quarta-feira, 28 de março de 2012

FESTA DE SÃO BERTOLDO
FUNDADOR DA ORDEM DO CARMO E PRIMEIRO PRIOR GERAL
29 DE MARÇO
São Bertoldo, carmelita (*Lomoges ou Solignac, França –  +Monte Carmelo, Palestina, 1198).
Por volta de 1142 viajou ara a Síria com seu primo Aimérico de Malafaida, nomeado patriarca de Antioquia.
Os eremitas no Carmelo viviam agrupados ou independentes. Levavam os monges cada um sua vida autônoma e regime de vida próprio. Não havia leis jurídicas que os unissem.
Na Idade Média essa vida independente foi desaparecendo e o modo de viver no Carmelo começou a ser regulado juridicamente, através de constituições canônicas sociais.
Entre 1153 e 1159, Bertoldo dirige-se para o Monte Carmelo. Aí, com o auxílio do seu tio, o Patriarca  Aymerico de Malafaida, constrói uma pequena capela em honra da Virgem Maria, perto da gruta de Elias. Aos poucos, cresce o número de eremitas que se espalham por todo o Monte, vivendo separados uns dos outros em pequenas cavernas, procurando assim imitar Elias.
S. Bertoldo reuniu num convento os eremitas espalhados pelas grutas do Monte Carmelo e os fez prometer obediência a um superior  e assumirem uma regra (regra primitiva).
Foi o primeiro geral latino da Ordem (por volta de 1154).

COMUM DOS SANTOS HOMENS, PARA RELIGIOSOS.

Leia, abaixo, a meditação quaresmal e o mês do glorioso São José