domingo, 17 de julho de 2022

TRÍDUO DE SANTO ELIAS PROFETA E NOSSO PAI.

 3º dia
 
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS
Deus Todo-Poderoso e eterno, que concedeste a teu profeta Elias, nosso Pai, viver em tua presença e arder pelo zelo de tua glória, concede-nos buscar sempre teu rosto e ser no mundo testemunhas de teu amor. Amém.
 
MEDITAÇÃO: TIRA MINHA VIDA, POIS EU NÃO SOU MELHOR QUE MEUS PAIS!
 
Durante anos, Elias foi a única testemunha de Deus em Israel; além disso acabara de enfrentar quatrocentos e cinquenta profetas de Baal diante de todo o povo e com a hostilidade do rei. Agora, em troca, aterroriza-se diante das ameaças de Jezabel e foge o mais longe que pode. Onde ficou sua segurança? Já não confia no Senhor, que o acompanhou até agora com tantos prodígios?
 
Talvez não tenhamos passado por uma situação tão extrema, mas podemos ter sentido o desalento, talvez ao receber uma má notícia, ou diante de um aparente fracasso apostólico, ou ao comprovar o tamanho da própria miséria. No entanto, Deus conhece melhor que nós o pouco que somos: só nos pede humildade de reconhecê-lo, e a luta por retificar, por servi-Lo cada dia melhor, com mais vida interior, com uma oração contínua, com a piedade e com o emprego dos meios adequados para santificares o teu trabalho.
 
Como a Elias, as circunstâncias adversas devem levar-nos a invocar confiada e sinceramente o Senhor. É o momento de exercitar a virtude da fé, que, unida à esperança, torna-se mais necessária na hora da solidão e do aparente fracasso do que na hora do triunfo e da aclamação popular. A oração de Elias nesse momento de desânimo foi uma oração agradável a Deus, porque vinha de um coração sincero e humilde, que ardia de zelo pelas coisas do Senhor e aceitava tudo o que dele pudesse vir. E diante dessa oração, a resposta não demora a chegar: por duas vezes, Deus envia um anjo, que o acorda e manda que coma e beba. Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.
 
Nosso Senhor não abandona os que trabalham por Ele. Elias, o homem de Deus, viveu Dele em todo momento; Deus sustentou-o nas adversidades, ajudando-o a perseverar, deu-lhe os meios que necessitava para cumprir a sua missão. Apesar das dificuldades e dos altos e baixos, vemos que a sua vida foi fecunda, serena, feliz. Os profetas de Baal, pelo contrário, recebiam o seu alimento na corte. Talvez pensassem que adulando a rainha, dobrando os joelhos diante de Baal, asseguravam para si uma vida tranquila. Não foi assim: é preferível sentar-se à mesa do Senhor que à dos ídolos; é melhor ser escravo do Senhor que escravo do pecado.
 
Não há maior liberdade para o homem que a de reconhecer sua condição de criatura e adorar a Deus: esse é o remédio mais eficaz contra todas as idolatrias: “quem se inclina a Jesus não pode e não deve prostrar-se diante de nenhum poder terreno, mesmo que seja forte. Nós, cristãos, só nos ajoelhamos diante do Santíssimo Sacramento”.


LADAINHA III

Senhor tende piedade de nós,
Jesus Cristo tende piedade de nós,
Senhor tende piedade de nós,
 
Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos
 
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós
 
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós
Santa Maria, Mãe dos Carmelitas,
Santa Maria, Rainha dos profetas,
Santa Maria, honra e esplendor do Monte Carmelo,
São José, Patrono do Carmelo,
 
S. Elias, Profeta de Deus e nosso Pai,
S. Elias, pai dos reis,
S. Elias, pai e inspirador da Ordem do Carmo,
S. Elias, pai e mestre dos profetas,
S. Elias, Patriarca do Carmelo,
S. Elias, patrono dos agonizantes,
S. Elias, pavor dos maus,
S. Elias, perseguido por causa da justiça,
S. Elias, ponte entre as duas Alianças,
S. Elias, portador de vida para a viúva de Sarepta,
S. Elias, precursor do Messias,
S. Elias, pregador incansável da Palavra de Deus,
S. Elias, Príncipe dos Profetas,
S. Elias, Profeta de fogo,
S. Elias, Profeta do Altíssimo,
S. Elias, grande taumaturgo,
S. Elias, profeta e testemunha da nova Aliança,
S. Elias, profeta que pára o orvalho e a chuva,
S. Elias, propugnador da verdade,
S. Elias, protetor do povo de Israel,
S. Elias, punidor o pecado,
S. Elias, realizador de milagres,
S. Elias, refúgio dos oprimidos,
S. Elias, ressuscitador dos mortos,
S. Elias, restaurador das tribos de Jacó,
S. Elias, sal da terra,
S. Elias, Servo do Deus vivo,
S. Elias, socorro da verdade,
S. Elias, terror dos idólatras,
S. Elias, zeloso pela causa do Senhor,
 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende misericórdia de nós
 
V. Rogai por nós, santo Pai Elias.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
Oremos: Deus eterno e todo-poderoso, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.
 
ORAÇÃO FINAL
Santo Profeta Elias, pai admirável do Carmelo, olhai clemente para este vosso filho que, sob a vossa inspiração, busca seguir o caminho que conduz à santidade. Cobri-me com o zelo do Senhor, infundi no meu coração o amor ao bem, aumentai em mim a fé a esperança e a caridade, para que eu possa descobrir na vida dos homens o verdadeiro Deus que passa, e convosco possa subir ao cume do monte Carmelo, monte do Senhor que vive e reina para para sempre. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO