sexta-feira, 21 de junho de 2024

MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Domingo XII do Tempo Comum

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Senhor Jesus Cristo, unindo-me à divina intenção com que na terra pelo vosso Coração Sacratíssimo rendestes louvores a Deus e ainda agora os rendeis de contínuo e em todo o mundo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a consumação dos séculos, eu vos ofereço por este dia inteiro, sem exceção de um instante, à imitação do Sagrado Coração da Bem-aventurada Maria sempre Virgem Imaculada, todas as minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas as minhas obras e palavras. Amém.
 
LECTIO DIVINA
 
1ª Leitura (Jó 38,1.8-11): O Senhor respondeu a Job do meio da tempestade, dizendo: «Quem encerrou o mar entre dois batentes, quando ele irrompeu do seio do abismo, quando Eu o revesti de neblina e o envolvi com uma nuvem sombria, quando lhe fixei limites e lhe tranquei portas e ferrolhos? E disse-lhe: ‘Chegarás até aqui e não irás mais além, aqui se quebrará a altivez das tuas vagas’».
 
Salmo Responsorial: 106
R. Dai graças ao Senhor, porque é eterna a sua misericórdia.
 
Os que se fizeram ao mar em seus navios, a fim de labutar na imensidão das águas, esses viram os prodígios do Senhor e as suas maravilhas no alto mar.
 
À sua palavra, soprou um vento de tempestade, que fez encapelar as ondas: subiam até aos céus, desciam até ao abismo, lutavam entre a vida e a morte.
 
Na sua angústia invocaram o Senhor e Ele salvou-os da aflição. Transformou o temporal em brisa suave e as ondas do mar amainaram.
 
Alegraram-se ao vê-las acalmadas, e Ele conduziu-os ao porto desejado. Graças ao Senhor pela sua misericórdia, pelos seus prodígios em favor dos homens.
 
2ª Leitura (2Cor 5,14-17): Irmãos: O amor de Cristo nos impele, ao pensarmos que um só morreu por todos e que todos, portanto, morreram. Cristo morreu por todos, para que os vivos deixem de viver para si próprios, mas vivam para Aquele que morreu e ressuscitou por eles. Assim, daqui em diante, já não conhecemos ninguém segundo a carne. Ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, agora já não O conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram: tudo foi renovado.
 
Aleluia. Apareceu entre nós um grande profeta: Deus visitou o seu povo. Aleluia.
 
Evangelho (Mc 4,35-41): Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: «Passemos para a outra margem!» Eles despediram as multidões e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: «Mestre, não te importa que estejamos perecendo? » Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: «Silêncio! Cala-te! » O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. Jesus disse-lhes então: «Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: «Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar? ».
 
«Mestre, não te importa que estejamos perecendo?»
 
Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
 
Hoje ― nestes tempos de «forte ventania» ― nos encontramos interpelados pelo Evangelho. A humanidade viveu dramas que, como ondas violentas, irromperam sobre homens e povos inteiros, particularmente durante o século XX e o início do XXI. E, às vezes, sai do fundo da alma perguntar-lhe: «Mestre, não te importa que pereçamos?» (Mc 4,38); se Tu verdadeiramente existes, se Tu és Pai, por que ocorrem estes episódios?
 
Ante a lembrança dos horrores dos campos de concentração da II Guerra Mundial, o Papa Bento se pergunta: «Onde estava Deus nesses dias? Por que permaneceu calado? Como pôde tolerar este excesso de destruição?». Uma pergunta que Israel, ainda no Antigo Testamento, se fazia: «Por que dormes? (...). Por que escondes teu rosto e esqueces nossa desgraça» (Sal 44,24-25).
 
Deus não responderá a estas perguntas: podemos pedir tudo a Ele, menos o porquê das coisas; não temos o direito de pedir-Lhe contas. Na realidade, Deus está e está falando; somos nós quem não estamos [na sua presença] e, portanto, não ouvimos a sua voz. «Nos ―diz Bento XVI― não podemos escrutar o segredo de Deus e da história. Neste caso, não defenderíamos ao homem, mas contribuiríamos somente à sua destruição».
 
Efetivamente, o problema não é que Deus não exista ou que não esteja, porém que os homens vivamos como se Deus não existisse. Aqui está a resposta de Deus: «Por que estais com tanto medo? Como não tens fé?» (Mc 4,40). Isso disse Jesus aos Apóstolos, e o mesmo lhe disse a Santa Faustina Kowalska: «Minha filha, não tenhas medo de nada, Eu sempre estou contigo, ainda que te pareça que não esteja»
 
Não lhe perguntemos, melhor rezemos e respeitemos a sua vontade e..., então haverá menos dramas... E, assombrados, exclamaremos: «Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem» (Mc 4,41). ―Jesus, em vos confio!
 
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Nos momentos de agitação, não vos deixeis vencer pelas ondas. Porém, se o vento sopra, se as paixões da nossa alma se agitam, não desesperemos: despertemos Cristo, para que possamos navegar com calma e chegar ao porto da pátria» (Santo Agostinho)
 
«Quando Jesus entra naquele barco, o clima muda imediatamente: todos se sentem unidos na fé Nele. A fé dá-nos a segurança da presença de Jesus, sempre ao nosso lado, da sua mão que nos agarra para nos afastar dos perigos» (Francisco)
 
«(…) ‘assim como foi na pobreza e na perseguição que Cristo realizou a redenção, assim também a Igreja é chamada a seguir pelo mesmo caminho, para comunicar aos homens os frutos da salvação’ (Concílio Vaticano II)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 853)
 
Jesus dormia

Do site da Paróquia de São Luís (Faro – Diocese do Algarve)
 
O Evangelho mostra-nos Jesus cansado do trabalho da pregação. Dorme na barca que O leva para o outro lado do Mar da Galileia. Nem a tempestade que se levanta O faz acordar.
 
Jesus manifesta a Sua humanidade: é homem igual a nós em tudo menos no pecado. Trabalhou de carpinteiro em Nazaré até aos trinta anos. Depois na Sua vida pública dedica-Se a pregar a Boa Nova da salvação às multidões. Sem se poupar a sacrifícios. Percorre as aldeias da Palestina para anunciar a todos o Evangelho.
 
Ele é para nós o modelo que havemos de imitar. Em Cristo pelo Batismo nos tornámos uma nova criatura. Temos de viver à maneira dele, meditando o Evangelho e copiando a Sua vida em nosso trabalho e nas relações com os que nos rodeiam.
 
Quando Pilatos apresentou Jesus flagelado à multidão diz-lhes: eis o homem. Mesmo desfigurado pela flagelação e coroado de espinhos, Ele é a figura do homem de verdade, o novo Adão, princípio da nova humanidade, a Quem havemos de imitar.
 
Os homens do nosso tempo vão forjando ídolos que querem copiar: um jogador de futebol, uma atriz de cinema. São ídolos com pés de barro cuja vida nada tem de modelar.
 
Nós cristãos temos em Cristo o nosso herói por quem havemos de apaixonar-nos cada vez mais, conhecendo-O sempre mais e imitando-O cada dia melhor em nosso dia a dia. Está ao nosso alcance, podemos falar-Lhe, confiados, uma vez e outra, sabendo que nos dá atenção. Podemos tratá-Lo como amigo, o Amigo com letra grande. Podemos aprender com Ele a ser homens de verdade, mais ainda a ser santos.
 
Todos os santos procuraram imitar Jesus, em todos os aspectos da vida. Uns copiaram mais uma faceta, outros outra. Por isso são diferentes entre si. Mas não seriam santos se não se tivessem parecido com Jesus.
 
Que nos animemos a imitá-Lo, que meditemos uma vez e outra o Evangelho. Que nos examinemos muitas vezes como faria Jesus se estivesse em nosso lugar.
 
Assim seremos homens e mulheres de verdade. Na época da revolução de Abril quando muitos atacavam a Igreja, um comentador da televisão falava de Santa Teresa de Ávila, mulher de oração e vida contemplativa como exemplo de mulher perfeita com bom senso e os pés bem assentes na terra.
 
Quem é este homem?
 
Jesus mostra o Seu poder mandando ao vento e ao mar para se acalmarem e eles obedecem. Os discípulos ficaram admirados e exclamam: quem é este homem?
 
Ele é verdadeiro Deus. Tem todo o poder. A Sua humanidade escondia de algum modo a Sua divindade. Também hoje corremos o perigo de esquecer o Seu poder. Quando as desgraças afetam a humanidade, as pandemias, os desastres naturais, os ataques terroristas surgem nos noticiários parece que o Senhor está a dormir.
 
Quando vem uma doença, ou a morte de um familiar, parece que o Senhor nos esqueceu, mas não é verdade. S.Josemaria Escrivá diante de acontecimentos que não entendemos animava-se e animava os outros exclamando: Deus sabe mais.
 
Temos de rezar cheios de confiança e com perseverança. Temos de queixar-nos ao Senhor. Temos de pôr os meios humanos da nossa parte. E depois pôr a nossa confiança em Deus que tem todo o poder e não nos abandona. Ele sabe mais e não nos esquece.
 
O amor de Cristo nos impele
 
S. Paulo é para nós modelo de amor a Cristo. Convertido na estrada de Damasco procurou entregar toda a sua vida a Jesus. Sem olhar a sacrifícios e dificuldades pregou o Evangelho por muitos lugares, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo. Podia por isso exclamar: o amor de Cristo nos impele. O seu desejo era que todos conhecessem e amassem a Jesus.
 
Sentia o desejo de que todos vivessem para Cristo que morreu e ressuscitou por eles e se tornassem nele nova criatura.
 
Havemos também de viver este amor a Cristo e trabalhar para que todos O amem de verdade. Não podemos cruzar os braços desanimados. A renovação do mundo depende do nosso amor a Jesus. As dificuldades que encontremos não podem levar-nos a cruzar os braços. O espetáculo de tantos que vivem afastados dele, de tantos que O combatem promovendo um estilo de vida contrário ao cristianismo em vez de desanimar-nos há-de incentivar a nossa ânsia de trabalhar mais por Ele: rezando, dando exemplo de fé, e falando sem papas na língua de Jesus.
 
Apoiados no amor ao Coração de Maria iremos levar aos outros o Seu amor e o Seu convite para irem a Jesus.
 
LADAINHA DO SAGRADO CORAÇÃO


Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
 
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
 
Deus Pai dos Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
 
Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, ...
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, ...
Coração de Jesus, de majestade infinita, ...
Coração de Jesus, templo santo de Deus, ...
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,...
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu, ...
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, ...
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e amor, ...
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, ...
Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor, ...
Coração de Jesus, rei e centro de todos os corações, ...
Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência, ...
Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, ...
Coração de Jesus, no qual o Pai celeste põe as suas complacências, ...
Coração de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos, ...
Coração de Jesus, desejo das colinas eternas,...
Coração de Jesus, paciente e misericordioso, ...
Coração de Jesus, rico para todos os que vos invocam,...
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade, ...
Coração de Jesus, propiciação para os nossos pecados, ...
Coração de Jesus, saturado de opróbios, ...
Coração de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,...
Coração de Jesus, feito obediente até a morte, ...
Coração de Jesus, atravessado pela lança,...
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação,...
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, ...
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, ...
Coração de Jesus, vítima dos pecadores, ...
Coração de Jesus, salvação dos que em vós esperam, ...
Coração de Jesus, esperança dos que em vós expiram, ...
Coração de Jesus, delícia de todos os Santos,...
 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
 
V. — Jesus, manso e humilde de coração,
R. — Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
 
ORAÇÃO
Onipotente e eterno Deus, olhai para o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os louvores e satisfações que ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que invocam vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DE JESUS (composta por Sta. Margarida Maria)
Eu...(Nome), dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma de meu ser, senão para o honrar, amar e glorificar É esta a minha vontade irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando completamente ao que não for do seu agrado.
Eu vos tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto de meu amor, protetor de minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância, reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte.
Sede, ó Coração de bondade, minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de mim os castigos de sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da vossa bondade. Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que o vosso puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa jamais me esquecer nem me separar de Vós.
Suplico-vos, também, por vossa suma bondade, que o meu nome seja escrito em vós, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e minha glória em viver e morrer convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o). Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO