quinta-feira, 20 de maio de 2021

Sábado da 7ª Semana da Páscoa

MÊS DE MARIA

Sta. Rita, Viúva e Religioso

ORAÇÃO PREPARATÓRIA: Senhor, todo poderoso e infinitamente perfeito, de quem procede todo o ser e para quem todas as criaturas devem sempre se elevar, eu vos consagro este mês e os exercícios de devoção que em cada um de seus dias praticar, oferecendo-os para vossa maior glória em honra de Maria Santíssima. Concedei-me a graça de santificá-lo com piedade, recolhimento e fervor. Virgem Santa e Imaculada, minha terna Mãe, volvei para mim vossos olhares tão cheios de doçura e fazei-me sentir cada vez mais os benéficos efeitos de vossa valiosa proteção. Anjos do céu dirigi meus passos, guardai-me à sombra de vossas asas, pondo-me ao abrigo das ciladas do demônio, pedindo por mim a Jesus, Maria e José sua santa bênção. Amém.

1ª Leitura (Jo 28,16-20.30-31): Quando chegámos a Roma, Paulo foi autorizado a ficar em domicílio pessoal, com um soldado que o guardava. Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando estavam todos reunidos, disse-lhes: «Irmãos, embora nada tenha feito contra o povo ou contra os costumes dos nossos pais, fui preso em Jerusalém e entregue às mãos dos romanos. Instruído o processo, estes queriam soltar-me, por não encontrarem em mim nenhum crime de morte. Mas como os judeus se opunham, fui obrigado a apelar para César, sem pretender de modo algum acusar a minha nação. Foi por isto que manifestei o desejo de vos ver e de vos falar, pois é por causa da esperança de Israel que estou preso com estas cadeias». Paulo ficou dois anos inteiros no alojamento que tinha alugado, onde recebia todos aqueles que o procuravam. Anunciava o reino de Deus e ensinava o que se refere ao Senhor Jesus Cristo, com firmeza e sem nenhum impedimento.

Salmo Responsorial: 10

R. Os homens retos verão o Senhor.

O Senhor habita no seu templo santo, o Senhor tem nos céus o seu trono. Os seus olhos estão atentos ao pobre, as suas pupilas observam os homens.

O Senhor observa o justo e o ímpio, mas odeia o que ama a iniquidade. O Senhor é justo e ama a justiça, os homens retos contemplarão a sua face.

Aleluia. Eu vos enviarei o Espírito da verdade, diz o Senhor; Ele vos ensinará toda a verdade. Aleluia.

Evangelho (Jo 21,20-25): Voltando-se, Pedro viu que também o seguia o discípulo que Jesus mais amava, aquele que na ceia se tinha inclinado sobre seu peito e perguntado: «Senhor, quem é que vai te entregar?». Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: «E este, Senhor?». Jesus respondeu: «Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? «Tu, segue-me». Por isso, divulgou-se entre os irmãos que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não tinha dito que ele não morreria, mas: «Se eu quero que ele permaneça até que eu venha que te importa?». Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as pôs por escrito. Nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro. Ora, Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever.

«As pôs por escrito. Nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro»

Rev. D. Fidel CATALÁN i Catalán (Terrassa, Barcelona, Espanha)

Hoje lemos o fim do Evangelho de São João. Trata-se propriamente do final do apêndice que a comunidade joânica adicionou ao texto original. Neste caso é um fragmento intencionalmente significativo. O Senhor Ressuscitado se aparece aos seus discípulos e os renova em seu prosseguir, particularmente a Pedro. Após este ato situa-se o texto que hoje proclamamos na liturgia.

A figura do discípulo amado é central nesse fragmento e até mesmo em todo o Evangelho de São João. Pode referir-se a uma pessoa concreta –o discípulo João- ou também pode ser a figura, atrás da qual, pode situar-se todo discípulo amado pelo Mestre. Seja qual for seu significado, o texto ajuda a dar um elemento de continuidade à experiência dos Apóstolos. O Senhor Ressuscitado assegura a sua presença naqueles que queiram serem seguidores.

«Se eu quero que ele permaneça até que eu venha» (Jo 21,22) pode indicar mais esta continuidade que um elemento cronológico no espaço e no tempo. O discípulo amado se converte em testemunha de tudo isso, na medida em que é consciente de que o Senhor permanece com ele em toda ocasião. Esta é a razão pela qual pode escrever e sua palavra é verdadeira, porque glosa com a sua pena a experiência continua daqueles que vivem sua missão no meio do mundo, experimentando a presença de Jesus Cristo. Cada um de nós pode ser o discípulo amado, na medida em que deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, que nos ajuda a descobrir esta presença.

Este texto nos prepara para celebrar amanhã, domingo, a Solenidade de Pentecostes, o Dom do Espírito: «E o Paracleto veio do céu: o custódio e santificador da Igreja, o administrador das almas, o piloto dos náufragos, o faro dos errantes, o árbitro dos que lutam e quem coroa aos vencedores» (São Cirilo de Jerusalém).

Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.

* O evangelho de hoje começa com a pergunta de Pedro sobre o destino do discípulo amado Senhor, o que vai acontecer a ele? Jesus acabava de conversar com Pedro, anunciando o destino ou tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E no fim Jesus acrescentou: Siga-me. (Jo 21,19).

* João 21,20-21: A pergunta de Pedro sobre o destino de João. Neste momento, Pedro virou-se e viu o discípulo a quem Jesus amava e pergunta: Senhor, o que vai acontecer a ele? Jesus acabava de indicar o destino de Pedro e agora Pedro quer saber de Jesus qual o destino deste outro discípulo. Curiosidade que não mereceu resposta adequada da parte de Jesus.

* João 21,22: A resposta misteriosa de Jesus. Jesus disse: Se eu quero que ele viva até que eu venha, o que é que você tem com isso? Quanto a você, siga-me. Frase misteriosa que termina novamente com a mesma afirmação de antes: Siga-me! Jesus parece querer barrar a curiosidade de Pedro. Assim como cada um de nós tem uma história própria, assim cada um tem o seu modo de seguir Jesus. Ninguém repete ninguém. Cada um deve ser criativo no seguimento de Jesus.

* João 21,23: O evangelista esclarece o sentido da resposta de Jesus. A tradição antiga identifica o Discípulo Amado com o Apóstolo João e informa que ele ficou muito velho, em torno de 100 anos. Ligando a idade avançada de João com a resposta misteriosa de Jesus, o evangelista esclarece: “Por isso correu a notícia entre os irmãos de que aquele discípulo não iria morrer. Porém Jesus não disse que ele não ia morrer, mas disse: "Se eu quero que ele viva até que eu venha, o que é que você tem com isso?" Talvez seja uma alerta para estar muito atento na interpretação das palavras de Jesus e não se basear em qualquer boato.

* João 21,24: Testemunho sobre o valor do evangelho. O Capítulo 21 é um apêndice que foi acrescentado quando se fez a redação definitiva do Evangelho. O capítulo 20 tem este final que encerrava tudo: “Jesus realizou diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, acreditando, vocês tenham a vida em seu nome” (Jo 20,30-31). O livro estava pronto. Mas havia muitos outros fatos sobre Jesus. Por isso, por ocasião da edição definitiva do evangelho, alguns destes "muitos outros fatos" sobre Jesus foram selecionados e acrescentados, muito provavelmente, para clarear melhor os novos problemas do fim do primeiro século. Não sabemos quem fez a redação definitiva com o apêndice, mas sabemos que é alguém de confiança da comunidade, pois escreve: “Este é o discípulo que deu testemunho dessas coisas e que as escreveu. E nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro”.

* João 21,25: O mistério de Jesus é inesgotável. Frase bonita para encerrar o Evangelho de João: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos”. Parece exagero, mas é a pura verdade. Ninguém jamais seria capaz de escrever todas as coisas que Jesus realizou e continua realizando na vida das pessoas que seguem Jesus até hoje!

Para confronto pessoal

1) Na sua vida existe alguma coisa que Jesus realizou que poderia ser acrescentado a este livro que nunca será escrito?

2) Pedro se preocupou demais com o outro e esqueceu de realizar o próprio “Segue-me”. Isto já aconteceu com você?

ORAÇÃO COMPOSTA POR SANTO AFONSO DE LIGÓRIO: Ó Maria, filha predileta do Altíssimo, pudesse eu oferecer-vos e consagrar-vos os meus primeiros anos, como vós vos oferecestes e consagrastes ao Senhor no templo! Mas é já passado esse período de minha vida! Todavia, antes começar tarde a vos servir do que ser sempre rebelde. Venho, pois, hoje, oferecer-me a Deus. Sustentai minha fraqueza, e por vossa intercessão alcançai-me de Jesus a graça de lhe ser fiel e a vós até a morte, a fim de que, depois de vos haver servido de todo o coração na vida, participe da glória e da felicidade eterna dos eleitos. Amém.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, ...
Deus Espírito Santo Paráclito, ...
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, ...
Santa Maria, rogai por nós.
Imaculada Esposa do Espírito Santo, ...
Puríssima Esposa do Espírito Santo, ...
Devotíssima Esposa do Espírito Santo, ...
Piedosíssima Esposa do Espírito Santo, ...
Benigníssima Esposa do Espírito Santo, ...
Amabilíssima Esposa do Espírito Santo, ...
Amadíssima Esposa do Espírito Santo, ...
Esposa eleita do Espírito Santo, ...
Esposa formosíssima do Espírito Santo, ...
Esposa graciosíssima do Espírito Santo, ...
Esposa santíssima do Espírito Santo, ...
Esposa ilibada do Espírito Santo, ...
Esposa admirabilíssima do Espírito Santo, ...
Esposa humilíssima do Espírito Santo, ...
Verdadeiro Templo do Espírito Santo, ...
Modelo da alma agradável a Deus, ...
Exemplo maravilhoso de vida piedosa, ...
Bendita entre todos os descendentes de Eva, ...
Mãe cheia de graça, ...
Virgem coberta com a sombra do Espírito Santo, ...
Virgem repleta do Espírito Santo, ...
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós!
V. Rogai por nós, ó Maria, Esposa do Espírito Santo!
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

OREMOS – Deus Todo Poderoso, que enviastes o Espírito Santo sobre os Apóstolos, reunidos em oração com Maria, Mãe de Jesus, concedei, por intercessão da Virgem Santíssima, que nos consagremos fielmente ao Vosso serviço e proclamemos a glória do Vosso Nome em palavras e obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

O “LEMBRAI-VOS” DE SÃO BERNARDO: Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que a vós têm recorrido, implorado vossa assistência e invocado o vosso socorro, tenha sido por vós abandonado. Animado de uma tal confiança, eu corro e venho a vós e, gemendo debaixo do peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés, ó Virgem das virgens; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo encarnado, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO