domingo, 25 de março de 2012


Lectio Divina para a V Semana da Quaresma

«SE O GRÃO DE TRIGO, LANÇADO À TERRA, MORRER, DARÁ MUITO FRUTO».
                A pequena parábola do grão de trigo é a imagem da oferta oblativa de Jesus que por nós se dá para nossa salvação. Dando a vida, morrendo, dá muito fruto. Muitos frutos de salvação. Na última semana antes da Páscoa contemplemos todo este mistério de amor: a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Evangelho segundo São João (Jo 12, 20-33).
                Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei de dizer? Pai, salva-me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Veio então do Céu uma voz que dizia: «Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-Lo». A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam: «Foi um Anjo que Lhe falou». Disse Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus».
          Para além dos judeus que participam nas festividades pascais há ainda gregos da diáspora que pedem a Filipe a possibilidade de um encontro com Jesus. Um pedido que vai unido ao desejo de mediação para um objetivo: conhecer a Jesus. Neste caso, até os que provêm do mundo pagão querem conhecer a Jesus.

Meditação
          Porque discípulos de Jesus têm mais facilmente proximidade com o Mestre. Esta proximidade convida outros ao encontro. À partilha. À proximidade. O que nos leva a perguntar: sendo nós, também hoje, seguidores de Jesus, que vontade temos de estar com Ele. E mais ainda: será que somos também nós reconhecidos como aqueles que estão próximos de Jesus, que podem(os) ser mediadores da sua atenção, misericórdia, amor? Porque não basta sermos vistos com Jesus: importante é sermos capazes de cativar para Jesus, porque estamos próximos da grandeza do seu amor e sabemos o que significa, quem é, para onde nos guia.

Oração
              Senhor Jesus: contigo vivo desse amor que tudo em mim inunda. A tua proximidade torna-me mais testemunha. Mais de ti. Mais. Contigo sei por onde caminho e em quem depositei a minha esperança e fé. Por ti, sou capaz de ir ao mais longe de mim, para te encontrar, secretamente, no recôndito do amor que se faz vida. Ajuda-me, Senhor, a cada vez te conhecer melhor. E conhecendo-te, dar-te a conhecer.

Ação
             Procura ao longo do dia de hoje ser mediador da bondade de Jesus na tua vida, com aqueles que te encontram. E porque não andar hoje com um sinal visível de que és de Jesus (uma pequena cruz, um pequeno desenho, ... ?

TERÇA-FEIRA

Palavra - Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto.
            A introduzir esta espécie de parábola, está o anúncio de Jesus da chegada do tempo em que as palavras e os sinais chegam ao fim pois se aproxima a hora do sinal definitivo de entrega de Jesus na sua paixão e morte para nos alcançar a redenção. Tal como o grão de trigo, se não morrer, não dará fruto.

Meditação
               Esta é a mensagem mais profunda de Jesus: o seu amor feito oferta, o amor que se dá a si mesmo, porque este “perder” gera vida. Num paradoxal contra senso: é precisa a morte para que haja mais vida. É preciso um fim, para que haja um princípio. Um dar-se para que haja um receber. Na certeza do bem maior no fruto de amor novo que transborda de emoção cada vez que recordamos o quão longe Deus amou o mundo enviando-nos o Seu Filho, para que desse a vida, em nosso favor, para nos elevar até Deus, para nos fazer eternos.

Oração
               Se somos sementes, Senhor, a que devemos morrer? Tu és a Fonte do nosso existir. Suave nome. Suave história de amor que se oferece. Vida que se torna eternidade. Quero, Senhor, morrer para tudo o que me afasta de ti. Para ter vida em abundância. A tua eternidade.

Ação
             Procura uma realidade da tua vida a ser transformada. Em tempo de Quaresma, é sempre oportuno procurarmos transformar o que em nós não é de Deus.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará.
                Um mandamento novo, síntese do Evangelho de Jesus: dar a vida por amor. Seguindo-O somos conduzidos ao encontro do Pai que se torna eternidade.

Meditação
                Amar a vida para a perder e ganhar na eternidade. Totalmente o contrário do que habitualmente a pensamos. Um novo mandamento de amor feito vida. Um mandamento que se torna forma de seguimento, um serviço, uma entrega. Não há maior amor que dar a vida. Que estamos ainda dispostos a dar em troca do amor de Deus.

Oração
Tudo quero perder, por ti, meu Senhor. Em tudo quero viver, desse amor que me faz teu. Tudo quero amar, perdendo, se necessário for, para tudo de novo ganhar. Em ti. Para que onde eu estiver, tu estejas. E onde eu sirva, tu sirvas. E onde ame, tu ames.

Ação
Procura a atenção de alguém que necessite do teu serviço, testemunha do serviço de Jesus.

QUINTA-FEIRA

Palavra - Agora a minha alma está perturbada. E que hei de dizer? Pai, salva-me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Veio então do Céu uma voz que dizia: «Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo».
                Este é o texto do Getsêmani de João (bem diferente dos outros evangelistas). Diante dos que o procuram fica sem que dizer porque partirá, em breve, para viver a hora da entrega. Do céu surge a confirmação. Deus amando o Seu Filho, glorifica-o para nossa eternidade. A glorificação é o tema mais frequente para João se referir à Páscoa de Cristo. É chegada a hora da Páscoa, confirmada na teofania do céu.

Meditação
                Todas as palavras se tornam aqui mensagem fundamental desse amor que tudo toca. É chegada a hora. A hora do encontro. A hora em que Jesus se entrega, na cruz e na glória pascal a ela associada. Uma glorificação que supõe um itinerário de dor, horror e morte. A morte de Jesus que se faz oferta oblativa de tudo em si por nós. Até onde estás disposto tu a dar a vida a Jesus?

Oração
               Rezas intensamente, libertando-te daquilo que te espera. Não temes dizer-nos que temes a morte, o sofrimento, na humanidade do teu ser. Não temes, também, no entanto, amar, tudo entregando por cada um de nós. Quando assim rezas, muito me amas. E quanto mais me amas, mais vivo. Glorifico, agora, o teu nome. Glorifico, agora, todo o teu ser. Meu Senhor e meu Deus!

Ação
           Procura ao longo do dia de hoje um momento (uma hora) para glorificar, também tu, o nome de Jesus.

SEXTA-FEIRA

Palavra - A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam: «Foi um Anjo que Lhe falou». Disse Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado.
                A hora é também tempo de juízo. Um juízo definitivo. Um juízo de Deus. De fato, Jesus na cruz torna-se, num ápice, o sentido do juízo, no rei que triunfa sobre o mal. Sobre todos os males. Na sua entrega, um novo ciclo se inicia, julgando-se os tempos velhos, a antiga aliança, para um novo tempo. O tempo de Cristo.

Meditação
            Abre-se uma gramática nova para o sentido do que sou e do que vivo. Um novo agir é agora consequência deste amor grande de Deus. Uma vida dada que gera vida. Uma vida entregue que gera esperança e nova solidariedade, nova comunidade, nova liberdade. Nova vida em Cristo Jesus. Para quando isto em mim?

Oração
                Por mim. Foi por mim. Que mais te posso dizer? Chegou essa tua hora de entrega. Desse amor que se faz tudo. Não encontro palavras. Nem lamentos. Nem outros medos. Em tuas mãos me entrego, também eu. Para louvar e agradecer. Para amar. Para te amar, meu Senhor.

Ação
              Procura ao longo do dia de hoje fazer um tempo de pausa para avaliar, num exame de consciência, o que em ti deve ainda mudar nesta Quaresma.

SÁBADO

Palavra - Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.
             Atrair é a palavra chave que permite ao amor existir. Suscitará o seguimento e o discipulado, de adesão em tudo ao que é de Deus. Falando do que sucederá. Anunciando aos seus a proximidade da sua paixão e morte. A morte não é aqui o fim da linha, mas a passagem para a glória da divindade.

Meditação
               Aproxima-se a Páscoa, momento forte da vida cristã. O mistério torna-se tempo e contemplação. O mistério torna-se entrega na paixão e morte. Para ressurgir como ressurreição. É tempo de parar. Preparar a semana maior que aí vem. Viver os últimos dias desta Quaresma para em força viver a Semana Santa.

Oração
          Vou fazer silêncio, Senhor. Quero calar o que me afasta agora de ti. Quero silenciar o que não importa. Quero viver para ti. Seguir-te. Ser teu discípulo. Vivendo intensamente a Páscoa que se aproxima. Sem muitas palavras. Contemplando.

Ação
              No dia de hoje faz um pouco de silêncio para poder preparar bem a Semana Santa. Silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO