domingo, 12 de fevereiro de 2012


LETIO DIVINA PARA A VI SEMANA DO TEMPO COMUM

«Fica Curado»

Sérgio Paulo Pinto

            Narrando a primeira etapa da atividade pública de Jesus, Marcos apresenta-nos o encontro de Jesus com um leproso, um excluído, sem nome. A sua terrível doença tinha-o convertido num marginalizado social e religioso. Afastado do convívio dos seus e de Deus, estava condenado a viver isolado. Esta situação desesperada, sem esperança, levou-o a Jesus: “Se quiseres, podes curar-me”. E este leproso soube aproveitá-la para sua salvação. Jesus olhou-o compadecido, estendeu-lhe a mão, tocou-lhe… e o milagre aconteceu: “Quero, fica limpo”. Seria uma pena se nós não aproveitássemos este caminho de acesso a Jesus, como fez este leproso. Este está disposto a oferecer-nos muito mais do que podemos imaginar.
Evangelho segundo S. Marcos (1, 40-45)
Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-lhe: «Se quiseres, podes curar-me». Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo». No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.

 SEGUNDA FEIRA 
PALAVRA - Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso.
            Um leproso só poderia ser um “grande pecador”… carregando tão horrível fardo por castigo de Deus, segundo a mentalidade de então. O leproso é um impuro por excelência, excluído da convivência dos seus, deveria andar em lugares solitários, não poderia entrar na cidade e muito menos no templo; até o acesso a Deus lhe estava vedado. É um “morto” civil e religioso, que não se podia relacionar com ninguém. Ele deveria guardar distâncias e gritar “impuro, impuro”, como ensina Lv 13,45, alertando, deste modo, quem andava por perto.
MEDITAÇÃO
            Mas, naquele dia, este leproso, vencendo a barreira da lei e da exclusão, não respeitou a distância para as pessoas sãs, correu o risco de ser denunciado e… veio ter com Jesus. Impensável para um “impuro”. O desespero impeliu-o a tamanha loucura. Mas que tem ele a perder, se já nada lhe resta? E assim, naquele dia, o impuro está diante do puro por excelência… e sem mediadores! Que sucederá? Que fará Jesus? Nós já o sabemos; mas, porque tardo eu a ir ter com Jesus? Por mais horrenda que seja a nossa “lepra”, que nos rouba o convívio com os mais queridos e com o próprio Deus… nunca, nunca é tarde para ir ter com Jesus. E o milagre acontecerá!
ORAÇÃO
            Senhor Jesus, tu conheces a minha miséria, conheces a “lepra” que me consome, que me mantém afastado de ti e dos que mais amo. Mas hoje venho até ti, assim como sou, assim como estou, talvez irreconhecível, desfiguradas as minhas mãos, porque não constroem o teu reino, desfigurado o meu rosto, porque não reflete o teu brilho, desfigurado o meu coração, porque se tornou mais frio, longe de ti e dos irmãos… Mas, hoje, Senhor, venho até ti para reencontrar a pureza do meu corpo e do meu coração. Perdoa a minha impureza e o meu atrevimento, mas hoje é um dia especial: hoje estou contigo. É a minha grande oportunidade.
AÇÃO
            Existem hoje cada vez mais “leprosos”, que nós, legalmente correto, excluímos da nossa sociedade, das nossas relações. Hoje não vou permitir que à minha volta se alimentem sinais de exclusão.


TERÇA FEIRA
PALAVRA - Prostrou-se de joelhos e suplicou-lhe: «Se quiseres, podes curar-me».
            Curar a lepra é uma ação exclusiva de Deus: “Serei eu Deus para dar a morte e a vida?” (2Re 5,7), disse Eliseu a quem pretendia que libertasse Naamã da lepra. O querer de Deus é dar a vida. O leproso quer ser purificado, mas como não pode, confia a sua cura à vontade de Jesus.
MEDITAÇÃO
            Este leproso não se limitou a ir ter com Jesus. Certamente ouvira falar dele e depositou nele toda a sua confiança, a sua vida, a sua razão de existir. Jesus era a sua última esperança. Aquela era a sua grande oportunidade. Prostrou-se de joelhos em terra, aceitando a decisão de Jesus, e depois, cheio de fé, suplicou-lhe que o purificasse, que o retirasse do reino dos “mortos” e o restituísse ao convívio dos vivos… “se quiseres, podes curar-me”. Este homem soube depositar a sua sorte nas mãos de Jesus… e não saiu defraudado! Não será isto que Jesus “quer”? Se ainda não conseguimos libertar-nos da nossa “lepra” é porque, talvez, só nos preocupemos com o que “eu quero” e não nos atrevemos a dizer: “Senhor, se quiseres…”. Depois, o resto já o sabemos!
ORAÇÃO
            Senhor, aqui me tens, de joelhos por terra, mãos estendidas para ti e olhos fixos nos teus: “Se quiseres, podes curar-me”. Purifica-me, Senhor, restitui-me à vida, restitui força aos meus braços, para me juntar aos teus, restitui amor ao meu coração, para que a minha vida seja uma explosão desse amor, restitui-me à vida dos irmãos, para que possa ser, entre eles, sinal de ti. Aqui me tens, Senhor: “Se quiseres, podes curar-me”. Em ti deposito a minha esperança, a minha vida. Senhor, “se quiseres…”.
AÇÃO
            Dificilmente poderemos ser grandes apóstolos, se não experimentarmos um verdadeiro encontro com Jesus. Hoje vou ter com Jesus, prostrar-me diante dele e suplicar-lhe humildemente que nos livre das nossas misérias: “Senhor, se quiseres podes curar-me”. Podemos repetir ao longo do dia esta magnífica oração do leproso.

QUARTA FEIRA
PALAVRA - Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo».
            Existe uma relação estreita neste milagre, entre a palavra e o toque. O homem foi transformado pela palavra que lhe toca o coração. A mão estendida indica a intervenção de Deus para salvar o homem (Cfr. Ex 3,20). O Senhor toca o intocável. Deus é Deus, essencialmente, pela sua misericórdia, que toca a nossa miséria. “Fica limpo”: com a sua palavra, Deus criou o universo (Gn 1ss). Agora recria-o igual a si.
MEDITAÇÃO
            Se antes o leproso havia transgredido a lei, agora é Jesus a fazê-lo: toca o impuro, tornando-se Ele mesmo “impuro” aos olhos da lei. Aqui está a grande novidade que Jesus veio trazer: nenhuma lei está acima do irmão, nenhuma lei é de Deus se exclui o irmão da convivência com os seus e com o próprio Deus. Esta é a lógica de Deus. Jesus não podia ficar indiferente a tão grande fé. Toca-lhe. O tacto é o sentido que revela maior proximidade com a pessoa. Tocar é o gesto fundamental de conhecimento recíproco. A fé é sermos tocados por Jesus. E o que nos toca dentro, transforma decididamente a nossa existência, como a daquele leproso. E Jesus diz: “quero”; o Senhor quer sempre; apenas espera que também nós queiramos. Os milagres mostram que Deus quer dar-nos o que nem sequer esperamos: a nossa dignidade de filhos seus.
ORAÇÃO
            Obrigado, Senhor, sempre que me olhas, compadecido, para me compreender. Obrigado, Senhor, quando me estendes a tua mão, para me transformar. Obrigado, Senhor, quando me tocas, para me confortar. Obrigado, Senhor, quando me dizes: “Quero, fica limpo”, para começar tudo de novo, como no primeiro amanhecer. Quanta ternura de um pai, quanta humanidade de um Deus. Toca-nos, Senhor, toca-nos e transforma-nos, toca-nos com o teu dedo criador e recria-nos igual a ti, para que possamos olhar para tantos outros, rejeitados, com o mesmo olhar compadecido com que nos olhas. Toca-nos, Senhor.
AÇÃO
            Só tocamos quem nos é próximo, conhecido. Certamente conheço alguém, próximo, que seja motivo de exclusão. Somos convidados, por Jesus, a olhá-lo compadecido, a estender-lhe a mão, a tocar-lhe e dizer-lhe: ‘quero’!

QUINTA FEIRA
PALAVRA - No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo.
            Jesus, com esta ação, regenera a vida, é Deus, é o Senhor. O leproso curado é a figura de todos os homens que recorrem a Jesus para receberem o dom da vida, livre da morte.
MEDITAÇÃO
            E a lepra deixou-o e ele ficou limpo. A “lepra”, de qualquer tipo, já não exclui da vida, porque é comunhão com Jesus, fonte de vida. O toque interior da sua palavra purifica-nos e transforma-nos em filhos. O estado de “lepra” não será a última palavra de Deus. Antes, aquele homem, com um misto de desespero e fé, cai de joelhos em terra, sem saber que sorte lhe esperava; e agora, ergue-se da terra como homem novo, ergue-se não um excluído, um solitário, mas um discípulo. O deserto já não será a sua morada, mas sim o templo, as praças, para anunciar Jesus; arredado da convivência com os seus, agora será o fermento do Reino entre eles, o suporte da sua fé.
ORAÇÃO
            Sempre que me dirijo suplicante a ti, Senhor, encontro a força regeneradora da tua mão, inunda-me o teu olhar compadecido, sinto esvair-se a minha miséria, e ergo-me purificado, fortalecido com a tua palavra transformadora: “Quero, fica limpo”. Como poderei agradecer tão grande dom, Senhor? Que tenho eu para dar? No entanto, aqui me tens, ofereço-me a ti, Senhor, purificado, disposto a transformar o impuro à minha volta, em puro, como o fizeste em mim.
AÇÃO
            “No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo”. Que “lepra” carrego no meu coração? Quero viver com ela, afastado de Deus e dos meus? Como posso ser purificado? Vou deixar escapar esta oportunidade única de me encontrar com Jesus?

 SEXTA FEIRA

PALAVRA - Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho».
            Em Marcos, evangelho do catecúmeno, é dominante o segredo missionário: não se pode conhecer o Senhor antes da cruz. Daí a recomendação ao leproso que nada diga (Cfr. Mc 1,34; 5,43; 7,36). Mostrar-se ao sacerdote era a prática da lei (Lv 13,49; 14,2-32; 17,14). Cabia ao sacerdote distinguir o que era santo e profano, o que era puro e impuro (Cfr. Lv 10,10). Por isso, para que este homem fosse reabilitado e reintegrado na santa assembleia de Israel, deveria passar pelo sacerdote, e pelo consequente rito de purificação, prescrito em Levítico 14.

MEDITAÇÃO
            Como podia aquele homem calar semelhante alegria que lhe rebentava o coração? Como calar a gratidão de ter sido readmitido à dignidade humana, com os seus e com Deus, no templo? Jesus manda, também, que o leproso purificado cumpra as práticas da lei, em reconhecimento do dom recebido. Deste modo, o leproso testemunha aos sacerdotes que existe alguém entre eles que pode dar a vida; eles compreenderão que Deus está presente no meio do povo, em Jesus. Deste modo, este “impuro” dá testemunho de Jesus, transforma-se em fermento do amor e da bondade de Deus. Assim, são os impuros agraciados, os melhores profetas de Deus.

ORAÇÃO
            Perdoa-me, Senhor, mas que a minha boca não se canse de falar de ti. Quero correr para os meus, que esperam ansiosos a minha presença, purificada, e correr para os incrédulos, que duvidam da tua legitimidade, para que saibam que tu és o Senhor, o Deus misericordioso que olha compadecido para as nossas misérias, que nos toca bem dentro e nos transforma radicalmente, por muito horrenda que seja a nossa “lepra”. Perdoa-me, Senhor, mas que a minha boca não se canse de falar de ti.

AÇÃO
            Existem tantos incrédulos que, agarrados a preconceitos, condenam os irmãos a viverem excluídos. Vou ter com eles e dar-lhes testemunho da lógica de Deus: também os “impuros”, os excluídos são filhos de Deus e irmãos nossos.

 SÁBADO

PALAVRA - Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.

MEDITAÇÃO
            Quem encontra a Jesus, quem nele põe toda a sua sorte, transforma-se no seu testemunho mais eficaz. É impossível calar tamanha graça recebida. E o gesto de Jesus foi motivo de louvor a Deus. O povo percebeu a mão de Deus presente entre eles. Uma vez mais Deus dá provas de fidelidade à sua aliança. E, engraçado, os papéis de Jesus e do leproso inverteram-se: antes o leproso andava só em lugares desertos e Jesus circulava pelas cidades sem ser identificado; agora o leproso circula pelas cidades apregoando o gesto de misericórdia de Jesus e Jesus só pode andar por lugares desertos, pois a sua fama estendeu-se sem limites. Jesus está agora no lugar de origem do leproso, onde há muitos mais, como ele, excluídos, esquecidos pelos seus queridos… Jesus está ali onde já não parece haver esperança… para mais uma vez estender a sua mão e dizer-te: “Quero, fica limpo”.

ORAÇÃO
            Tantas vezes me olhaste compadecido, Senhor, me tocaste… e a minha vida ganhou outro sentido. Não é possível calar semelhante alegria, pois se a minha boca se cala, o meu coração grita agradecido aos quatro cantos… Há tantos outros, que carregam as suas misérias, e esperam que lhes fale de ti, para que depositem só em ti as suas esperanças. Transforma-me em teu discípulo eficaz, na cidade, no templo, em toda a parte, onde existam excluídos, onde existam corações esmagados pelas suas misérias. Senhor, que eu os olhe sempre, compadecido, e lhes estenda a minha mão.

AÇÃO
            Como aquele homem, vou apregoar e divulgar quanto Jesus fez em mim, em ti. Vou dizê-lo com a minha voz, com os meus gestos, com a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO