quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

SEMANA SANTA DO NATAL ANTÍFONAS MAIORES (ou Antífonas do Ó)

Os dias de 17 a 23 de dezembro formam, dentro do tempo do Advento, o período de preparação para o Natal do Senhor. Segundo uma antiga tradição da Igreja, que remonta aos séculos VII e VIII, nestes dias, os cristãos são convidados a recitar as Antífonas Maiores, conhecidas como Antífonas do Ó.


ORAÇÃO
“Santíssima Virgem Maria, cujo coração foi preparado por Deus para morada do Verbo feito carne, pelas alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o bendito Fruto de vosso seio puríssimo venha nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Céu , em vossa companhia. Amém"

ANTÍFONA: (dia 17)
“Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo, / e atingis até os confins de todo o universo / e com força e suavidade governais o mundo inteiro: / oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!”

MEDITAÇÃO:
Cristo é força e sabedoria de Deus (1Cor 1,24). O profeta Isaías quando descreve os dons que o Espírito do Senhor concede ao Menino, ao Emanuel (Deus conosco), coloca em primeiro lugar o espírito de inteligência e sabedoria (Is 11,2). Quem é sábio age com prudência (1Rs 3,9.12). Na espera amorosa do nascimento, pedimos a Deus Pai que possamos descobrir, nos ensinamentos de seu Filho, a prudência como o dom de sua sabedoria infinita, a guiar-nos em nossas ações.

ORAÇÃO
Ó Jesus que viveis em Maria, vinde e vivei em vossos servos, no espírito de vossa santidade, na plenitude de vossa força, na perfeição de vossas vias, na verdade de vossas virtudes,  na comunhão de vossos mistérios; dominai sobre toda a potestade inimiga, em vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO