sábado, 28 de abril de 2012

Lectio Divina - IV Semana da Páscoa

«Eu sou o Bom Pastor: o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.»

O caminho pascal só tem sentido se continuarmos a fixar o nosso olhar em Cristo, Bom Pastor. Esta passagem completa o discurso que Jesus dirige aos seus discípulos, no qual deseja explicar quem é e qual a razão da sua vinda e ainda ajudá-los a distinguir a Sua presença e o seu modo de agir dos outros mestres, contemporâneos ou futuros, que podem encontrar.
Jesus é o Pastor das nossas almas; um pastor paciente, misericordioso, disposto a sacrificar a sua vida por nós. Com o Evangelho deste Domingo, somos chamados a renovar a confiança, o acolhimento, a adesão a Cristo que Ele abre as portas do seu coração para nos admitir no seu Reino de paz e alegria que não tem fim.
            Ao Evangelista João cabe a missão de trazer à luz a bondade do Pastor, a sua dedicação e o seu amor incondicional pelas suas ovelhas. Para além deste aspecto, sublinha o comportamento daqueles que se proclamam guias do povo, mas mais do que orientar, procuram o poder e o sucesso, colocando em primeiro lugar o interesse pessoal.
            Embora nos possa parecer um pouco ridículo sermos comparados com um rebanho, esta imagem reflete a nossa condição: sem meios de defesa e sem um guia que se revele um pastor verdadeiro, podemos ser arrebatados pelos “lobos”. A vocação cristã nasce do amor de Cristo e é fruto da sua fidelidade ao amor do Pai.

Evangelho segundo S. João (10, 11-18)

“Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor: o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, do mesmo modo que o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai.”»

SEGUNDA FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor: o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
            Jesus apresenta-se como Bom Pastor: pastor verdadeiro, autêntico, que sabe fazer o seu trabalho. É um convite a pensá-lo deste modo: amável, doce e próximo. Jesus apresenta-se como Pastor, sabendo que esta imagem, na primeira Aliança, indica o próprio Deus: «Eu sou…», que, revela também a Sua identidade com Deus, traduzindo depois em gestos concretos e significativos as várias imagens deste Deus que se interessa pelos homens.

MEDITAÇÃO
            Para entender bem o que Jesus nos quer dizer, devemos colocar-nos numa atitude de escuta atenta e, mais do que tentar compreender, devemos fazer espaço para experimentá-lo. Jesus cumpre a obra que o Pai iniciou: trata e cuida do seu povo, até dar a vida por ele. Jesus ama até ao ponto de dar a vida. É incrível, como isto possa acontecer: um Deus que nos quer mesmo bem, um bem que nos compete apenas contemplá-lo, e que nos deve encher de alegria. Alegria que deve chegar a tocar o coração e a vida de todos. Jesus está ligado a nós, de modo tão passional que sacrifica a sua vida, tudo e somente por amor. Por isso, como refere o salmista “refugiemo-nos no Senhor, mais do que nos homens” (salmo 117).

ORAÇÃO
            Em ação de graças pelo imenso amor com que Deus me ama, rezo, com calma, o salmo 117:

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
 Porque é eterna a sua misericórdia.
 Mais vale refugiar-se no Senhor,
 Do que fiar-se nos homens.
 Mais vale refugiar-se no Senhor,
 Do que fiar-se nos poderosos.

Eu Vos darei graças, porque me ouvistes
 E fostes o meu salvador.
 A pedra que os construtores rejeitaram
 Tornou-se pedra angular.
 Tudo isto veio do Senhor:
 É admirável aos nossos olhos.

Bendito o que vem em nome do Senhor,
 Da casa do Senhor nós vos bendizemos.
 Vós sois o meu Deus: eu vos darei graças.
 Vós sois o meu Deus: eu vos exaltarei.
 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,
 Porque é eterna a sua misericórdia.

AÇÃO
            Em tudo o me rodeia procurarei ver a bondade de Deus para comigo, mesmo que isso implique a passagem por alguma situação mais difícil e complicada. Que seja capaz de dizer a mim mesmo: Jesus, Tu és o meu bom Pastor, aquele que me salva.

TERÇA FEIRA

PALAVRA - O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas.
            Dando maior relevo à imagem, Jesus contrapõe-na à imagem do mercenário. O mercenário, sendo assalariado, não cria laços com o rebanho, não se liga afetivamente às ovelhas, não se ocupa totalmente delas, não coloca em risco a sua existência. Em caso de perigo “logo que vê vir o lobo”, quer salvar-se, e foge. O motivo é claro: as ovelhas não lhe pertencem.

MEDITAÇÃO
            Uma primeira característica do pastor é o amor e a coragem com que defende as suas ovelhas. Ao contrário do mercenário, o pastor, expõe-se ao perigo. O mercenário é como os ídolos, depois de nos seduzirem e de nos “espremerem”, abandonam-nos nos momentos que mais necessitamos, não mantêm a promessa, desiludem e fazem perder a esperança, deixando-nos nas garras do “lobo”. Acabamos por cair na rede das forças do mal e cada época tem os seus “lobos”; por vezes têm nome e sobrenome, mas a maioria é anônima: indicam mentalidades confusas, falsos modelos de Homem, a “moda” que serpenteia e ataca o interior do grupo. O mal, o pecado arrebata o Homem da verdade e o dispersa, sem sentido, pelo mundo. Este excerto, questiona-nos: o que quero, afinal, para a minha vida? Por quem me deixo guiar?

ORAÇÃO
            Senhor, é maravilhoso, sentir que não me abandonas, mesmo quando Te viro as costas e me deixo levar pelos ídolos que não passam de mercenários, que não se importam comigo, porque não lhes pertenço. Acolhe-me, Senhor, na minha pobreza e na minha fragilidade, e faz que volte a Ti e ao rebanho que vive e sente, quotidianamente, o Teu Amor.

AÇÃO
            Hoje, procurarei estar atento às várias coisas e pessoas que me rodeiam, particularmente, aos meios com os quais mais comunico: internet, televisão, telemóvel... também ali, posso encontrar “mercenários” que me querem guiar, mas que me deixam sozinho no momento difícil e de perigo, pois não me alertam para nada, simplesmente me deixam andar a divagar.

QUARTA FEIRA

PALAVRA - Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, do mesmo modo que o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas.
            Jesus, o Bom Pastor, não ama multidões, mas ama cada um pessoalmente. E usa palavras delicadas que exprimem uma recíproca comunhão e conhecimento.
            No Antigo Testamento os temas da escolha, do amor de Deus, do recíproco conhecimento, da vida comum, da condenação dos falsos pastores, reunir o povo da dispersão, abandono, são muito falados e frutos de relações oportunistas, falsas, de prepotência e de abuso. Temas como a pertença, conhecimento, sacrifício, entrega, fraternidade, são frutos do amor.

MEDITAÇÃO
            Sabemos que na Bíblia, o verbo conhecer, implica uma experiência profunda, indica o envolvimento completo no amor. Passa mais pelo coração do que pela mente. De fato há um conhecimento, uma intimidade, um amor recíproco entre pastor e ovelhas. Ele chama cada uma pelo seu nome, conhece-as por causa da afetividade/amor que os uniu. Assim, acontece conosco: chamados pelo nome, amados pelo que somos, não perdemos a nossa personalidade mas Deus quer que sejamos aquilo para o qual fomos chamados: a viver como filhos de Deus. O conhecimento íntimo por parte de Jesus é comparado com o conhecimento recíproco entre Pai e Filho. Permanecer no “rebanho” é possibilidade de experimentar o seu amor e de conhecer o seu coração. Estar com Jesus é conhecer o Pai, viver com o Filho é entrar na dinâmica do amor trinitário. O dom de Jesus continua a fazer-se presente: um dar-se contínuo, na obediência a um projeto; ser transparência, sinal e benevolência do Pai. Serei capaz de corresponder assim à vontade do Pai?

ORAÇÃO
            Senhor, Pastor e Guia seguro da minha vida, Tu que me chamas pelo nome, faz que em cada instante do meu quotidiano reconheça a Tua voz, que sinta o calor da Tua presença que me envolve, mesmo quando a estrada se manifesta impraticável e a noite é profunda e interminável. Seguindo-te, sem resistências e sem medo, chegarei aos prados verdejantes, às fontes de água pura, onde Tu me farás repousar. Amém.

AÇÃO
            Hoje, procurarei um tempo, na minha jornada, para encontar-me com Deus. Num momento por mim escolhido, entrarei em mim mesmo e viajarei até ao profundo do coração e aí colocarei a pergunta: Quem sou eu? Quem é Deus para mim? Quem é Jesus para mim? A minha opção é fazê-lo com seriedade: um tempo de conhecimento para mim e para o meu Deus.

QUINTA FEIRA

PALAVRA - Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor.
            Alguém escrevia: «Parece longínquo o dia em que toda a humanidade fará esta experiência de conhecimento recíproco com Deus». Jesus faz a vontade do Pai, porque sabe que esta O leva à verdadeira liberdade. Mas também sabe que são muitas as pessoas que não acolheram o seu amor «Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de reuni-las». E como um bom pastor, Ele nunca desistirá se perder uma só das suas ovelhas, por isso fará todo o esforço para reuni-las.

MEDITAÇÃO
            De fato existem outros recintos, outros movimentos religiosos ou laicos, existem outros lugares que possivelmente não deixam o Homem livre. Jesus, no seu imenso amor, quer que todos vivam segundo a liberdade proposta pelo Pai: a liberdade dos filhos de Deus, que vivem a partir do amor. O seu zelo, a sua paixão pela humanidade, leva-o a desejar que todos os que se encontram longe escutem a sua voz, reconheçam a voz do Pastor e todos falem a mesma linguagem. Deus ama demasiado o mundo, pois tudo foi feito por Ele, para excluir quem quer que seja. Seremos nós a fazê-lo? Com que autoridade? Como cristãos, somos chamados à unidade no amor, pois só o amor salva.
            Um só rebanho, um só Pastor, uma Igreja “una”, aberta a todos que respeita a diferença como lugar de esperança e de crescimento. Um só espírito, um só Senhor que é servo de todos, um só Deus que é tudo em todos. Queremos melhor programa de vida?

ORAÇÃO
            Medito nas palavras do apóstolo João: «Vede que admirável amor, o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de fato. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele.» (1 Jo 3, 1)

AÇÃO
            Como cristão sou convidado a dar testemunho da minha fé: empenhar-me-ei em aproximar-me das pessoas que hoje passarão por mim, e não deixarei de dar o meu contributo para que o amor de Deus passe através de mim: um gesto, uma atitude, uma palavra farão a diferença e brilharei como astro no mundo, porque levo em mim a luz de Cristo.

SEXTA FEIRA

PALAVRA - Por isso o Pai me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.
            Jesus revela-se homem livre. Apresenta a liberdade nesta dinâmica de amor. Jesus entrega a Sua vida voluntariamente. Faz-nos pensar que o seu não é um morrer qualquer, é a realização da própria existência como dom total de amor. «Retomá-la» significa que o destino de quem dá a vida não é a morte, mas a plenitude da vida.

MEDITAÇÃO
            Em Jesus a vida torna-se aquilo que é: circulação viva do amor, dom recebido e dado. A vida dá-se, entrega-se por amor; o amor dá a vida gratuitamente, sem forçar nada nem ninguém. É nesta dimensão do dom que compreendemos o gesto de Jesus: a sua morte nos salva porque é um livre gesto de amor. É nesta dinâmica que cada um de nós também está convidado a viver. Como cristãos, como filhos de Deus, a nossa vocação passa pelo caminho da doação aos outros, sempre num serviço de amor, numa atitude de confiança em Deus Pai. «Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; se morrer dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna» (Jo 12, 24-25).

ORAÇÃO
            Obrigado, Senhor, porque és o Bom Pastor, que conheces e dás a vida. És o Bom Pastor que amas na intimidade e me convidas a seguir-Te. Se eu estou no espaço do amor, qual a minha resposta, Senhor? Ajuda-me a dizer: «Eis-me aqui».

AÇÃO
            Viverei este dia em ação de graças: agradeço o dom da vida, o dom da fé, o dom da amizade, o dom do serviço. um bom projeto de vida: viver na lógica do dom, cada instante da vida, pois é a forma de a recuperar.

SÁBADO

PALAVRA - Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai.
            O dom da salvação não nos foi dado como um privilégio mas como um verdadeiro chamamento a participar da missão do Pastor: salvar todo o gênero humano. É verdade que é Deus que salva, mas serve-se de pessoas. Pessoas chamadas a viver a 100% o mandamento do amor.

MEDITAÇÃO
            O Evangelho de hoje, termina apelando ao Mandamento do Amor, o mandamento que o Pai entregou ao Filho e o Filho a nós. Passarão os céus e a terra, mas o amor não passará. Este é o poder, livre e libertador do Filho. Até que ponto me insiro nesta dinâmica? Que “voz” escuto? Estou atenta aos sinais que o Senhor me vai mandando? Não é tempo de reter o amor, mas é tempo de dar-se. É tempo de abrir as mãos, e partir ao encontro; é tempo de ser palavra, pão, coração junto de todos. E fazê-lo com Cristo, por Cristo e em Cristo.

ORAÇÃO
            Num lugar onde possa encontrar silêncio faço a minha oração pessoal a partir o mandamento do amor «Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Não há maior prova de amor do que dar vida».

AÇÃO
            Valorizarei as atitudes que sejam sinais do amor proveniente de Deus. Se conseguir fazer algum voluntariado junto de alguma família, de alguma associação, de um lar de crianças ou idosos da zona... (verás se não haverá mais alegria em dar do que em receber).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO