sexta-feira, 11 de junho de 2021

Domingo XI do Tempo Comum

MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Santo Antônio de Lisboa, Presbítero e Doutor

Oração preparatória: Senhor Jesus Cristo, unindo-me à divina intenção com que na terra pelo vosso Coração Sacratíssimo rendestes louvores a Deus e ainda agora os rendeis de contínuo e em todo o mundo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a consumação dos séculos, eu vos ofereço por este dia inteiro, sem exceção de um instante, à imitação do Sagrado Coração da Bem aventurada Maria sempre Virgem Imaculada, todas as minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas as minhas obras e palavras. Amém.

Leitura (Ezequiel 17,22-24) - Eis o que diz o Senhor: Pegarei eu mesmo da copa do grande cedro, dos cimos de seus galhos cortarei um ramo, e eu próprio o plantarei no alto da montanha. Eu o plantarei na alta montanha de Israel. Ele estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem. Então todas as árvores dos campos saberão que sou eu, o Senhor, que abate a árvore soberba, e exalta o humilde arbusto, que seca a árvore verde, e faz florescer a árvore seca. Eu, o Senhor, o disse, e o farei.

Salmo Responsorial 91/92

R. Como é bom agradecermos ao Senhor.

Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade e o vosso amor fiel à noite inteira. R.

O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. R.

Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: meu rochedo, não existe nele o mal!” R.

2ªLeitura (2 Coríntios 5,6-10) - Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe. Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.

Aleluia. Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou. Aleluia

Evangelho (Mc 4,26-34): Naquele tempo, Jesus dizia-lhes: «O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou». Jesus dizia-lhes: «Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra». Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.

«O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra e a terra produz o fruto por si mesma»

Fr. Faust BAILO (Toronto, Canadá)

Hoje, Jesus nos oferece duas imagens de grande intensidade espiritual: a parábola do crescimento da semente e a parábola do grão de mostarda. São imagens da vida ordinária que resultavam familiares aos homens e mulheres que o escutavam, acostumados como estavam a semear, regar e colher. Jesus utiliza algo que lhes era conhecido —a agricultura—para lhes ilustrar sobre algo que não lhes era conhecido: O Reino de Deus.

Efetivamente, o Senhor lhes revela algo de seu reino espiritual. Na primeira parábola lhes disse: «O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra» (Mc 4,26) e introduz a segunda dizendo: «Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus (…)? É como um grão de mostarda » (Mc 4,30).

A maior parte de nós temos já pouco em comum com os homens e mulheres do tempo de Jesus e, porém, estas parábolas continuam ressoando nas nossas mentes modernas, porque detrás do semear, do regar e da colheita, intuímos o que Jesus nos está dizendo: Deus enxertou algo divino nos nossos corações humanos.

O que é o Reino de Deus? «É Jesus mesmo», nos lembra Bento XVI. E nossa alma «é o lugar essencial onde se encontra o Reino de Deus»- Deus quer viver e crescer no nosso interior! Procuremos a sabedoria de Deus e obedeçamos a suas insinuações interiores; se o fazemos, então nossa vida adquirirá uma força e intensidade difíceis de imaginar.

Se correspondermos pacientemente a sua graça, sua vida divina crescerá na nossa alma como a semente cresce no campo, tal como o místico medieval Mestre Eckhart expressou belamente: «A semente de Deus está em nós». Se o agricultor é inteligente e trabalhador, crescerá para ser Deus, cuja semente é, seus frutos serão da natureza de Deus. «A semente da pera se transforma em árvore da pera; a semente da noz; em árvore de nogueira, a semente de Deus, se transforma em Deus».

A menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças

José Salviano

A semente cresce por si só, ou seja, ela cresce pelo poder de Deus agindo sobre a natureza por Ele criada. Mas precisamos fazer a nossa parte, que é, semear a palavra de Deus entre os homens e as mulheres.

A pequena semente que vira uma árvore, é a graça de Deus agindo sobre o nosso SIM ao seu chamado para semear o Reino de Deus no mundo.

A semente do reino de Deus incomoda a muitos que preferem viver sem limites, a muitos que escolheram um atalho achando que chegariam mais rápido à felicidade, levando uma vida sem freios, sem regras, sem Deus!

Mas eles se esquecem ou ignoram ou ainda não sabem que longe de Deus ninguém consegue ser feliz pelo menos feliz de verdade.

Eles não sabem ou ignoram também que a nossa vida está dividida em duas etapas. E a menor etapa é a fase terrena. Sendo que a etapa maior, infinita e eterna, estará por vir. E poderá ser o paraíso ou o inferno! Assim, é bom lembrar que somos eternos.

A palavra de Jesus é palavra de vida eterna. Jesus só falou a verdade. E foi exatamente por isso que Ele foi injustamente condenado. No nosso dia-a-dia às vezes temos dificuldades de sermos imitadores de Cristo, temos dificuldades de sermos verdadeiros. Pois se dissermos tudo o que estamos pensando do nosso irmão, da nossa irmã, enfrentaremos sérias dificuldades, e entramos em conflito. Muitas vezes temos de engolir a realidade do nosso irmão, para não ofendê-lo. Mesmo porque, ele não está preparado par ouvir a verdade sobre si mesmo, por que ninguém se considera ou se acha ERRADO. Ninguém se acha culpado, ou com defeitos. É uma situação muito difícil.  Se por um lado não podemos ser falsos, como as demais pessoas da sociedade, dizer a verdade nem sempre é a melhor opção nas diversas situações e nos diversos ambientes em que convivemos diariamente. Muitas vezes somos criticados, por alguém, que age como o macaco que senta em seu rabo e começa a fazer chacota do rabo do outro macaco.  Isso é uma mostra do que estamos tentando demonstrar ou dizer. Muitas vezes nós rimos ou criticamos os nossos próprios defeitos os quais detectamos nas pessoas.

Falar a verdade, ser verdadeiro, nem sempre é uma escolha confortante, em uma sociedade, em que muitos não são verdadeiros, enganam são espertos, e outros, ainda pior, nem conhecem a palavra de Jesus, portanto não a seguem.  Então, como nós cristãos, fermentos na massa, vamos poder guardar e divulgar a palavra de Cristo? Vamos aceitar a nossa irmã, o nosso irmão como eles realmente o são, e em seguida, nos momentos psicológicos, nas oportunidades, ir mostrando a eles, a verdade de Jesus.

Muitas vezes ficamos embaraçados diante da necessidade de dizer a verdade, ou não. Por que tem hora que é melhor ficar calado do que magoar o nosso irmão ou irmã, dizendo a verdade nua e crua. Uns dizem que quem fala a verdade não merece castigo. Ou pelo menos não deveria ser castigado. Porém, a realidade nos tem revelado, que falar a verdade pode nos custar caro na convivência social. E que ser sincero demais, falar ao pé da letra, pode virar falta de caridade.  Ser sincero não significa jogar na cara do nosso irmão os seus defeitos principalmente em tom de ofensa.

Vamos com calma. Afinal, ser cristão, imitador de Cristo, é aceitar o irmão e a irmã com os seus defeitos, lembrando que nós também somos defeituosos, perdoá-los por isso, mas tentar, pelo menos tentar, corrigi-los com amor fraterno.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.

O cristão deve ser verdadeiro em tudo. No pensar, no agir, no fazer e no falar. O Cristão deve testemunhar a sua fé em palavras e em atos. O Cristão não pode ser um hipócrita. Aquele que se mostra uma coisa diante dos demais, e no seu interior ele é outra.  O cristão autêntico é aquele que não se nega a testemunhar em nome da verdade, que não se nega defender o inocente aos falsos moralistas, dos que o acusam de ter cometido um crime, sem que ele o tenha feito.  O verdadeiro cristão não deve se envergonhar ou temer de dizer a verdade, confiando em Deus. Muitos já morreram por dizer a verdade verdadeira! Muitos já morreram por enfrentar os falsos, os hipócritas, os mentirosos...  Mas todos já receberam a sua recompensa nos Céus, com toda certeza.   

Infelizmente, aqueles que vivem na mentira, não nos vêm com bons olhos, pois sabem que podemos denunciá-los. Porém, assim como os profetas, o autêntico cristão não tem medo de anunciar a palavra e denunciar as injustiças.  O que não quer dizer que não devamos tratar com prudência, amor fraterno, paciência e tolerância, os que vivem no erro e na ignorância do Evangelho. Aliás, a salvação deles depende de nós. Do nosso esforço na evangelização, no exemplo e na oração.

LADAINHA DO SAGRADO CORAÇÃO

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai dos Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, ...
Deus Espírito Santo Paráclito, ...
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, ...
Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, ...
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus...
Coração de Jesus, de majestade infinita, ...
Coração de Jesus, templo santo de Deus, ...
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo, ...
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu, ...
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, ...
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e amor, ...
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, ...
Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor, ...
Coração de Jesus, rei e centro de todos os corações, ...
Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência, ...
Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, ...
Coração de Jesus, no qual o Pai celeste põe as suas complacências, ...
Coração de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos, ...
Coração de Jesus, desejo das colinas eternas, ...
Coração de Jesus, paciente e misericordioso, ...
Coração de Jesus, rico para todos os que vos invocam, ...
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade, ...
Coração de Jesus, propiciação para os nossos pecados, ...
Coração de Jesus, saturado de sofrimentos, ...
Coração de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes, ...
Coração de Jesus, feito obediente até a morte, ...
Coração de Jesus, atravessado pela lança, ...
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação, ...
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, ...
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, ...
Coração de Jesus, vítima dos pecadores, ...
Coração de Jesus, salvação dos que em vós esperam, ...
Coração de Jesus, esperança dos que em vós expiram, ...
Coração de Jesus, delícia de todos os Santos, ...
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. — Jesus, manso e humilde de coração,
R. — Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

ORAÇÃO: Onipotente e eterno Deus, olhai para o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os louvores e satisfações que ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que invocam vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém.

CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DE JESUS (composta por Sta. Margarida Maria)

Eu...(Nome), dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma de meu ser, senão para o honrar, amar e glorificar É esta a minha vontade irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando completamente ao que não for do seu agrado. Eu vos tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto de meu amor, protetor de minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância, reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte. Sede, ó Coração de bondade, minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de mim os castigos de sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da vossa bondade. Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que o vosso puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa jamais me esquecer nem me separar de Vós. Suplico-vos, também, por vossa suma bondade, que o meu nome seja escrito em vós, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e minha glória em viver e morrer convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o). Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO