erra, mas eles erram frequentemente. Quando o Verbo diz: «Isto é o Meu corpo», confiemos n'Ele, acreditemos e contemplemo-Lo com os olhos do espírito. [...]
      Quantas pessoas dizem hoje em dia: «Gostaria de ver Cristo em pessoa, o Seu rosto, as Suas vestes, as Suas sandálias». Pois bem, na Eucaristia, é Ele que tu vês, que tocas, que recebes! Desejavas ver as Suas vestes; e é Ele que Se dá a ti, não apenas para O veres, mas para O tocares, O receberes, O acolheres no teu coração. Que ninguém se aproxime, pois, com indiferença ou frouxidão, mas que todos venham a Ele animados de um amor ardente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO