1ª Leitura (1Sam 1,1-8): Havia um homem natural de Ramá, um sufita dos montes de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Suf de Efraim. Tinha duas mulheres, uma chamada Ana e outra chamada Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não os tinha. Esse homem costumava subir todos os anos da sua cidade até Silo, para adorar o Senhor do Universo e oferecer-Lhe sacrifícios. Aí se encontravam os dois filhos de Heli, Hofni e Fineias, sacerdotes do Senhor. Cada vez que Elcana oferecia um sacrifício, costumava dar porções da vítima a sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas. Embora amasse muito Ana, dava-lhe apenas uma porção, porque o Senhor a tinha feito estéril. A sua rival irritava-a com humilhações, porque o Senhor a tinha deixado estéril. Assim acontecia todos os anos e, sempre que subiam à casa do Senhor, Fenena ofendia Ana. Ana chorava e não comia. Então Elcana, seu marido, disse-lhe: «Ana, porque choras? Porque não comes? Porque estás tão triste? Não sou melhor para ti do que dez filhos?».
R. Oferecer-Vos-ei, Senhor, um sacrifício de louvor.
Aleluia. Está próximo o reino
de Deus; arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Aleluia.
«Convertei-vos e crede na Boa
Nova»
Rev. D. Joan COSTA i Bou (Barcelona,
Espanha)
Hoje, o Evangelho nos convida à conversão. «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho» (Mc 1,15). Converter-se, a que?; Melhor seria dizer, a quem? A Cristo! Assim o expressou: «Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim» (Mt 10,37).
«Do mesmo jeito que os pecados com sea fetidez ocultam o valor da salvação, ao chorá-los transformam-se em ouro valioso» (São Gregório Magno)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
1) Um fato político, a prisão de João, levou Jesus a iniciar o anúncio da Boa Nova de Deus. 2) Hoje, os fatos da política e da polícia influem no anúncio que fazemos da Boa Nova ao povo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO