segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

5º DIA DA NOVENA DO NATAL

O APOSTOLADO - 20 de dezembro
                                                          ORAÇÃO:
Ó Jesus vivendo em Maria
vinde viver em vosso servo
com o espírito de vossa santidade
com a plenitude de vossas forças
na retidão de vossos caminhos
na verdade de vossas virtudes
na comunhão de vossos mistérios
para dominar as forças adversas
com o vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém

MEDITANDO COM BENTO XVI – «Nada é mais belo, urgente e importante que doar gratuitamente aos homens o que gratuitamente recebemos de Deus». Nada pode nos eximir ou nos tirar deste oneroso e fascinante dever. A alegria do Natal que já experimentamos, enquanto nos enche de esperança, alenta-nos, ao mesmo tempo, a anunciar a todos a presença de Deus no meio de nós» (23.12.2007).
     – «Só redescobrindo o dom recebido a Igreja pode testemunhar a todos o Cristo Salvador; fa-lo-á com entusiasmo e ardor, no pleno respeito de toda tradição cultural e religiosa; fá-lo-á com alegria sabendo que Aquele que anuncia nada priva daquilo que é autenticamente humano, mas leva-o à sua plenitude. Na verdade, Cristo vem somente para destruir o mal: o pecado. O resto, todo o resto Ele eleva e aperfeiçoa.» (missa da meia noite, 24.12.2006).
     – «O verdadeiro mistério do Natal é o resplendor interior que vem deste Menino». Deixemos que se comunique a nós esse esplendor interior, que acenda no nosso coração a chama da bondade de Deus; todos nós levemos, com o nosso amor, a luz ao mundo! Não deixemos que esta chama luminosa se apague por causa das correntes frias do nosso tempo! Guardemo-la fielmente e demo-la aos outros!» (missa da meia noite, 25.12.2005).

ANTÍFONA - Ó Chave de Davi
o cetro da casa de Israel
que abris e ninguém fecha;
fechais e ninguém abre:
Vinde e libertai da prisão o cativo
assentado nas trevas e à sombra da morte.

ORAÇÃO - Senhor nosso Deus, que pela anunciação do Anjo quisestes que a Virgem Imaculada se tornasse Mãe do vosso Verbo e, envolvida na luz do Espírito Santo, fosse consagrada templo da divindade, ajudai-nos a ser humildes como ela, para cumprirmos fielmente a vossa vontade. Por Nosso Senhor.

O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO

     A fé na Encarnação do Filho de Deus é a marca fundamental da fé cristã. São João disse: “Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho” (1Jo 2, 22) “Todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo”. (1 Jo 4,3).
     A Encarnação é um dos mistérios da fé cristã.
     Mistério: Uma verdade incompreensível porque excede nossa capacidade. Uma verdade que não pode ser conhecida pelo intelecto humano, a não ser que lhe seja revelada por Deus.
     Não é somente necessário ao cristão acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, mas também convém crer na Sua Encarnação. A Igreja denomina Encarnação o fato de o Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação. Por Encarnação entendemos o fato de Deus fazer-se homem, sem deixar de ser Deus. Deus fez o que para nossa mente parece impossível: unir a sua natureza divina a uma natureza humana, a um corpo e alma como os nossos.
     Quando nos planos de Deus chegou o tempo de realizar a promessa da salvação feita no A.T., Deus enviou seu Filho Jesus Cristo, Deus verdadeiro e homem verdadeiro. Na Encarnação Deus une-se à natureza humana. Na Encarnação (em carne, estar em carne, o ato de tornar carne, isto é humanidade), o Filho de Deus, Verbo Eterno, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem no seio (ventre) da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. O Deus da eternidade entra na história humana, sendo como nós, um de nós: Emanuel – o Deus conosco. Graças à Encarnação, o homem alcança uma altíssima dignidade.
     A verdade da Encarnação na Sagrada Escritura: o mistério da Encarnação encontra expressão clássica nas palavras do Evangelho de João: ¨O Verbo se fez carne e habitou entre nós¨(Jo 1, 14 ). Pela encarnação do Verbo, a presença pessoal, sensível e visível de Deus em Cristo, de Deus entre os homens. O Verbo começou a existir na condição humana.
     O termo ¨carne¨designa a condição humana em sua fraqueza e mortalidade. ¨Habitou¨, na expressa grega se diz que ¨montou sua tenda entre nós¨,e isto significa, na mentalidade oriental, a maior intimidade e familiaridade. Deus Se fez homem para ganhar para Si o homem. O Criador veio às suas criaturas na forma de uma delas, para lhes dar uma idéia da espécie de ser que Ele é. Deus é semelhante a Jesus. Jesus é semelhante a Deus.
     Por sua vez, Paulo diz: "Ele tinha a condição divina...e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana¨(Fl 2,6-7 ).
     A Boa-Nova: Deus enviou seu Filho: A preexistência do Filho e sua verdadeira encarnação se acham atestadas também no texto de Gl 4, 4-5.
     A fé na Encarnação é o sinal distintivo da fé crista. “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus” (1 Jo 4, 2 ). Esta é a alegre convicção da Igreja desde o seu começo, quando canta o grande mistério da piedade: ¨Ele foi manifestado na carne¨. Refere-se a sua condição corporal (1 Tm 3, 16 ).
     Enviado pelo Pai veio ao mundo: O termo Encarnação encerra em si a doutrina sobre a preexistência do Filho desde a eternidade. Isto encontramos claramente nas expressões: ¨Sai do Pai e vim ao mundo" (Jo 16, 28); ¨não procuro a minha vontade, mas a vontade de que me enviou¨ (Jo 5, 30 ); desceu do céu ¨(Jo 3, 13; 6, 33 ; 6,38); ¨Enviou o seu Filho bem-amado¨ (Mc 1, 11 ). O Enviado é Jesus (Jo 3, 34 ).
     A razão humana é incapaz de penetrar no mistério: A razão humana, com seus cálculos e frios raciocínios, é incapaz de penetrar nos segredos divinos da Encarnação, cuja grandeza encheu até a alma da Virgem Maria com santo temor (Lc 1, 30 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO