domingo, 15 de maio de 2022

Carta do Prior Geral à Família Carmelita sobre Frei Tito Brandsma

A CRUZ PARA MIM É ALEGRIA

Caros Irmãos e Irmãs da Família Carmelita: Sua Santidade, o Papa Francisco, presidindo o consistório ordinário dos cardeais, aprovou a canonização do Beato Tito Brandsma, motivo de enorme alegria para toda a Família Carmelita. No mesmo ato ele anunciou a data em que o Beato Tito seria inscrito entre os santos como 15 de maio de 2022. Com enorme satisfação, aproveito esta oportunidade para me dirigir à Família Carmelita em todo o mundo.

O testemunho do Pe. Tito é aquele que inspira e ilumina, não só os membros da Ordem Carmelita, mas a sociedade em que vivemos. Encontramos nele nestes tempos tão conturbados pela ameaça e existência da guerra, um profeta da esperança e um campeão da paz. Estamos preocupados com os milhões de pessoas forçadas a fugir de suas casas na Ucrânia enquanto a devastação continua em seu país. Os acontecimentos na Ucrânia nos fazem pensar também em outras partes do planeta onde podemos ver as feridas de muitos outros conflitos que parecem esquecidos ou tratados com indiferença. Nestas situações, a Igreja tem a oportunidade de dar uma contribuição real, retomando o ensinamento de Fratelli tutti e depositando sua confiança na esperança de um Deus que criou e sempre sustentará a fraternidade universal de seus próprios filhos. Unamos nossas vozes com os homens e mulheres de boa vontade que, diante do sofrimento dos inocentes, defendem a paz, a liberdade e a defesa da dignidade de cada ser humano. Tito, verdadeiro conhecedor da humanidade, ao derramar o seu sangue por amor (cf. Mc 14,24) ensinou-nos que ser discípulo de Jesus Cristo significa não só olhar para Ele e saber tudo o que podemos sobre Ele , mas também que somos chamados a participar do destino de amor que lhe caiu.

1. UMA TESTEMUNHA DA VERDADE.

O mundo e a própria Igreja exigem de nós hoje um testemunho claro e uma vida autêntica. Nosso desejo é que o povo veja o que os carmelitas são chamados a ser.1 “¿O que devemos ser?2 Perguntaram nossos santos. “Quem sou eu?” é a questão definidora, a questão espiritual mais importante. Eu sou o que Deus me fez. Eu sou a combinação de carismas que Deus colocou em mim. O que eu faço vem de quem eu sou. A vida muito intensa do Beato Tito Brandsma nos ajuda a compreender que quando a identidade é entendida como definida pela atividade, corremos o risco de nos perdermos, escolhendo os caminhos errados. O carisma é uma coisa viva, além da especulação. Tem que haver uma interação entre identidade e missão, na qual o que fazemos nos ajuda a definir quem somos e quem somos nos ajuda a determinar o que fazemos. 3O bem-aventurado Tito nos ajuda a perceber que nossa vida se torna um testemunho valioso quando é adornada por nossas obras. Ao dirigir-se aos seus Irmãos Carmelitas na Holanda, disse certa vez: “É melhor não saber nada e crer plenamente do que saber tudo e não sentir… Só quem está intimamente unido a Deus pode estar verdadeiramente próximo do próximo. . Só quem se alimenta de Deus pode dar testemunho de Deus por meio de suas obras”. Em outra ocasião disse: “O que torna bela a nossa vida em comum não são tanto nossos direitos ou nossos deveres, mas a maneira como nos ajudamos uns aos outros e nossa misericórdia”. A Igreja precisa dos santos cotidianos, dos santos cuja vida é coerente, dos “santos da casa ao lado”, como gosta de dizer o Papa Francisco.4 A Igreja também precisa de santos que tenham a coragem de aceitar a graça de serem testemunhas até o fim, mesmo até a morte. Todos eles, inclusive nosso irmão Tito, são o sangue vital da Igreja.

2. FIQUEI ENCANTADO COM CARMELO

O Papa Francisco, em seu discurso ao Capítulo Geral dos Frades de 2019, fez a conexão entre autenticidade e a vivência fiel da vocação que cada um recebeu. Referindo-se ao Beato Tito naquela ocasião, disse: “Algo que pertence à Ordem Carmelita, ainda que seja uma Ordem de mendicantes, vivendo e trabalhando no meio do povo, é manter um grande respeito pela solidão e pelo desapego. das coisas do mundo, vendo na solidão e na contemplação a melhor parte de sua vida espiritual”. Tito Brandsma entrou na Ordem Carmelita porque foi atraído por seu carisma: “A espiritualidade do Carmelo, que é uma vida de oração e de terna devoção a Maria, me levou à decisão muito feliz de assumir essa vida. Fiquei encantado com o espírito do Carmelo.” Pe. Titus não é alguém que se perdeu no passado, mas sim aquele que olhou para a história do Carmelo, seus místicos e modelos de santidade, para encontrar figuras proféticas que tenham algo a dizer ao momento presente. Para isso, ele criou o Instituto de Misticismo na Universidade de Nijmegen, que levaria com o tempo ao Instituto que levaria seu nome.

Tito, amigo de Deus, faz uma ponte entre a grande “multidão de testemunhas” (cf. Hb 12,1) na tradição espiritual do Carmelo. Ele soube unir tradição e modernidade de forma autoritária e integrada. Era aberto e flexível, com uma enorme capacidade de trabalho ao qual se entregava com grande paixão e generosidade. Havia equilíbrio e harmonia na maneira como ele viveu sua vida contemplativa carmelita. Ele era o orante, profeta e fraterno, vivendo no meio do povo. Talvez seja essa a chave para compreender a sua personalidade versátil que se manifesta na variedade de cargos e funções que assumiu: Reitor da Universidade Católica, professor, conferencista, tradutor, estudioso, fundador de escolas, promotor do movimento ecuménico, jornalista profissional, o representante dos bispos holandeses com a imprensa,2 Há duas palestras de Tito Brandsma que podem nos ajudar de maneira particular a ver a ligação entre ele e Teresa de Jesus. Na palestra que proferiu na Universidade de Nijmegen, sob o título Godsbegrip (A Ideia de Deus) 3verificamos que a ideia de Deus que mais lhe agrada é a ideia de Deus que entra na vida de cada ser humano e entrará cada vez mais na pessoa que, pelo seu modo de viver e de crer, abre espaço para a sua entrada. Nas suas palavras: O que assim defendo e considero indispensável para o nosso tempo é a contemplação de todo o ser na sua dependência de Deus e a sua emergência de Deus cuja obra devemos ver em tudo e cujo ser devemos discernir em tudo. Também devemos reconhecer e venerar a Deus em todas as coisas e, antes de tudo, em nós mesmos. Deus nos é revelado nas profundezas de todas as coisas e em nossas próprias profundezas. Deus deseja ser visto e conhecido. Em nenhum lugar Deus pode ser melhor conhecido do que nas profundezas do nosso ser. Se o pensamento sobre a habitação de Deus, sobre a dependência total de toda a natureza humana em Deus,4 Ao pronunciar essas palavras, é possível que Tito estivesse pensando em Teresa, de quem aprendeu sobre a união da alma com Deus e a natureza onipresente de Deus na vida da pessoa humana. Entre a série de dez palestras que Titus Brandsma deu em sua viagem pelos Estados Unidos da América em 1935, uma foi inteiramente dedicada a Teresa de Jesus. Nesta palestra, na linha da sua compreensão da ideia de Deus, mostrou, apoiando-se sobretudo no Castelo Interior, como Teresa apoiava a ideia de Deus entrar cada vez mais na vida das pessoas que conhecem Deus, aceitam Deus e procuram conhecer seu amor cada vez mais. Nas palavras de Tito:

Santa Teresa pinta a vida mística como algo que se desenvolve na alma, segundo a capacidade natural da alma, como realização última das potências humanas.

Foram implantados por Deus na natureza humana e se realizarão quando a alma estiver ciente de sua possibilidade de atingir aquele grau mais alto de perfeição e, portanto, entregar-se totalmente nas mãos do Senhor que é o único capaz de levá-lo ao mais alto de elevações. Por tudo isso, nada mais se pede à alma do que realizar os desejos e vontades de Deus, depositar sua confiança nEle, e somente nEle encontra sua felicidade. Deus gosta de ter um amor ordenado e ele mesmo ordenará esse amor na alma. 5

Destacou-se pelo senso de fraternidade, humanidade infalível e ternura para com todos que o cercavam (alunos, colegas, amigos e muitos outros). Ele fez do diálogo o novo nome da caridade. Em Tito, como o Papa Francisco nos lembrou, contemplação e compaixão nunca estiveram distantes. Aqui não há pseudomisticismo ou solidariedade de fim de semana, nenhuma tentativa de tornar os pobres invisíveis para que eles não nos questionem de alguma forma. O compromisso de Tito com Deus e com as pessoas não tinha pretensão.

3. UM MÍSTICO COTIDIANO.

Tito foi um místico no verdadeiro sentido da palavra: um crente que estava ciente da presença do amor de Deus em todas as circunstâncias da vida, desde os eventos mais simples até os mais heróicos de seu martírio. Ele se distinguiu pela profundidade de sua espiritualidade, tanto no aspecto teórico, quanto nas dimensões práticas e vivenciais. Ele foi reconhecido como um especialista na escola flamenga, a devotio moderna, e por seu grande conhecimento das obras e ensinamentos de Santa Teresa de Jesus, de quem sempre foi um grande admirador. Este homem santo veio a compreender que os maiores atos de Deus são realizados em silêncio, pode explicar sua relutância em falar sobre sua própria vida interior, até o momento em que se tornou visível a todos nos momentos mais dramáticos de sua vida, especialmente nas diferentes concentrações acampamentos que ele conheceu.

Em uma palestra que ele deu nos EUA, baseando-se no pensamento do venerável místico carmelita francês do século XVII, João de São Sansão, Tito disse: “(João de São Sansão) rejeitou totalmente a ideia de que a ideia da vida mística – que pouco tem a ver com visões, aparições, estigmas ou levitações, mas sim com a realidade de ver Deus diante de nós e dentro de nós – não era algo para cada um de nós”. Tito apreciou o testemunho daqueles que na tradição carmelita passaram a entender que a pessoa humana é um Deus por participação. 5

Tito Brandsma afirmava que o verdadeiro místico não é uma pessoa separada pelo que está acontecendo no mundo, nem uma pessoa que vive em uma bolha, mas aquela cuja profunda relação com Deus (cf. I Rs 17,1) o transforma em alguém que está aberto às necessidades, dramas e questões dos homens e mulheres do seu tempo. A oração, dizia ele, é vida, e não um oásis no deserto da vida. Ele não seria apenas um acadêmico ou um professor de espiritualidade, mas aquele que conseguiria fazer de sua vida uma união perfeita de oração e trabalho. Ele era, portanto, um místico profundamente em contato com o mundo e com as pessoas, vendo em cada pessoa a imagem e semelhança de Deus. (cf. Gn 1,27, Sal 8,5; Hb 2,7). Quem viu como Tito vivia foi o conhecido escritor holandês Godfried Bomans. Familiarizado com o incansável espírito de viagem de Tito, com algum humor, Bomans disse dele:

4. “BEM-AVENTURADOS OS QUE TRABALHAM PELA PAZ…” (MT 5,9).

Tito destacou-se como artesão da paz. Em uma de suas palestras mais conhecidas em Deventer, 1931, ele falou com algum fervor sobre a ideia de que o trabalho da paz não é tarefa apenas dos políticos e líderes: Todos nós somos responsáveis ​​e todos podemos fazer mais. O pensamento de Titus Brandsma está muito longe do tipo de pessimismo que se resigna a acreditar no velho ditado: Se queres a paz, prepara-te para a guerra. Ele rejeitou a ideia de que depois de uma guerra tem que haver outra. Sempre houve na história da humanidade, recordava-nos, aquelas pessoas que foram arautos da paz e trabalhadores da paz. Ele acreditava em Cristo, o Rei da Paz e Mensageiro da Paz. O “Shalom” bíblico é mais do que um desejo piedoso, ou a ausência de conflito. A paz de Cristo ressuscitado, muito mais do que um acordo de paz superficial, é um sentimento profundo de reconciliação, bondade, amor, tolerância, paciência, confiança e muito mais que transforma o mundo das relações sociais, políticas e econômicas. Tito sustentou com muita firmeza que, se não houver uma verdadeira conversão, que busque a paz no coração de cada homem e mulher e, consequentemente, no coração de cada sociedade, a eclosão de uma nova guerra é apenas uma questão de tempo, apenas como era e, infelizmente, continua a ser.

Tito pôde ver um certo tipo de egoísmo coletivo que leva as nações a buscarem apenas seu próprio bem-estar e segurança, embora, para isso, tenham que atropelar os direitos de seus vizinhos. Cristo não construiu muros ou fronteiras que dividem. (cf. Ef 2,14-15). “A paz é possível” – insistiu – rejeitando a ideia de que a violência e a guerra são inevitáveis ​​porque são parte inerente da condição humana. Com efeito, em numerosas ocasiões refletiu sobre o papel da imprensa católica na sociedade moderna como o de promover a paz, denunciar, a corrida armamentista, a xenofobia e a exaltação da identidade nacional ou racial.

5. O PODER DA IMPRENSA

Não devemos esquecer que Tito foi chamado a defender a independência dos meios de comunicação católicos, quando se opôs à exigência de que a imprensa católica publicasse a propaganda do regime nacional-socialista. Esta pode ser para nós uma posição maravilhosa na era da pós-verdade, em que abundam as fake news e a manipulação da opinião pública. Tito não aceitava esse pensamento daqueles que sustentavam que na guerra a primeira vítima é a verdade. Ele continuaria a proclamar que é a verdade que nos libertará. (cf. Jo 8,31): “Depois das igrejas, a imprensa é o melhor púlpito para proclamar a verdade, não só para poder responder a quem faz a guerra, mas para ir dia após dia proclamando a mesma verdade. A imprensa é o poder da palavra contra a violência das armas. É o poder da nossa luta pela verdade. ” Para Titus Brandsma, a imprensa não pode ser tratada como uma arma a serviço de uma ideologia ou de um regime. Foi antes um meio de encontro, diálogo, busca honesta e sincera da verdade. O jornalismo requer um certo tipo de integridade interior. O Papa João Paulo II entendeu isso: Em um discurso aos jornalistas que ele fez em fevereiro de 1986, ele falou sobre o aspecto místico e espiritual da vida de Tito Brandsma:

“O respeito pela verdade exige um compromisso muito sério, um esforço cuidadoso e escrupuloso de buscar, verificar e avaliar… Aqui penso imediatamente na figura heróica do padre carmelita Tito Brandsma, que tive a alegria de inscrever entre os bem-aventurados. Jornalista corajoso, preso e morto em um campo de extermínio por sua incansável defesa da imprensa católica, ele permanece como o mártir da liberdade de expressão contra a tirania da ditadura…”

6. O PODER DOS PEQUENINOS, QUE SABEM AMAR.

O amor aos amigos é algo que pertence a todos – escreveu Tertuliano – mas o amor aos inimigos é coisa dos cristãos.6 Para Tito, o perdão não era um sinal de fraqueza, mas sim um sinal de heroísmo em pessoas de coração grande. Ele se destacou como um servo da reconciliação. O verdadeiro perdão, ele diria, é uma decisão sobrenatural enraizada em Deus, muito mais do que no esforço humano. Não era fácil manter essa visão na Europa febril e convulsiva de sua época. O cristão, em sua opinião, não pode ceder ao tipo de fatalismo que pensaria que a reconciliação não tem papel a desempenhar no mundo da política ou nas relações internacionais, com a ideia de que ela pertence apenas à vida privada de uma pessoa. Ele acreditava profundamente no poder transformador do perdão. Em sua homilia celebrada no dia 16 de julho, 1939 em uma missa celebrada em honra de São Bonifácio e São Willibrood, ele pronuncia um verdadeiro canto de louvor ao amor dos inimigos. Sua maneira de denunciar todo tipo de filosofia de guerra era muito clara. “Vivemos em um mundo que condena o amor como se fosse uma fraqueza que temos que superar. Não é o amor que devemos cultivar, diriam alguns, mas a nossa própria força: que cada indivíduo seja tão forte quanto possa ser, e que pereçam todos os fracos… Eles vêm com esse tipo de doutrina, e há sempre aqueles que não são cuidadosos e os seguem de boa vontade…”. Tito pregou o perdão. No final de sua vida, sua maneira de morrer foi também um “sacramento do perdão”. Tizia (nome dado à enfermeira que lhe injetou ácido fênico) contou sua história de como a compaixão e a bondade no olhar de Tito para ela (Is 53, 7) a ajudou a sentir a misericórdia de Deus e a se reencontrar. A gentil carmelita sabia como o ódio pode ser destrutivo, e que só o amor pode tornar as pessoas inteiras. Como parte do processo de beatificação, Tizia em seu depoimento disse o seguinte: “Ele sentiu compaixão por mim…” “A maneira como ele me olhava não mostrava nenhum sinal de ódio …. Quem o via podia ver que nele falava algo de sobrenatural”. “Ele me deu o rosário, como forma de me perguntar: Eu gostaria de rezar?: eu disse que não sabia como, e por isso o rosário não me serviu. Ele disse que, embora eu não soubesse rezar, bastava recitar a segunda parte da Ave Maria: “Rogai por nós pecadores”. Junto com Tito, outras prisões foram usadas para experimentos na enfermaria e Tito sabia disso, afirmou Tizia. A certa altura gritou: “Seja feita a tua vontade, ó Senhor, não a minha.” Isso deixou uma profunda impressão na jovem enfermeira. Um de seus colegas, também professor da Universidade de Nijmegen Robert Regout, SJ escreveu sobre ele: “Brandma morreu como ele viveu. Ele não apenas morreu. Ele estava unido a Cristo e o imitou até o fim”. A vida de Titus Brandsma é um grito de reconciliação. Na prisão, nos seus últimos dias, escrevendo da prisão, deixou uma mensagem que apelava em termos comoventes à reconciliação. ¡Deus salve a Holanda. Deus salve a Alemanha. Que Deus permita que esses dois países caminhem juntos novamente em paz e liberdade, reconhecendo sua Glória pelo bem dessas duas nações que estão tão próximas uma da outra!” também professor da Universidade de Nijmegen, Robert Regout, SJ escreveu sobre ele: “Brandma morreu como ele viveu. Ele não apenas morreu. Ele estava unido a Cristo e o imitou até o fim”. A vida de Titus Brandsma é um grito de reconciliação. Na prisão, nos seus últimos dias, escrevendo da prisão, deixou uma mensagem que apelava em termos comoventes à reconciliação. ¡Deus salve a Holanda. Deus salve a Alemanha. Que Deus permita que esses dois países caminhem juntos novamente em paz e liberdade, reconhecendo sua Glória pelo bem dessas duas nações que estão tão próximas uma da outra!” também professor da Universidade de Nijmegen, Robert Regout, SJ escreveu sobre ele: “Brandma morreu como ele viveu. Ele não apenas morreu. Ele estava unido a Cristo e o imitou até o fim”. A vida de Titus Brandsma é um grito de reconciliação. Na prisão, nos seus últimos dias, escrevendo da prisão, deixou uma mensagem que apelava em termos comoventes à reconciliação. ¡Deus salve a Holanda. Deus salve a Alemanha. Que Deus permita que esses dois países caminhem juntos novamente em paz e liberdade, reconhecendo sua Glória pelo bem dessas duas nações que estão tão próximas uma da outra!” escrevendo da prisão, ele deixou uma mensagem que pedia em termos comoventes a reconciliação. ¡Deus salve a Holanda. Deus salve a Alemanha. Que Deus permita que esses dois países caminhem juntos novamente em paz e liberdade, reconhecendo sua Glória pelo bem dessas duas nações que estão tão próximas uma da outra!” escrevendo da prisão, ele deixou uma mensagem que pedia em termos comoventes a reconciliação. ¡Deus salve a Holanda. Deus salve a Alemanha. Que Deus permita que esses dois países caminhem juntos novamente em paz e liberdade, reconhecendo sua Glória pelo bem dessas duas nações que estão tão próximas uma da outra!”

7. “TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME” (MT 16,24).

Não há amor, nem compromisso, nem sacrifício que não tenha sua parte na cruz.

Tito juntou-se a todos aqueles carmelitas que possuíam uma devoção íntima pela cruz, São João da Cruz, Santa Maria Madalena de’ Pazzi, Ângelo Paoli, Santa Teresa Benedita da Cruz…. Como místico, descobriu que o que caracteriza grandemente a pessoa humana é a vulnerabilidade, ou seja, a capacidade de ser ferido por outras pessoas. No sofrimento, é possível tomarmos consciência do quanto amamos e do quanto somos amados. Tito estava apaixonado por Deus e pela humanidade. Como Jesus, também ele foi traspassado (cf. Jo 19,34) e o mistério da cruz continuou na sua vida, vítima da violência, do mal e da injustiça. Era algo que ele havia ensinado em seus dias de professor: há pessoas que sonham com uma espécie de misticismo que é muito doce, e não percebem que Deus, que quer que estejamos unidos a ele, propôs um caminho que inclui a cruz, morrendo na cruz”. “Precisamos da ajuda de Deus”, diria em outra ocasião, “porque diante do sofrimento, somos apenas pobres seres humanos”. Precisamos fazer a pergunta, se em nosso tempo não precisamos de homens e mulheres que estejam dispostos a levar sobre os ombros os sofrimentos deste mundo.

Impressiona-nos a particular devoção de Tito à contemplação da paixão de Cristo e a forma como defendeu a Via Sacra do pintor belga Alvert Servaes, na qual Cristo foi representado como um homem fraco, faminto e emaciado. As autoridades da Igreja ficaram escandalizadas com o que dizem e proibiram a exposição. Tito, em meio ao desastre, apoiou o trabalho, afirmando que o corpo partido de Cristo se prolonga em cada pessoa que é espancada e quebrada como reconhecimento da vulnerabilidade. Na cela da prisão de Scheveningen, nosso irmão carmelita escreveu um comentário sobre a Via Sacra para o Santuário de São Bonifácio em Dokkum, onde nasceu. Curiosamente, a última estação está faltando. É possível que o jornalista e escritor tenha ficado sem tempo e não tenha conseguido terminar, ou isso porque naquela época o mandaram para o campo de triagem em Amersfoort, e o capítulo se perdeu entre os papéis que foram devolvidos à sua família. Talvez, Brandsma antecipou sem perceber seu próprio destino: ele não seria enterrado em uma cova, suas cinzas seriam misturadas com milhares de outras e espalhadas pelos campos próximos ao Lager de Dachau. Assim ele compartilharia o destino daqueles milhões que foram carbonizados em Hiroshima e Nagasaki, as vítimas dos Gulags, das Torres Gêmeas em Nova York, o genocídio na Bósnia-Herzogovina e muitos outros exemplos ou as inúmeras outras vítimas das barbaridades em suas diferentes formas no século XX passado, às quais estamos agora, infelizmente, começando a adicionar as do século XXI. Talvez, Brandsma antecipou sem perceber seu próprio destino: ele não seria enterrado em uma cova, suas cinzas seriam misturadas com milhares de outras e espalhadas pelos campos próximos ao Lager de Dachau. Assim ele compartilharia o destino daqueles milhões que foram carbonizados em Hiroshima e Nagasaki, as vítimas dos Gulags, das Torres Gêmeas em Nova York, o genocídio na Bósnia-Herzogovina e muitos outros exemplos ou as inúmeras outras vítimas das barbaridades em suas diferentes formas no século XX passado, às quais estamos agora, infelizmente, começando a adicionar as do século XXI. Talvez, Brandsma antecipou sem perceber seu próprio destino: ele não seria enterrado em uma cova, suas cinzas seriam misturadas com milhares de outras e espalhadas pelos campos próximos ao Lager de Dachau. Assim ele compartilharia o destino daqueles milhões que foram carbonizados em Hiroshima e Nagasaki, as vítimas dos Gulags, das Torres Gêmeas em Nova York, o genocídio na Bósnia-Herzogovina e muitos outros exemplos ou as inúmeras outras vítimas das barbaridades em suas diferentes formas no século XX passado, às quais estamos agora, infelizmente, começando a adicionar as do século XXI.

A cruz nos permite ver, por um lado, a fragilidade da humanidade, a existência do mal e do sofrimento; por outro lado, a força e a capacidade de amar, como reflexo do grande amor de Deus pela humanidade. Amor e sofrimento nunca estão distantes. Não estamos falando de nenhum tipo de masoquismo ou desse tipo de bravura que quer ver até onde podemos ir suportando o sofrimento. Na cruz podemos ver a nossa capacidade de amar livre e incondicionalmente, até que ponto estamos dispostos a partilhar, acompanhar ou consolar o próximo. Nessas circunstâncias extremas, o Beato Tito Brandsma fez da misericórdia e da compaixão o núcleo de sua pregação.

8. NUNCA TÃO FELIZ!

Um mártir professa sua fé até o fim, não importa o quê. João Paulo II em sua homilia na beatificação de Tito Brandsma disse o seguinte: “Esse tipo de heroísmo não é algo que possamos inventar. É o resultado de uma vida interior profunda.” A prova de qualquer espiritualidade é sua capacidade de ser selada com sangue. Um mártir é livre em relação ao poder, ao mundo, livre para não amar a própria vida que tem tanto medo da morte. O martírio não é fruto do esforço humano, é um dom de Deus, que nos torna capazes de oferecer a nossa vida por amor a Cristo e à Igreja, e também ao mundo. (cf. LG 42).

Tito, no campo de concentração de Scheveningen, manteve sua fé e, no meio do inferno daquela cerveja, escreveu o poema que agora conhecemos tão bem, Quando olho para Jesus:

Estou feliz em meu sofrimento,

Porque eu não considero mais sofrimento,

Mas é o destino que é mais desejado,

Que me une a Ti, ó Deus.

Pois Tu, ó Jesus, estás comigo,

Eu nunca me senti tão perto de você,

Fique comigo, comigo. Doce Jesus

Sua presença faz tudo bem para mim

Mais tarde, em Amersfoort, na Sexta-feira Santa, de pé sobre uma caixa de madeira, falou aos seus companheiros de prisão no pavilhão deles – como lemos no testemunho de um deles no Summarium – foi o sermão mais sincero da sua vida : “Ele nos falou sobre a paixão de Jesus Cristo, que ele comparou ao nosso sofrimento e dor. Ele nos disse que nosso tempo no acampamento era exatamente como o tempo que Cristo passou no sepulcro e que, como ele, um dia seríamos libertos dessa escuridão”. A assembléia o ouvia, com aquela sensação de morte iminente. Entre seus ouvintes havia médicos, sindicalistas, monarquistas, judeus, comunistas, católicos e protestantes… era um santuário vivo, onde mais do que em qualquer outro lugar, os que ali estavam podiam sentir a presença de Cristo.

*****

Nós, Carmelitas, neste momento crucial de nossa história, um momento em que a humanidade continua a enfrentar as difíceis questões da guerra, violência, desigualdade e muitos outros males, continuamos a depositar nossa confiança na graça e misericórdia de Deus. Denunciamos com todo o vigor profético de Elias tudo o que diminui ou destrói as pessoas, nossos irmãos e irmãs com quem compartilhamos plenamente a peregrinação da vida, com suas alegrias e esperanças, medos e tristezas (cf. GS 1). Ao mesmo tempo, procuramos descobrir, contemplar e refletir sobre os sinais maravilhosos, por vezes frágeis e escondidos, da presença de Deus em nossas vidas. Com o máximo de realismo possível e com os olhos da fé, vemos a beleza que o Espírito de Deus derramou sobre as pessoas em todos os lugares. Assim como a primeira comunidade cristã, junto com Maria, Mãe de Jesus” (At 1,14), também nós queremos ser sinal de esperança e empenho para todos os que entram em contacto com a espiritualidade do Carmelo. É nosso desejo refletir, como fez São Tito Brandsma, em situações importantes, a misericórdia e a ternura de Deus. Ao dizer isso, faço minha a bela invocação que São Tito usou em uma de suas palestras de retiro: “Como os apóstolos, queremos permanecer com um só coração e uma só alma, em oração com Maria, a Mãe de Jesus, cheios de a confiança de que por sua intercessão o Espírito Santo descerá sobre nós para nos renovar e inflamar nossos corações e espíritos mornos…..

Maria será quem nos guiará.

Maria, Mãe e Irmã para nós, ao pé da cruz (cf. Jo 19,25), tu aprendeste do coração manso e humilde de Jesus (cf. Mt 11,29), confiamos ao teu cuidado todos aqueles que sofrem pela fidelidade ao vosso Filho e à sua Igreja. Tu, que és a Rainha dos mártires, ajuda-nos a ser testemunhas convincentes do Evangelho, respondendo ao mal e à injustiça que há no mundo com a força do perdão, da verdade e da caridade.

Pe. Míeál O’Neill, O. Carm.

Prior Geral

Roma, 1 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO