1ª
Leitura (Is 9,1-6): O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;
para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar.
Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na
vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os
que repartem despojos. Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava
sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros e o bastão do opressor.
Todo o calçado ruidoso da guerra e toda a veste manchada de sangue serão lançados
ao fogo e tornar-se-ão pasto das chamas. Porque um menino nasceu para nós, um
filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro
admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». O seu poder será
engrandecido numa paz sem fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino, para
o estabelecer e consolidar por meio do direito e da justiça, agora e para
sempre. Assim o fará o Senhor do Universo.
Salmo
Responsorial: 95
R. Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor.
Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira, cantai ao Senhor, bendizei o seu nome.
Anunciai dia a dia a sua
salvação, publicai entre as nações a sua glória, em todos os povos as suas
maravilhas.
Alegrem-se os céus, exulte a
terra, ressoe o mar e tudo o que ele contém, exultem os campos e quanto neles
existe, alegrem-se as árvores das florestas.
Diante do Senhor que vem, que vem
para julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com fidelidade.
2ª
Leitura (Tit 2,11-14): Caríssimo: Manifestou-se a graça de Deus, fonte
de salvação para todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e aos
desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e
piedade, aguardando a ditosa esperança e a manifestação da glória do nosso
grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que Se entregou por nós, para nos
resgatar de toda a iniquidade e preparar para Si mesmo um povo purificado, zeloso
das boas obras.
Evangelho
(Lc 2,1-14): Naqueles dias, saiu um decreto do imperador Augusto
mandando fazer o recenseamento de toda a terra — o primeiro recenseamento,
feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um
na sua cidade. Também José, que era da família e da descendência de Davi, subiu
da cidade de Nazaré, na Galileia, à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia,
para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Quando estavam
ali, chegou o tempo do parto. Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o
em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na
hospedaria. Havia naquela região pastores
que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor
lhes apareceu, e a glória do Senhor os envolveu de luz. Os pastores ficaram com
muito medo. O anjo então lhes disse: «Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma
grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi,
nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! E isto vos servirá de sinal:
encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura» De
repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste cantando a Deus:
«Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu
agrado!».
Hoje, nasceu-nos o Salvador. Esta
é a boa nova desta noite de Natal. Como em cada Natal, Jesus volta a nascer no
mundo, em cada casa, no nosso coração.
Porém, contrariamente ao que a
nossa sociedade consumista celebra, Jesus não nasce num ambiente de abastança,
de compras, de conforto, de caprichos e de grandes refeições. Jesus nasce com a
humildade de um portal e de um presépio.
E fá-lo deste modo porque é
rejeitado pelos homens: ninguém quis dar-lhes guarida, nem nas casas nem nas
estalagens. Maria e José, e o próprio Jesus recém-nascido, sentiram o que
significa a rejeição, a falta de generosidade e de solidariedade.
Depois, as coisas mudaram, e com
o anúncio do Anjo — «Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que
será também a de todo o povo» (Lc 2,10) —todos correram para o presépio para
adorar o Filho de Deus. Foi um pouco como a nossa sociedade, que marginaliza e
rejeita muitas pessoas porque são pobres, estrangeiras ou simplesmente
diferentes, e depois celebra o Natal falando de paz, solidariedade e amor.
Hoje, nós os cristãos estamos
cheios de alegria, e com razão. Como afirma São Leão Magno: «Hoje não está
certo que haja lugar para a tristeza, no momento em que nasceu a vida». Mas não
podemos esquecer que este nascimento nos exige um compromisso: viver o Natal do
modo mais parecido possível com o que viveu a Sagrada Família. Quer dizer, sem
ostentações, sem gastos desnecessários, sem pôr a casa de pernas para o ar.
Celebrar e fazer festa são compatíveis com austeridade e até com a pobreza.
Por outro lado, se durante estes
dias não temos verdadeiros sentimentos de solidariedade para com os rejeitados,
forasteiros, sem teto, é porque no fundo somos como os habitantes de Belém: não
acolhemos o nosso Menino Jesus.
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«Demos graças a Deus Pai através do seu Filho, no Espírito Santo, porque se compadeceu de nós pela imensa misericórdia com que nos amou. Estando nós mortos pelos pecados, ele nos fez viver com Cristo, para que graças a ele sejamos uma nova criatura» (São Leão Magno)
«Neste dia nasceu, da Virgem
Maria, Jesus o Salvador. Vamos a adorar a Bondade de Deus feito carne e
deixemos que as lágrimas de arrependimento encham os nossos olhos e lavem o
nosso coração. Todos nós precisamos» (Francisco)
«Jesus nasceu na humildade dum
estábulo, no seio duma família pobre. As primeiras testemunhas deste
acontecimento são simples pastores. E é nesta pobreza que se manifesta a glória
do céu. A Igreja não se cansa de cantar a glória desta noite: ‘Hoje a Virgem dá
à luz o Eterno e a terra oferece uma gruta ao Inacessível. Cantam-no os anjos e
os pastores, e com a estrela os magos põem-se a caminho, porque Tu nasceste
para nós, pequeno Infante. Deus eterno!’» (Catecismo da Igreja Católica, nº
525)
* Estamos dentro de uma noite
especial: o Natal do Senhor! Juntamente com a celebração da Vigília Pascal,
também nesta noite, tudo está centrado na luz que governa o mundo e o universo.
A luz é o primeiro elemento criado por Deus para iluminar todas as coisas.
Estar na luz é viver na segurança de vermos tudo ao nosso redor.
* Mas o Natal e a Páscoa falam
de uma luz ao contrário. Deus – Criador de tudo – esconde sua luz para entrar
na realidade humana. No Natal, Ele se faz simples em uma criança; na
Páscoa, entra na escuridão da morte para iluminar o caminho que nos separava da
eternidade. No Natal, Deus se inclina para alcançar a humanidade em um abraço
perfeito onde o infinito se torna história; onde o Criador de tudo se esconde
na menor das criaturas.
Não se celebra o aniversário de Jesus somente, mas o sonho eterno de Deus de retomar o abraço perdido de seus filhos e filhas.
* A celebração do Natal é uma
solenidade que não cabe em uma única missa. São quatro previstas pela
Igreja: da véspera (após as 18h do dia 24/12); da Noite (“missa do galo”
próxima da meia noite); da aurora (na manhã do dia 25/12) e a missa do dia de
Natal. Solene é o modo que Lucas narra o nascimento de Jesus com o seu Evangelho
da Missa da Noite.
* Lucas inicia todo relato nos
situando na história. Jesus é alguém que entra na história humana em um
tempo preciso e conhecido, não é uma fantasia ou uma lenda. Por isso, a
história começa a contar os anos a partir do seu nascimento. A encarnação não é
limitada ao ventre de Maria, mas na história humana concreta daquela época e na
história do povo de Deus (da descendência de Davi). Cesar Augusto era o
imperador que se sentia senhor da história e da vida das pessoas.
* “Naqueles dias” em que o
imperador exercia seu poder, seria no ano 7 a.C, Roma estava no seu auge como
capital do mundo, Otaviano era imperador havia 20 anos. O imperador de
Roma é nomeado por São Lucas de “Cesar Augusto”: “Augustus (sublime) sebastos (venerável)”, pois ele se comportava como Deus e dominador do mundo. Augusto pacificou o império, eliminando todas as revoltar. Para celebrar este evento, mandou construir em Roma o “altar da paz”, inaugurado, cerca, dois anos antes do nascimento de Jesus.
* Quirino era governador da
Síria e também da Palestina, terra do povo de Deus. Estes eram os grandes
que dominavam o mundo da época. O evangelista Lucas menciona uma “contagem da
população”. Recenciamento sempre foi visto pelo povo de Deus como uma ousadia
dos governantes, pois somente Deus pode contar e saber quantas pessoas existem.
O decreto de Augusto tinha a intenção de saber quanto ele podia contar de
homens para a guerra e quanto de impostos poderia cobrar.
* Em seguida, Lucas informa
aqueles que são contados e que não contavam nada para o império: os pobres e os
fracos. O evangelista coloca todos em uma escala sempre se dirigindo ao
último. Fala de José (um homem), Maria (mulher grávida) e por fim, o
recém-nascido.
* Belém é a cidade de origem
de Davi. Mas, Jesus não veio para substituir os reinos deste mundo, mas um
reino que inicia com os simples e pobres. Lucas fala do nascimento de Jesus de
um modo rápido sem detalhes.
* Diz que era o “primogênito”.
Em Israel, o primeiro filho “pertencia” a Deus e devia ser resgatado
(readquirido) com um sacrifício de animal.
* “Envolto em faixa”, para Lucas era o
sinal de reconhecimento dos pastores. Há um texto da Sabedoria (cap. 7) que
traduz a realidade do rei que nasce como todos os outros: o primeiro grito foi
um choro; enrolado em panos... Neste sentido, Lucas coloca que Jesus veio ao
mundo (mesmo sendo grande) como qualquer outra pessoa. “Envolver em lençol” (Lc
23,53) poderia ainda já estar ligado ao sepultamento de Jesus após sua morte na
cruz.
* “Colocado na manjedoura”,
Lucas poderia estar se referindo a citação de Is 1,3: “o boi
conhece seu proprietário.... e Israel não conhece, meu povo não me compreende”.
* “Não tinha lugar para eles
na hospedaria”. Não é verdade que foi negado hospitalidade ao casal, pois
isto era impensável para o povo judeu, principalmente, uma mulher naquele
estado. Os grandes da terra usam e abusam dos pequenos; geram situações
críticas, muitas vezes, somente por luxo pessoal. Todos os lugares estavam
ocupados por pessoas procurando cumprir as ordens do soberano da época. Deus
para vir a este mundo, também foi atingido por essa desordem. Não havia lugar
para os últimos entre os mais simples. O mundo girava entorno de decretos desumanos.
Assim, não houve lugar para uma mulher prestes a dar à luz nas hospedagens.
Coube aos animais oferecer e dar espaço para que se iniciasse a irradiar uma
nova luz neste mundo: tudo inicia entre os desconhecidos e entre aqueles que
nada somam para o mundo. A esperança nova brilha onde o mais forte da soberba
humana imperava.
* No Natal no final do ano que
todos os anos ouvimos ao nosso redor se apresenta muito distante do verdadeiro
Natal de Jesus. Se fala de tudo que é externo e insignificante: enfeites,
luzes artificiais, roupas diferentes, muita comida, presentes... Mas, não se
fala de Jesus. O mundo percebeu há um bom tempo que as coisas da fé dão lucro,
basta aproveitar de tudo sem falar de nada de Deus: Natal, Páscoa, Corpus Christi, Cinzas
(carnaval) etc.
* O Natal de Jesus não tem
nada de romântico e delicado. Fala-se do drama de uma família que vive
constantes momentos onde a vida sempre está em perigo. Onde a realidade humana
é reduzida ao mínimo das coisas e pessoas. Toda grávida quase sempre tem a sua
mãe como apoio no momento do parto, Maria não teve.
* Lucas nos informa de outro grupo marginalizado naquele tempo: os pastores. Eram desprezados, pois não cumpriam a maioria dos preceitos, costumes, pureza ritual e dias sagrados; vivem entre animais a maior parte do tempo; Não eram aceitos como testemunhas (ninguém acreditava nos pastores). Esses são os primeiros a receber a luz nova da presença de Deus. A Nova Luz do Criador começa a trazer esperança com aqueles que Ele foi encontrar entre os mais distantes de todos.
* O texto do Evangelho diz que
“um sinal encontrareis: um menino envolto em panos”. Todos querem crescer
no mundo, se tornar pessoas de expressão e grandeza; somente Deus quis se
tornar uma criança. Deus nas coisas pequenas: esta é a força que rompe no
Natal. A humanidade sempre defendeu que tudo tem uma subida do pequeno ao
grande; os menores dependem dos maiores; os poderosos se impõem com a força
sobre os simples. Os homens querem sair, mandar e se tornarem centro do mundo.
Deus, ao contrário, quis descer, servir e se doar.
* Com o nascimento de Jesus,
Deus desceu até os seus filhos; o grande até os pequenos; da cidade a uma
gruta; do Templo ao campo de pastores. Quis nascer como qualquer homem
neste mundo, uma criança é a realidade mais frágil e desarmada que se pode ter.
Não há perigo, somente afeto e carinho. É a nova ordem que se inicia no mundo
para que os próprios homens redescubram o sentido de tudo e da própria vida. No
Natal somos convidados a tomar consciência de Deus nas coisas pequenas; naquilo
que não se vê com olhos comuns, mas somente com os olhos da fé. Sim, Deus está
presente em nossa história, como Deus Conosco!
Assim, podemos afirmar que a nossa humanidade, mesma na mais simples
realidade e com a ausência de quase tudo de material, os homens e mulheres
continuam sendo algo bom para Deus, pois Ele escolher vir ao nosso mundo desta
forma.
* Aos pastores, o anjo anuncia
a principal mensagem de Deus: “Não tenhais medo!” Deus não deve produzir
medo jamais! Se há medo, não é Deus que está próximo de ti! Deus se desarma em
um recém-nascido! Um Deus que encanta e não produz medo; um Deus que necessita
de todo cuidado e carinho. Como o Natal, Deus inaugura uma nova alegria neste
mundo que está muito além das coisas materiais, do poder que oprime e da força
que produz a morte. Uma alegria possível a todos, também para os feridos e
plenos de defeitos, não somente os melhores e os mais santos. A nova fonte de
paz que é anunciada no Natal de Jesus acontece no meio de um turbilhão de
problemas e desafios. Na ausência de tudo que nos ilude como a solução para
nossos problemas. Uma paz que não cala a humanidade, mas surge a partir de uma
manjedoura e com o choro de um recém-nascido. Não tem nada de mais humano, puro
e genuíno que um bebê que inicia sua história neste mundo
* Natal é uma festa dramática,
como é a vida de inúmeras famílias que estão sempre lutando para sobreviver.
Deus entra no mundo a partir do ponto mais baixo, fazendo fila como tantos
excluídos. É um Deus que se sujeita a uma vida como é a vida da maioria de seus
filhos e filhas no tempo e na história. Um Deus que quis viver intensamente a
luta diária pela vida, nos limites que são impostos e não escolhidos e na
simplicidade da vida. Um Deus que também aprendeu a chorar para que a sua e a
nossa vida sejam um único rio que termina sua existência em Deus.
Um bom e Feliz Natal a todos!
R. Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor.
Aleluia. Anuncio-vos uma
grande alegria: Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor. Aleluia.
«Hoje, na cidade de Davi,
nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor»
Rev. D. Ramon Octavi SÁNCHEZ i
Valero (Viladecans, Barcelona, Espanha)
«Demos graças a Deus Pai através do seu Filho, no Espírito Santo, porque se compadeceu de nós pela imensa misericórdia com que nos amou. Estando nós mortos pelos pecados, ele nos fez viver com Cristo, para que graças a ele sejamos uma nova criatura» (São Leão Magno)
Uma noite especial: o Natal do
Senhor!
Pe Dirlei
Não se celebra o aniversário de Jesus somente, mas o sonho eterno de Deus de retomar o abraço perdido de seus filhos e filhas.
Roma é nomeado por São Lucas de “Cesar Augusto”: “Augustus (sublime) sebastos (venerável)”, pois ele se comportava como Deus e dominador do mundo. Augusto pacificou o império, eliminando todas as revoltar. Para celebrar este evento, mandou construir em Roma o “altar da paz”, inaugurado, cerca, dois anos antes do nascimento de Jesus.
conhece seu proprietário.... e Israel não conhece, meu povo não me compreende”.
* Lucas nos informa de outro grupo marginalizado naquele tempo: os pastores. Eram desprezados, pois não cumpriam a maioria dos preceitos, costumes, pureza ritual e dias sagrados; vivem entre animais a maior parte do tempo; Não eram aceitos como testemunhas (ninguém acreditava nos pastores). Esses são os primeiros a receber a luz nova da presença de Deus. A Nova Luz do Criador começa a trazer esperança com aqueles que Ele foi encontrar entre os mais distantes de todos.
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