quinta-feira, 31 de março de 2022

SETENÁRIO DAS DORES DE NOSSA SENHORA

D. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R. Amém.
D. Meu Deus, em meu favor e amparo atendei-me.
R. E dos meus inimigos defendei-me.
D. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

OFERECIMENTO
Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos para promover a memória e o culto de vossas dores e lágrimas, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos méritos de vossas dores e lágrimas, a graça que vos pedimos... Virgem sem mácula, Mãe de piedade, cheia de aflição e de amargura; com toda a humildade de meu coração eu vos suplico que ilustreis o meu entendimento e acendais a minha vontade, para que com espírito fervoroso e compassivo contemple as dores que se propõem nesta santa coroa, e possa conseguir as graças e favores prometidos, aos que se ocupam neste santo exercício. Amém.

PRIMEIRA DOR: A PROFECIA DE SIMEÃO

L. “Simeão disse a Maria, mãe do menino: ‘Eis que este menino vai ser causa de queda e de elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada de dor há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”.

D. Oremos: Deus, nosso Pai, pelas palavras de Simeão predissestes uma vida de sofrimento para a Mãe do vosso Filho. Concedei, Vos pedimos, que a exemplo da mesma Virgem Maria, cujo coração foi transpassado pela espada da dor, saibamos enfrentar os sofrimentos desta vida e ser solidários com os sofrimentos dos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(1 Pai-Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

SEGUNDA DOR: A FUGA PARA O EGITO

L. “O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: ‘Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo’. José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. Aí ficou até a morte de Herodes”.

D. Oremos: Deus, nosso Pai, fizestes da Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, a mulher forte que conheceu a pobreza e o sofrimento, a fuga e o exílio. Suplicantes Vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, saibamos lutar para defender a vida e tenhamos a audácia de anunciar-Vos ao mundo como única luz verdadeira. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(1 Pai-Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

TERCEIRA DOR: A PERDA DO MENINO JESUS NO TEMPLO

L. “Quando o menino completou doze anos, subiram para a festa como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o menino ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Três dias depois, encontraram o menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Ao vê-lo, sua mãe lhe disse: ‘Meu Filho, por que fizeste isso conosco? Seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura’. Jesus respondeu: ‘Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa de meu Pai?”

D. Oremos: Deus, nosso Pai, por três dias Maria e José procuraram aflitos seu Filho Jesus. Suplicantes vos pedimos, que amparados pela Virgem das Dores, busquemos sempre na penitência e na conversão, o reencontro com vosso Filho e sejamos fiéis à Aliança selada conosco, através do Preciosíssimo Sangue de vosso Filho. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(1 Pai-Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

QUARTA DOR: O ENCONTRO DE MARIA COM JESUS NO CAMINHO DO CALVÁRIO

L. “Vocês todos que passam pelo caminho, olhem e prestem atenção: haverá dor semelhante à minha dor? Como me maltrataram”.

D. Oremos: Deus, nosso Pai, no caminho do Calvário, vosso Filho Jesus e Maria, sua mãe, se encontraram. Suplicantes vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, saibamos ir ao encontro do vosso Filho, principalmente com as obras do apostolado, com o exercício da virtude e a penitência para mortificação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(1 Pai-Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

QUINTA DOR: A CRUCIFIXÃO DE JESUS

L. “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Vendo a Mãe e perto dela o discípulo a quem amava, disse Jesus para a Mãe: ‘Mulher, eis aí o teu filho!’ Depois disse para o discípulo: ‘Eis a tua Mãe!’” (Jo 19,25-27).

D. Oremos: Deus, nosso Pai, ao pé da cruz unistes a Virgem Maria aos sofrimentos do vosso Filho, fazendo-a Co-Redentora da humanidade. Suplicantes, vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, saibamos nos colocar aos pés das cruzes cotidianas, e proclamando a fé no vosso Filho, único Salvador do mundo, possamos ensinar aos irmãos essa verdadeira fé. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(1 Pai-Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

SEXTA DOR: MARIA RECEBE O CORPO DE JESUS

L. “Ele não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar... Nós achávamos que ele era um homem castigado, um homem ferido por Deus e humilhado... foi preso, julgado injustamente... Pois foi cortado da terra dos vivos e ferido de morte por causa da revolta do meu povo”. (Is 53,2.4.8)

D. Oremos: Deus, nosso Pai, estando “tudo consumado”, o corpo do vosso Filho foi descido da cruz e entregue nos braços de Maria, sua Mãe. Suplicantes vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, tenhamos os braços sempre abertos para acolher a todos aqueles que o Senhor nos confiar em suas angústias e sofrimentos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(1 Pai-Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

SÉTIMA DOR: MARIA SEPULTA O CORPO DE JESUS

L. “No lugar onde Jesus fora crucificado havia um jardim, onde estava o túmulo, em que ninguém ainda tinha sido sepultado. Então, por causa do dia dos preparativos para a Páscoa e porque o túmulo estava perto, aí colocaram Jesus”. (Jo 19,41-42)

D. Oremos: Deus, nosso Pai, a Virgem Maria acompanhou vosso Filho até a sepultura. Suplicantes vos pedimos que a exemplo da Virgem das Dores, acompanhemos durante toda a vida vosso Filho, para que no último dia tenhamos nEle a ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(1 Pai-Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

LADAINHA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Mãe de Jesus Crucificado, rogai por nós.
Mãe do Coração transpassado,...
Mãe do Cristo Redentor,...
Mãe dos discípulos de Jesus,...
Mãe dos redimidos,...
Mãe dos viventes,...
Virgem obediente,...
Virgem oferente,...
Virgem fiel,...
Virgem do silêncio,...
Virgem da espera,...
Virgem da Páscoa,...
Virgem da Ressurreição,...
Mulher que sofreu o exílio,...
Mulher forte,...
Mulher corajosa,...
Mulher do sofrimento,...
Mulher da Nova Aliança,...
Mulher da esperança,...
Nova Eva,...
Colaboradora na salvação,...
Serva da reconciliação,...
Defesa dos inocentes,...
Coragem dos perseguidos,...
Fortaleza dos oprimidos,...
Esperança dos pecadores,...
Consolação dos aflitos,...
Refúgio dos marginalizados,...
Conforto dos exilados,...
Sustento dos fracos,...
Alívio dos Enfermos,...

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

ORAÇÃO FINAL
Dai-nos, Senhora, compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a Mãe das Dores, para que possamos participar de vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos Mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO