segunda-feira, 5 de março de 2012

M E D I T A Ç Õ E S Q U A R E S M A I S
O SERVO SOFREDOR - A história da paixão de Cristo XIV

Profetiza-nos, ó Cristo!

Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu! (Mateus 26.67-68)


     Para o alívio de todos, soou, finalmente, pelo salão do sinédrio a sentença: É réu de morte! Blasfemou, é réu de morte! Agora não podiam mais conter sua fúria. Começaram a zombar dele e feri-lo na alma e no corpo. Cuspiram-lhe no rosto. Davam-lhe bofetadas. Zombavam dele, dizendo: Profetiza, ó Cristo, quem é que te bateu? Parece que precisavam convencer sua própria consciência, pelo zombar e humilhá-lo, de que ele não era o Filho de Deus. Mas a consciência não cala. Ficou demasiadamente comprovado de que ele era o Filho de Deus.
     Jesus sofre calado. Já disse o profeta: O SENHOR Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retraí.  Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam.  Porque o SENHOR Deus me ajudou, pelo que não me senti envergonhado; por isso, fiz o meu rosto como um seixo e sei que não serei envergonhado. (Isaías 50.5-7)
     E salmista afirma: Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.  Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça (Salmos 22.6-7). Jesus suportou voluntariamente nossas dores. O quanto ele teve que se humilhar para nos resgatar.
     Ao contemplar este quadro em que os homens honrados do sinédrio, homens sábios, conhecedores da Escritura e venerados zombam de Jesus – vemos como que num espelho. Ali vemos os nossos próprios pensamentos. Ali vemos o que realmente se passa em nosso interior. Somos, já por nascimento, inimigos de Deus. Jesus afirmou: Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmia (Mateus 15.19). E o apóstolo Paulo afirma: O pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar (Romanos 8.7). A inclinação de nossa carne, de nossa natureza carnal, está sempre inclinada para o mal. Importa que façamos um sincero exame de nossa consciência. Por exemplo: Temos tempo para Deus, ler e ouvir a sua palavra? Tempo para a oração? Aceitamos a palavra com singeleza de coração ou a colocamos em dúvida? E quando Deus não atende nossas orações e nos dirige por caminhos difíceis, aceitamos humildemente os caminhos de Deus, como Jó que disse: O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! (Jó 1.21) Mesmo como cristãos temos ainda nossa natureza carnal e cabe-nos afogá-la, crucificá-la diariamente, por contrição e arrependimento. Esta luta é diária. Jesus nos comprou com o seu precioso sangue, para que vivamos não mais para nós mesmos, mas para aquele que por nosso morreu e ressuscitou (2 Co 5.15). Que Deus Espírito Santo nos ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO